Dispositivos

SmartThings permite controlar eletrodomésticos de toda a casa

Quando se fala em conectividade e Inteligência Artificial, a Samsung se destaca no mercado por oferecer um portfólio completo de eletrodomésticos conectados, além de um ecossistema totalmente integrado por meio da plataforma SmartThings. Junto disso, a marca também oferece a função SmartThings Energy, que permite o acompanhamento em tempo real do consumo de energia.
 

Entre os principais diferenciais, a funcionalidade garante a visualização detalhada do consumo de energia, tanto em Reais quanto em kWh, além da possibilidade de criar alertas e exibir comparativos para entender o quanto o aparelho conectado consome no dia, na semana, no mês e no ano.
 

Mas, além disso, você sabia que os recursos de Inteligência Artificial integrados são apenas parte do que é possível fazer com o SmartThings em um ambiente de eletrodomésticos conectados? O app que controla o ecossistema não só permite o acompanhamento total dos gastos dos equipamentos conectados, mas também o controle das funções desses aparelhos por meio do app e até da voz, usando a Bixby e outros assistentes de voz.
 

Use a voz para fazer tudo
 

É possível usar a Bixby, o Google Assistente e a Amazon Alexa em uma casa conectada de diversas formas. Nas AI TVs Samsung, por exemplo, com a voz registrada no controle remoto, basta dizer o comando de ativação de seu Assistente Virtual1 para ativar a assistente de voz e depois “ligue a TV do quarto” (ou outro cômodo). Em seguida, “assistir vídeo ABC no YouTube” (especificando o nome do programa e o canal para buscá-lo), para reproduzir seus conteúdos preferidos.

 

TV QN900D, da Samsung. Imagem ilustrativa.

Aproveitando ainda mais a integração com o ecossistema SmartThings, é possível usar, por exemplo, o comando “hora do filme” para que configurações de iluminação do ambiente e som da AI TV2 sejam ajustados – desde que a configuração desses aparelhos tenha sido feita.
 

Assim, com o Assistente Virtual junto do SmartThings3, entre outras diversas funções bastante úteis, o usuário também pode pedir para ligar o ar-condicionado – ou outros dispositivos. Diga “Ligue o ar-condicionado no modo de resfriamento” – ou aquecimento, de acordo com a sua preferência.
 

Outra opção é solicitar comandos rápidos, como a palavra “trabalhar” ou “casa”, que fará o Assistente Virtual ligar o Wi-Fi ou colocar seu celular no silencioso, por exemplo. Nesse caso, é possível configurar as palavras-chaves que fazem mais sentido para você.
 

Controle na palma da mão
 

Com o app SmartThings, os consumidores também podem controlar todo ecossistema de aparelhos conectados na palma da mão. É possível ter acesso a aparelhos inteligentes, que vão desde lâmpadas até eletrodomésticos.
 

Apenas para citar alguns exemplos, mesmo à distância, é possível controlar os aparelhos de ar-condicionado WindFree Connect de modo que a temperatura possa ser ajustada para que, quando o consumidor chegue em casa, o ambiente já esteja climatizado.
 

WindFree Connect, da Samsung. Imagem ilustrativa.

Outros diferenciais do Windfree Connect incluem definir rotinas para que, assim que saiam de casa, o aparelho desligue e, ao se aproximar, o inverso aconteça. Isso evita que o ar-condicionado fique ligado por engano e permite que o ambiente esteja climatizado quando o consumidor chegar próximo ao perímetro definido para ativação.
 

Ainda no campo da conectividade, na cozinha, com o Cooktop Samsung, por exemplo, é possível monitorar os queimadores a qualquer momento. Além disso, indicadores retroiluminados em LED azul permitem identificar facilmente se algum dos cinco queimadores disponíveis está ligado.
 

Cooktop da Samsung. Imagem ilustrativa.

Para o forno elétrico de embutir, disponível nas versões de porta única ou dupla, os usuários podem pré-definir modos de cozimento para os assados, com mais de 20 opções diferentes, ao mesmo tempo em que monitoram tudo por meio do SmartThings.
 

Ainda na cozinha, com o SmartThings no celular, junto da geladeira Bespoke AI Family Hub, é possível receber sugestões de receitas com base nos ingredientes presentes no eletrodoméstico, já que o AI Vision Inside, uma câmera interna com inteligência artificial, consegue identificar produtos disponíveis4 na geladeira e automatizar o processo de armazenamento.
 

Para as máquinas lava e seca, o app oferece uma nova camada de praticidade, pois traz opções que permitem, por exemplo, a programação dos horários de lavagem, a exibição de dicas e recomendações sobre o ciclo ideal de lavagem para cada tipo de roupa, bem como na indicação de maneiras que ajudam a conservar a máquina por mais tempo.

Lava e seca WD13T, da Samsung. Imagem ilustrativa.


Com a presença do AI Energy Mode nas máquinas de lavar e nas geladeiras, o consumidor consegue economizar na conta no fim do mês. Isso porque a tecnologia monitora os padrões de uso e consumo das residências para fornecer informações úteis que ajudam a economizar energia. Esse acompanhamento é feito na forma de estimativas de custo do consumo, oferecendo informações sobre o gasto diário, semanal e mensal.

Com o app SmartThings, junto dos eletrodomésticos conectados da Samsung, os consumidores podem ter controle sobre os equipamentos de sua residência, oferecendo facilidade e economia de tempo, para que ele tenha menos preocupações para aproveitar o que realmente importa.
 

Para mais detalhes sobre o ecossistema SmartThings, acesse o site oficial da funcionalidade e fique ligado na Samsung Newsroom Brasil.
 

1 Quando Bixby é ativado, o ícone Bixby aparecerá e o LED no controle remoto piscará em vermelho. A distância apropriada entre o usuário e o controle remoto deve ser de até 1,5 m. A disponibilidade do serviço pode variar conforme o país ou o idioma. A disponibilidade dos recursos e provedores de conteúdo do Bixby pode variar conforme o país ou o idioma e reconhece alguns sotaques ou dialetos. É necessário ter acesso a dados móveis ou Wi-Fi para usar totalmente os recursos do Bixby.

2 Para configurações de iluminação e som da Smart TV, é necessário possuir aparelhos inteligentes.

3 Disponível em dispositivos Android e iOS. Uma conexão Wi-Fi e conta Samsung são necessárias.

É possível classificar até 33 tipos de vegetais e frutas, e receber recomendações de receitas e a lista dos alimentos no app SmartThings.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br