Dispositivos

Sikur e Multilaser lançam smartphone com conceito Zero Trust: Sikur One

A Sikur anuncia o lançamento do Sikur One, um smartphone seguro e flexível, que segue o conceito de zero trust e já nasce atendendo aos mais importantes padrões de privacidade de dados, como o europeu GDPR e o brasileiro LGPD. O aparelho é resultado de uma colaboração oficial com a Multilaser (B3: MLSA3), uma das maiores fabricantes de produtos de consumo do varejo brasileiro. 

O Sikur One é um smartphone comprovado e certificado pelos engenheiros da Sikur, que tem como foco segurança e flexibilidade, voltado para corporações e governos. O dispositivo pode ser gerenciado e controlado pela organização, de acordo com as políticas de comunicação de cada empresa ou órgão. 

O produto chega com Android 11 e vários recursos distintos para aumentar as defesas do dispositivo. O Sikur One permite criptografar informações confidenciais na fonte, impossibilita a instalação de aplicativos lojas de terceiros não seguras e desliga automaticamente serviços de localização. Os aplicativos de sistema embutidos foram removidos, mantendo o dispositivo leve e seguro.

Desenvolvido no Sikur Labs em Sophia Antipolis, na França, o maior polo de tecnologia da Europa, o Sikur One é o resultado de anos de pesquisa dos engenheiros da Sikur e vem na sequência dos dois aparelhos anteriores lançados pela empresa, o GranitePhone e o SikurPhone, que chegaram ao mercado em 2015 e 2018, respectivamente. 

“O dispositivo vem totalmente configurado e pronto para uso, com a mesma usabilidade de um dispositivo comum. Dispositivos comuns são, por padrão, abertos e suscetíveis a configurações modificadas e podem conter aplicativos que podem danificar o sistema e introduzir malware, abrindo portas para vazamento de dados e espionagem. Com o Sikur One, até mesmo uma conexão feita em redes públicas, como em aeroportos ou restaurantes, é protegida”, explica Fábio Fischer, CEO da Sikur.  

O novo smartphone ainda está sempre atualizado com patch OTA (Over the Air), obrigatório para aplicativos, e Sistema Operacional, não deixando espaço para vulnerabilidades comumente exploradas.

“Com o desenvolvimento de um produto altamente seguro, que garante a privacidade e proteção de informações, conseguiremos atender à crescente demanda por dispositivos do tipo. Dessa forma, damos mais um passo importante em nossa estratégia de diversificação do portfólio e aumento de nosso mercado endereçável de atuação”, afirma André Poroger, vice-presidente de produtos da Multilaser. 

O conceito de Zero Trust está fortemente presente no produto. Como o Sikur One costuma estar fora de um perímetro, ele foi projetado para autodefesa. Por não confiar em senhas e por criptografar dados, o dispositivo elimina as ameaças mais agressivas em uma estratégia de antecipação, que é muito melhor do que o caminho usual (e ineficaz) do setor: a remediação.

Sikur ID é uma das bases do modelo. Além de ser um smartphone seguro para as operações diárias, o Sikur One pode desempenhar uma função de token de autenticação sem senha, evitando ataques de phishing emalware.

Além disso, Sikur One traz o Sikur Messenger como a plataforma de comunicação padrão, a maneira mais segura de chat corporativo, troca de mensagens, armazenamento e compartilhamento de arquivos, chamadas de voz e vídeo. Todo o conteúdo é mantido em uma nuvem privada. O dispositivo pode ainda bloquear remotamente o acesso, inicializar com segurança, sem transferências de arquivos USB, e com vários ajustes de segurança que definem o padrão para smartphones de trabalho seguros e flexíveis.

Outra característica de destaque do Sikur One é a capacidade de apagar remotamente o smartphone em caso de perda ou roubo, garantindo que os dados fiquem protegidos e possam ser recuperados posteriormente via nuvem para uso em outro dispositivo.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br