TCL patrocina SP-Arte e usa tecnologia para inspirar expressões artísticas
A TCL, marca líder em eletrônicos de consumo e segunda maior marca de TVs do mundo, celebra a cultura latino-americana ao patrocinar pela primeira vez a SP-Arte, feira que reúne diversas galerias do Brasil e do mundo em São Paulo de 2 a 6 de abril. O apoio é parte da iniciativa TCL Art, que já conta com parcerias de grande expressão em várias partes do mundo, como o Centro Pompidou, em Paris, na França; o museu The National Gallery, em Londres, Reino Unido; e o Museu Histórico de Shaanxi, na China, sempre em busca de estreitar a conexão com o público apaixonado pelas expressões artísticas.
“A plataforma TCL Art foi pensada para promover a utilização da tecnologia para inspirar expressões artísticas em nossas vidas. Pensamos e vivemos inovação como os artistas e enxergamos uma grande sinergia entre nossos produtos e soluções com a criatividade que estes expressam em suas obras”, afirma Dale Chen, diretor de marketing para a América Latina da TCL. A capital paulista foi escolhida para receber essa ação por contar com um dos maiores eventos de arte não só do Brasil, mas da América Latina.
Além do apoio ao evento, a TCL firmou parceria com Tec, um artista multidisciplinar argentino, radicado na capital paulista, que utiliza o espaço urbano como suporte para suas obras, explorando novas tecnologias, muralismo e pintura sobre tela. Suas obras transcendem as técnicas tradicionais e o artista utiliza superfícies como murais, fotografias, instalações, obras site-specific (elaboradas especificamente para determinado local) e vídeo para se expressar. Elas retratam o que Tec enxerga em São Paulo, cidade onde mora há mais de 10 anos.
Em 2015, o artista realizou um dos maiores murais de São Paulo num edifício na rua Amaral Gurgel, do lado do Minhocão. Em junho de 2022, Tec foi eleito uma das cem personalidades mais destacadas nas artes visuais na última década na Argentina. O prêmio foi concedido pela Fundación Konex – Premio Konex 2022, disciplina Arte en el Espacio Público.
O artista inovou e ampliou o cenário da arte urbana com seus desenhos gigantes pintados no asfalto, fazendo uso da perspectiva a distância. Para registrar esses trabalhos, mapeando o circuito de sua produção, filma e captura as imagens com uma câmera acoplada a um drone.
Nas telas, ele une a velocidade da action painting ao rigor formal das camadas que se sobrepõem. Seu traço e o manejo da cor fogem ao conhecimento estabelecido e à aparência das coisas para instaurar pelo ato criativo uma nova interpretação do real. Suas obras reverberam e reafirmam sua relação com a cidade, expressa num intenso diálogo entre a ação e o controle.
Ele faz parte da Galeria Choque Cultural, fundada por Baixo Ribeiro, artista que trabalhou com moda e teve contato com movimentos urbanos que marcaram grandes metrópoles pelo mundo, como punk, hip hop, grafite e skate.
Nesta ação, Tec usa TVs da TCL como suporte para as obras que estarão expostas na SP-Arte. A intervenção resulta em uma “alquimia tecnológica, em que a pintura artesanal converge com técnicas modernas como a colagem digital, imagens de vídeo captadas com drones e plasmas. Uma transição do intangível para o físico, na contramão das tendências”, explica Baixo Ribeiro, fundador da Galeria Choque Cultural.
“A capacidade da arte de sintetizar o seu próprio tempo, seja a partir de seus pressupostos estéticos, seja a partir da experiência social, ativada tanto pelo artista como pelas relações que ele estabelece com os outros seres humanos com quem compartilha o contexto histórico, faz dela um instrumento revelador de contradições”, afirma Tec. “A street art em sua essência tem compromisso estético e exterioriza a relação orgânica do artista com seu espaço. O grafite abarca a crítica, que lhe confere o status de arte transformadora da percepção”, completa.
Além de mostrar o comprometimento da marca com a expressão artística da América Latina, a exposição revela a relação entre cores, formas, contraste e arte visual, em conjunto com a poderosa sonorização dos produtos TCL. Dessa forma, se comunica não só com o público que aprecia a arte, mas também se aproxima dos aficionados por design e arquitetura.
“Após participar de outras exposições no mundo com a plataforma TCL Art, enxergamos a sinergia natural com a SP-Arte, uma vez que ela promove arte, design e sua internacionalização. A parceria reforça nosso compromisso de utilizar a tecnologia na criação de uma plataforma universal de inspiração por meio da arte”, afirma Dale Chen, diretor de marketing da TCL para a América Latina. “Nosso compromisso com a inovação e a tecnologia vai além de nossos produtos. Queremos sempre oferecer aos consumidores uma experiência melhor, com telas melhores e TVs maiores”, completa.