Verão JBL: Curta o essencial do verão
Sol, praia, piscina e diversão. No Brasil, a cara do verão é um sorriso largo, de orelha a orelha, enquanto cada um vive momentos marcantes ao lado dos amigos e família. Para ficar melhor, só embalando as altas temperaturas com uma trilha sonora contagiante, que encaixa perfeitamente naquele dia. A JBL, entende quando o assunto é trazer a música da forma certa na vida das pessoas. Seja em caixas de som que embalam festas na piscina ou até para quem quer curtir um som no fone de ouvido com tranquilidade na beira da praia – mergulhado em um paraíso particular com um cancelamento de ruídos eficiente. No entanto, a marca ressalta: Para curtir o essencial do verão, o respeito é fundamental.
Durante o verão, as polêmicas relacionadas à poluição sonora e o uso indevido de equipamentos com som alto em espaços coletivos crescem e geram debates na sociedade. Em momentos em que o litoral recebe mais pessoas e as praias ficam cheias, o uso consciente das caixas de som é importante na hora de respeitar o direito do próximo. O presidente da Harman do Brasil, Rodrigo Kniest, destaca a necessidade de trazer mais visibilidade ao tema, de modo que, um equipamento criado para trazer diversão não fuja do propósito principal.
“O verão é uma estação diferenciada, época que dá vontade de aproveitar o calor e compartilhar bons momentos. Ao mesmo tempo, é fundamental que todos sejam conscientes, que o lazer de alguém não afete outras pessoas que estão próximas. As caixas de som são ótimas para celebrações ao ar livre, mas sempre com respeito aos demais. A máxima do convívio é que o direito de um indivíduo vai até onde inicia a liberdade de outro, o que também se aplica na hora da diversão”, define.
Como dica para seus usuários, a JBL defende a moderação no volume, escolha por locais apropriados, posicionamento consciente em relação ao entorno, diálogo com as pessoas ao redor e o respeito ao horário e o espaço público. Também é recomendado o compartilhamento consciente da música com o grupo, verificando se todos estão confortáveis com o volume e a seleção musical antes de aumentar o som, assim como o uso de fones de ouvido quando for hora de curtir a música sem companhia.
Combate à pirataria
Outra bandeira da JBL para o verão é o combate à pirataria e o incentivo ao uso de produtos originais da marca para embalar a trilha sonora do verão. Reconhecida pelo som lendário, a empresa ressalta que somente os produtos originais são produzidos com materiais de alta qualidade e projetados para proporcionar uma experiência auditiva exclusiva.
A JBL enfrenta diferentes tipos de pirataria, sendo as principais quando seus produtos são copiados, quando o logo da JBL é usado em produtos falsificados ou quando produtos são importados ilegalmente, sem pagar pelos devidos impostos. Isso também representa um risco ao usuário, tendo em vista que os produtos falsificados podem apresentar problemas, como incêndios e explosões, devido à baixa qualidade dos componentes.
” Isso afeta não apenas a nossa marca, mas todo o mercado. Não é sobre reservarmos o mercado para apenas nossos produtos. A gente gosta de competidor, competidor faz a gente ficar melhor. O ruim é quando o competidor é injusto e engana a população. Isso afeta a segurança das pessoas, desrespeita a justiça tributária e social e penaliza quem investe em novas tecnologias e qualidade, canibalizando as marcas que trabalham de forma ética “, sublinha Kniest.
Em 2024, a Polícia Federal apreendeu em torno de 46 mil itens falsificados da JBL entre produtos, etiquetas e embalagens. No ano anterior, o mercado da pirataria envolvendo produtos da marca movimentou R$ 500 milhões, afetando gravemente a qualidade, segurança e confiabilidade dos produtos no mercado. Para combater esse problema, a Harman trabalha em conjunto com o governo brasileiro e outras entidades para combater a pirataria, através da cooperação com autoridades alfandegárias e policiais para apreender produtos falsificados e reforçar a proteção dos direitos de propriedade intelectual.
Outro exemplo é o esforço da empresa com investimento em campanhas educativas para conscientizar os consumidores sobre os perigos da pirataria, fornecendo informações detalhadas sobre como identificar produtos autênticos e as vantagens de comprar de distribuidores autorizados.
“A JBL entende que a pirataria é um crime grave em âmbito global, que deve ser combatida com dedicação devido às consequências que esta prática criminosa gera para sociedade, como impactos econômicos, seja na arrecadação tributária como na geração de emprego formal, além de penalizar toda a cadeia produtiva da indústria e do varejo.” finaliza Kniest.