Corporativa

Sigga inova mercado lançando nova suíte de aplicativos empresariais

Sigga lança pacote completo de soluções tecnológicas para gestão de ativos

 

A Sigga, provedora global de aplicativos empresariais, lançou no final de abril novas soluções que irão evolucionar a maneira como as rotinas de manutenção e inspeção de equipamentos serão realizadas.

O sistema de manutenção de uma empresa, seja uma indústria ou prestadora de serviço, é algo que requer especialização e investimento. Hoje é possível gerenciar vários equipamentos e instalações por meio de um aplicativo instalado em um aparelho móvel, como um smartphone.

O Sigga Brizzo 6.0, aplicativo destaque dentre os lançamentos da Sigga, reúne seis inovações tecnológicas: controle integrado de drones e termovisão, leitura de beacons de localização, telemetria, rastreamento de rotas por GPS e módulos para abertura de chamados e relatos rápidos de mão de obra por meio de totens.

Na função conjugada aos drones, o aplicativo realiza o controle de inspeção e monitoramento de qualquer ativo que seja de difícil acesso: linhas de transmissão de energia, torres de telecomunicação, usinas eólicas, obras de construção civil como pontes, plantas industriais, entre inúmeras possibilidades. Oferece a geração rápida de notas de manutenção com registro fotográfico de evidências. Também faz análises visuais e termográficas por meio de câmeras especiais acopladas ao drone. Estas câmeras detectam emissões de calor e enviam dados remotamente de forma fácil e rápida.

A tecnologia permite a redução ou eliminação do trabalho físico do colaborador em situações de risco, como grandes alturas, áreas com altas temperaturas ou com exposição a agentes químicos prejudiciais à saúde.

O beacon é um dispositivo de localização para ambientes fechados. Trabalhando por proximidade, ele emite um sinal BlueTooth que é captado pelo Sigga Brizzo 6.0, permitindo ao técnico de manutenção identificar com precisão o equipamento que necessita ser reparado. Seu uso acontecerá em rotas inteligentes de inspeção, onde o smartphone recebe alertas sobre a proximidade dos equipamentos. Terá ainda a automação de consulta a históricos de inspeção e demais informações dos ativos em questão.

Com a telemetria e o GPS, o Sigga Brizzo 6.0 irá registrar as rotas e o tempo percorrido pelos técnicos, fazendo também a visualização de ordens de serviço e de dispositivos disponíveis.

O Sigga Brizzo 6.0 também disponibiliza módulos especiais para uso em totens que permitem a automação do processo de apuração de horas técnicas de manutenção (relato rápido de mão de obra e confirmação de execução de serviços) e a abertura de notas (chamados de manutenção) diretamente pela produção da empresa.

Tudo isso tornará ainda mais veloz e prática a gestão dos ativos.

As principais vantagens para as empresas no uso do Sigga Brizzo 6.0 são o aumento de produtividade e a otimização do tempo de mão de obra para mais tarefas no dia, pois chega a reduzir em 55% o tempo gasto com registro e entrada de dados. E em 88% o tempo necessário para a abertura e despacho de ordens de manutenção.

A solução realiza também o registro de anomalias com fotos e áudio e a preservação da integridade dos dados, quando a base se mantém sem riscos de perda ou extravio; o aumento da confiabilidade e precisão de informações, a eliminação dos custos de papel e de impressão, a agilidade na resposta aos chamados e a racionalização do quadro de pessoal da manutenção.

Dentre os seus diferenciais está a operação totalmente offline com grandes volumes de dados, a rápida implantação do projeto, de um até dois meses e a interface administrativa (middleware) com tecnologia 100% SAP. Com as suas atividades acontecendo por meio de aparelhos mobile, garante total flexibilidade de local e momento para a execução.

Nos site da Sigga tem mais detalhes sobre os outros produtos da empresa:

– O Sigga Zefir 2.0, aplicativo que apresenta a mais recente versão de dashboard para análise do desempenho de plantas industriais.

– O Sigga Rafalle, que realiza com perfeição o controle e a administração de recursos materiais, peças e matérias-primas que serão transformadas.

– E o aplicativo Formingo! que permite às empresas construírem o seu próprio aplicativo ou formulário mobile para registro e coleta de dados, substituindo formulários de papel.

Os lançamentos e apresentações do portfólio de produtos da Sigga ocorreram no evento SiggaXperience, que aconteceu dias 26 e 27 de abril em São Paulo (mais detalhes abaixo). O evento reuniu a experiência de sucesso da Sigga, onde cinco entre as dez maiores indústrias instaladas no Brasil, em termos de receita líquida, utilizam produtos da empresa. Já são mais de 25.000 usuários e de 130.000 horas por ano de pesquisa e desenvolvimento.

  • Via Assessoria de imprensa 

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br