Sony Xperia XA1 Ultra: review/análise
Sony Xperia XA1 Ultra o tela grande da Sony
A Sony lançou alguns modelos em 2017, dentre eles o XA1 Ultra, o Ultra é porque ele ele tem painel IPS LCD de 6 polegadas e um conjunto de câmeras muito bacana. O XA1 Ultra, chega ao mercado com preço sugerido de R$ 2.199.
O modelo segue segue os padrão da linha Xperia, um modelo mais quadradinho, sem bordas laterais, seu corpo mescla elementos de metal e plástico. Mesmo sendo grande o uso do XA1 Ultra com apenas uma mão não é ruim, mas tenha cuidado pois dá medo, usando como telefone é ótimo pois casa muito bem na mão, mas como smartphone ai sim é ideal o uso das duas. Como o XA1 Ultra segue o design da linha Xperia ele tem alguns botões como o de volume, botão de liga/desliga e o tradicional botão dedicado para a câmara, aqui um mi mi mi meu, esse me pareceu meio lento e engasgar no acionamento da câmera, algo que em modelos mais premium da linha não costumo ver ocorrer, mas pode ser apenas pontual com o meu modelo de testes.
Outro mi mi mi meu, é a falta de um leitor de impressões digitais, acho que cairia muito bem nesse modelo, não sei dizer porque a Sony optou por não inserir, sendo que o custo do aparelho comportaria de maneira merecida.
A tela é o grande diferencial do modelo graças ao seu painel IPS LCD de 6 polegadas Full HD com resolução de 1920×1080 pixels de boa qualidade. É graças a ela que consigo pontuar o foco da Sony com o Xperia XA1 Ultra, a empresa focou em um smartphone pensado para consumo de conteúdo. O display entrega cores balanceadas e ao mesmo tempo vibrantes, além de um brilho satisfatório para ambientes externos e ótimo ângulo de visão.
Vamos para baixo do capó! O Xperia XA1 Ultra traz um processador MediaTek Helio P20 (MT6757), com oito núcleos a até 2,3 GHz e GPU ARM Mali-T880 MP2, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, que pode ser expandido via microSD de até 256 GB.
O Xperia XA1 Ultra vem equipado com uma câmara de 23MP, com abertura de lente f/2.0, detecção de fase, flash LED e foco automático por laser. O software da Sony traz funções extras, como detecção de sorrisos e um modo HDR. No papel os números da câmara do XA1 Ultra impressionam, mas tive uma experiência um pouco diferente na prática. Com bastante iluminação, a câmera faz um bom trabalho e tira fotos com definição excelente. No entanto, fotos noturnas senti o granulado. A câmara frontal conta com um sensor de 16MP e aí já consegue ser melhor que a maioria dos dispositivos da mesma gama. Além disso, a lente F.2/0 grande angular de 23 mm com estabilização óptica de imagem para tirar a selfie perfeita com os amigos, mesmo em condições de pouca luz, aqui já foi melhor que a de 23 da traseira.
A pesar do tamanho o Xperia XA1 Ultra tem uma bateria de 2700mAh, eu esperava algo maior, mas veja bem, ele não faz feio com esse valor. Consegue um dois dias inteiro de bateria sem grandes preocupações, vale lembrar que temos o modo Stamina e Super Stamina, não chego a usar esses modos pois não acredito que o consumidor final faz grande uso deles, mas sei que dão vida extra ao smartphone em emergência. Se eu apertar um pouco mais e usar no meu padrão com jogos, mensagens, filmes e etc eu posso dizer que durou um dia. Já para carregar também senti falta de um carregador turbo, pois levou 3 horas para chegar aos 100%.
Conclusões
O Xperia XA1 Ultra é o smartphone que cumpre com aquilo que promete. Não é o melhor intermediário, mas apesar de alguns pontos negativos do meu ponto de vista ele é um ótimo smartphone, entrega um desempenho, câmera satisfatória e uma bateria bem equilibrada. A falta do leitor de digitais, realmente para mim foi algo que fez falta no modelo e me fez tirar uns pontinhos de escolha pelo modelo, outro ponto é o fato da câmera deixar um pouco a desejar em fotos noturnas.
Agora se seu foto é usar para consumir conteúdo, especialmente vídeos, é um dos melhores smartphones do mercado.