Samsung Galaxy S23 Ultra [Análise / Review]
O Samsung Galaxy S23 Ultra para mim é um smartphone dos mais completos. Oferece uma experiência em visualização, desempenho, design, câmera e conectividade. A Samsung preferiu apostar no que que já estava bom não mudar muito no Galaxy S22 Ultra, fazer os refinamentos apontados pelo mercado e com isso criar o Galaxy S23 Ultra, que são o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy e o sensor de 200 MP. O Galaxy S23 Ultra já está disponível globalmente, inclusive no Brasil, onde é vendido por preços que partem de R$ 9.499
O Galaxy S23 Ultra tem laterais curvas tornando o aparelho mais confortável de segurar ao mesmo tempo aumentando a área plana do display que faz uma diferença sutil para quem gosta de usar a caneta S Pen. O vidro frontal e traseiro agora são Gorilla Glass Victus 2, e a empresa mantem certificação IP68 para resistência contra água além de reforçar a segurança da estrutura.
A tela de 6,8 polegadas Dynamic AMOLED 2X com taxa de atualização de até 120 Hz, tem duas opções de resolução por padrão, a resolução de 2316 x 1080 pixels, ou se preferir pode ser ajustada para até 3088 x 1440 pixels (WQHD+) na configuração do S23 Ultra. Ai vem a máxima do tio Bem “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, esse modo de exibição consome mais bateria, e eu duvido muito que você vá fazer uso da qualidade WQHD+. O brilho também tem duas opções, brilho máximo e brilho extra, o extra foi bem útil ao usar no sol.
O leitor biométrico do tipo ultrassônico, responde bem e de forma ágil e tem uma área de uso muito boa. A S Pen teve pouca evolução se comparada com a geração anterior. A S Pen traz praticidade ao uso do Galaxy S23 Ultra, o toque continua ágil e precisa. Para quem nunca usou com você ganha possibilidades de uso, podendo escrever, desenhar, tirar foto ou navegar em apps diversos, muito útil também quando se está de luvas. A Samsung aprimorou os alto-falantes o som é bem potente, entrega ótimo equilíbrio entre graves, médios e agudos, volume atinge níveis bem altos sem perda.
Como mencionei o Galaxy S23 Ultra, assim como toda a linha S23, são equipados com o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy. Este processador da Qualcomm, além de ser mais bravo em processamento conta com a tecnologia ISP Cognitivo, que melhora a qualidade das imagens identificando elementos do cenário. A versão de testes foi de possui 12 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento e não tem entrada de microSD, nem precisa. Os jogos abrem e rodaram sem travar e sem apresentar gargalos, eu só senti esquentar um pouco, mas nada como já cheguei em gerações anteriores de Galaxy S.
Falando em jogo, na traseira do aparelho temos as quatro câmeras alinhadas verticalmente, elas podem atrapalhar um pouco a experiência de jogar na posição horizontal, assim como os alto-falantes podem ser tampados pela mão durante um jogo. Mas nada de perda, apenas um certo incômodo e as vezes vc coloca um pouco de gordura na câmera.
O Galaxy S23 Ultra conta com uma bateria de 5.000 mAh mas graças ao novo processador melhorou a eficiência energética em relação a geração anterior. Eu usando brilho no máximo o dia todo, consegui ficar um dia e meio de bateria, jogando e vendo vídeos, usando o smartphone como computador com teclado e mouse plugado e ainda editando vídeos e conteúdo para o site, esse valor baixa para umas 10 horas. Agora na mão de alguém que não seja tão exigente a Samsung fala que pode-se chegar a 26h de uso e eu diria que até mais. Para carregar leva um pouco mais de 1h no carregador de 25w.
Faltando nas câmeras, ele possui uma ultrawide 12 MP, teleobjetiva 10 MP com zoom 3x, teleobjetiva de 10 MP com zoom 10x, câmera principal com 200 MP e a selfie 12 MP. E sim, as imagens produzidas pelo S23 Ultra são ótimas e o vídeo grava em até 8k com 30 fps. O sensor de 200 MP, que capta detalhes absurdos e permite um corte na imagem praticamente sem perda de qualidade. Além disso, as fotos noturnas estão ainda mais nítidas e detalhadas. A câmera de selfie perdeu megapixels em relação a geração anterior, mas mantém a boa qualidade das imagens.
Para quem curte gravar vídeos, a gravação de vídeo tem estabilização impressionante. E agora dá para captar em até 8K com 30 quadros por segundo na câmera principal. A frontal ainda está limitada ao 4K com 60 fps. Não é possível alternar entre as câmeras quando você filma com essas configurações.
Confira algumas fotos
Veredito
O Galaxy S23 Ultra é um smartphone que ganha corações, é uma boa opção para quem curte tirar fotos, quem pensa em produzir conteúdo, para trabalhar ou até mesmo curtir um momento de lazer. Mesmo que você não seja um fotógrafo você vai acabar fazendo lindas fotos com o S23 Ultra e certeza vai fazer mais uso das câmeras.
Pontos negativos sinceramente o alto preço, pois ele continua salgado.