Voluntários do Foto Clube Lumia apresentam o universo da fotografia com smartphones às crianças atendidas pela AACD
Fotógrafos profissionais e amadores, membros do Foto Clube Lumia — o primeiro clube de fotografia com smartphones do Brasil — se reunirão com um grupo de crianças de 09 a 15 anos, na sede da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo, para ensinar a elas técnicas de fotografia móvel.
A ocasião representa para todos a descoberta de um novo olhar fotográfico e, para os jovens em tratamento, também a possibilidade de descobrir um novo hobby, uma futura profissão e até mesmo uma forma de utilizarem este recurso nas terapias em que os pacientes estão envolvidos.
A ideia deste encontro também é despertar em cada participante um novo olhar para a fotografia com smartphones. Um dos voluntários, Alex Duvier, diz que “é uma honra poder participar deste projeto. Estar ao lado de crianças tão especiais é um momento único para adquirir conhecimento; é um verdadeiro aprendizado, uma lição de vida”.
De acordo com os especialistas da Microsoft, o fato de não ter uma máquina fotográfica profissional em mãos no momento exato de uma oportunidade única de registro fotográfico não deve ser um limitador para ninguém, já que atualmente os smartphones com boa resolução de tela e qualidade de câmera nas mãos de um usuário inspirado e habilidoso cumprem muito bem este papel.
Everton Caliman, gerente de portfólio e produtos da área de telefones da Microsoft no Brasil, explica que o smartphone ideal para quem gosta de fotografar e está interessado em entrar no mundo da “fotografia mobile” é aquele que possui um conjunto óptico de boa qualidade, como lentes ZEISS, foco automático e flash. Para resultados ainda melhores, alguns aparelhos da Microsoft ainda oferecem o recurso “Captura Rica” e a tecnologia “PureView”, que permite fotos de ótima qualidade mesmo em ambientes escuros. Outro ponto importante, principalmente para fotografar com smartphone, é a boa visibilidade da tela sob a luz solar e a densidade de pixels que cada modelo entrega.
Segundo Renato Gaiofato, fotógrafo profissional há 25 anos, com materiais publicados em relevantes jornais e revistas do país e um dos primeiros membros da iniciativa pioneira Foto Clube Lumia, “as regras ajudam a entender a fotografia, mas a experimentação e a sensibilidade para captar um momento é que permitem alcançar um resultado inovador”.
A tecnologia tem sido importante aliado na reabilitação dos pacientes da AACD. Segundo a terapeuta ocupacional, Ana Carolina Rodrigues da Silva, esse contato com computadores, tablets e celulares auxilia na busca pela autonomia e independência em diversos aspectos, seja em casa ou na escola, no lazer ou na alfabetização.
“Se o paciente possui limitações físicas para lidar com tarefas do dia a dia, como escrever, por exemplo, o celular pode auxilia-lo, já que permite escrever de forma mais rápida”, exemplifica a terapeuta.
A Microsoft é parceria da AACD desde 2009 e oferece diferentes conteúdos de capacitação em tecnologia para proporcionar oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo, além de doação de software para maior produtividade e redução de custos da entidade.