Whoscall confere cobranças na conta do consumidor
Whoscall lança nova função do aplicativo escaneia e lista serviços e cobranças nas linhas telefônicas móveis e permite mais controle de créditos de celular
Whoscall – Quem Chama, é um aplicativo identificador e bloqueador de chamadas desenvolvido pela Gogolook, lança uma nova função que ajuda seus usuários a identificar cobranças de serviços em suas linhas, entender como seus créditos foram utilizados e economizar dinheiro. A nova ferramenta, batizada de Recarga Protegida, é gratuita e escaneia e lista todos os serviços e preços de assinatura com cobrança recorrente – como boletins de notícias por SMS, jogos, horóscopos, serviços de música, entre outros – permitindo que o consumidor compreenda melhor a composição de seus gastos com a operadora e, assim, cancele os serviços indesejados.
A Recarga Protegida do Whoscall é uma aliada ao consumidor, que passa a contar com mais transparência sobre o uso de seus planos e créditos e com uma maneira de economizar dinheiro, pois grande parte desses serviços, chamados SVA (serviços de valor adicionado), acaba sendo contratada pelo cliente por engano pela forma como são oferecidos pelas empresas de telefonia.
Segundo Marcos Gomes, Country Manager da Gogolook no Brasil “considerando que cada serviço custa em média R$4,99 por semana, e o ARPU (receita média por usuário) no mercado brasileiro é de R$ 21,00, o consumidor acaba gastando nesses serviços o valor quase total da sua recarga de créditos mensal”. Ou seja, se o cliente tiver pelo menos um serviço contratado, o gasto anual médio é de R$ 259,48, o que poderia ser usado para comprar 100 kilos de arroz, ou 32 pacotes de dados adicionais de 400 megas.
A Recarga Protegida favorece, principalmente, usuários de linhas pré-pagas, que correspondem a 62% do total de linhas móveis no Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Na ausência de uma fatura com os gastos esclarecidos, seus créditos são consumidos por assinaturas que eles desconhecem. “Muitas vezes as pessoas não sabem porque seus créditos acabam tão rápido. Ao escanear suas mensagens, percebem que têm um ou mais desses serviços contratados”, esclarece Marcos. Clientes com linhas pós-pagas também podem se beneficiar da nova ferramenta. Apesar dos SVAs serem apresentados na fatura, muitos não atentam para essas informações, e também podem esclarecer como sua conta telefônica está sendo composta.
Segundo a Anatel, os SAVs não são serviços de telecomunicações, e contemplam envio de horóscopo por SMS, dicas de beleza, jogos, música, vídeo, back-up e outros conteúdos.
Ainda segundo a agência, a cobrança só pode ser realizada se o cliente autorizar, prévia e expressamente, que os serviços sejam prestados. As cobranças de SVAs figuram no topo da lista de reclamações em institutos de defesa do consumidor e já foram, inclusive, foco de campanhas de conscientização. Mas, apesar de alguns avanços por parte das operadoras de telefonia, ainda são práticas recorrentes.
O usuário precisa manter suas mensagens SMS dos últimos 30 dias para o bom funcionamento do serviço. O ícone da Recarga Protegida encontra-se na tela inicial do aplicativo. Ao clicar, a função escaneia os SMSs da linha do cliente e lista todas os serviços contratados, e o usuário pode avaliar se a contratação foi realmente por escolha própria ou não.
Os desenvolvedores do aplicativo orientam ao cliente que o escaneamento seja feito antes da nova recarga de créditos, para identificar se há serviços de assinatura sendo cobrados, permitindo um tempo hábil para o cancelamento. Após a recarga de créditos, é aconselhável fazer novamente o escaneamento, pois caso o usuário tenha apagado mensagens de SMS, receberá outras sobre os serviços contratados e descontos, podendo cancelá-los e evitar cobranças futuras.
Inicialmente os usuários poderão escanear e identificar os serviços contratados. Nas próximas versões Whoscall oferecerá auxílio e tutorial para os processos de cancelamento.
- Via Assessoria de imprensa