Apps

Zona Azul Digital chega a São Paulo

Motoristas poderão adquirir créditos para estacionar nas vagas de rua por meio de aplicativos

Tela do aplicativo Vaga Inteligente da Estapar
Tela do aplicativo Vaga Inteligente da Estapar

Os motoristas de São Paulo poderão,  utilizar aplicativos de celular para fazer o pagamento da Zona Azul e estacionar em uma das quase 40 mil vagas rotativas espalhadas pela cidade. A cobrança por meio eletrônico foi autorizada por meio de decreto publicado no Diário Oficial.

Para utilizar a Zona Azul Digital, o motorista precisa baixar um aplicativos aprovados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).  Essa medida veio como forma de acabar com as fraudes na venda de talões do estacionamento rotativo, pois diversos comerciantes vendem a folha acima do preço oficial de R$ 5.

Para usar a Zona Azul digital é necessário baixar um aplicativo que seja compatível, seja ele o Estacionamento Eletrônico e Digipare, compatíveis com o sistema Android e o Estapar – Vaga Inteligente, que funciona tanto no Android quanto para iOS, após baixar o aplicativo de preferência, basta informar a placa do carro, cadastrar um cartão de crédito, um nome de usuário e um CPF e escolher quanto tempo o motorista permanecerá na vaga. O preço do cartão azul digital é o mesmo da folha avulsa que é de R$ 5 por 1h.

Para os agentes da CET  a fiscalização também muda e agora passa a ser de maneira digital, onde eles irão colocar o número da placa do carro na máquina de emissão de multas e receberam na hora as informações de pagamento dos motoristas.

Resta saber como será a adoção pelos motoristas agora se irá ou não ter aceitação como já ocorro hoje com cidades como Florianópolis e Recife. Mesmo com a criação do sistema digital, os talões de papel continuam valendo em toda a cidade.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br