Samsung Galaxy S10 [Análise / Review]
Em 10 anos a Samsung evoluiu muito, e é possível notar isso com a nova linha Galaxy S10! Porem em desing é possível parecer que nem mudou tanto assim, talvez porque a Samsung tenha acertado a mão e achou o formato que mais agrada aos seus consumidores, ou porque o mercado já não está vendo tantas novidades! O que deixa o consumidor chorando são os R$ 4.999,00 que ele tem que par pelo modelo.

Porem o Galaxy S10 tem duas novidades bem interessantes logo de cara! A tela agora é de ponta a ponta, esse é o novo display, denominado Infinity-O. que elimina as bordas e qualquer notch que aparelho possa ter, deixando a tela ocupando tudo. Outra grande sacada da empresa foi ter inserido o leitor de digital nesse novo display, com reconhecimento biométrico ultrassônico, aqui meu primeiro mimimi, nos 2 primeiros dias eu reclamei, quando o aparelho foi embora eu já reclamava dos outros não terem a biometria na tela.

Para quem gosta de detalhes essa tela tem o nome de Dynamic AMOLED 6,1 polegadas (3040 x 1440 pixels) e proporção 19:9, o que muda ? Bem ela agora tem suporte a HDR10+, que é um formato de qualidade de imagem para entregar uma imagem mais dinâmica, mais brilho, mais contrasta entre claro e escuro e algo.

O Galaxy S10 foi lançado em três opções de cores: azul, branco e preto. Porem recebi a azul para testes, mas na minha opinião eu achei mais bonita a branca, só que vale lembrar que sempre colocamos capinas nos aparelho então não faz diferença, falando em capinha, da mesma forma que o Galaxy S10e a Samsung adicionou na caixa do Galaxy S10 uma capa que serve para proteger o copo que também é de vidro e tem a função de recarga reversa, sim ele pode recarregar o smartphone amigo, desde que o mesmo aceite recarga indutiva.

Para quem achava que o novo posicionamento da câmera frontal era um problema para ver conteúdo posso dizer que não! Inclusive você até acaba não percebendo ela ali depois de algumas horas usando, é como se fosse uma tela completa mesmo.

Na lateral esquerda temos os botões de volume e o que é dedicado à assistente Bixby, que pode ser mapeado para uma função mais útil. O botão de energia na lateral direita encontra-se mais no topo particularmente nesse ponto eu gostei mais da solução do Galaxy S10e achei mais confortável, questão de opinião ai!

Para os amantes de músicas o Galaxy S10 tem entrada para fones de ouvido padrão P2, mesmo a Samsung tendo lançado os Galaxy Budys!

Para quem precisa ter duas linhas no mesmo aparelho a Samsung incorporou a gaveta híbrida que permite usar dois SIM Cards ao mesmo tempo ou abrir mão do secundário para expandir os 128 GB de armazenamento interno com cartão microSD de até 512 GB. Olha eu particularmente abro mão hoje do cartão.

Para quem gosta de saber de processadores, o Galaxy S10 chega ao mercado em duas versões de hardware: Qualcomm Snapdragon 855 para alguns países e Exynos 9820 para outros, incluindo o Brasil. Agora ma matéria de memória só tema uma opção 8 GB de memória RAM independente se você tem 128 ou 512 GB de armazenamento. Somente o Galaxy S10+ tem uma versão com 12 GB de memória RAM e 1 TB de armazenamento interno. Mas olha eu tenho que dizer que 8 são mais que suficientes, consegui rodar jogos e aplicativos tranquilamente. Voltando sobre o processador, a Samsung mirou nos gamers, pois otimizou o motor gráfico para rodar os jogos mais rápido e sem travar e ainda colocou a qualidade de de som para ficar melhor também em jogos! Isso o torna além de um smartphone ótimo de uso, um possível queridinho dos gamers.

Bem aqui entra na parte que para mim é a mais legal dos smartphones as câmeras! No total, o Galaxy S10 possui quatro câmeras, sendo uma delas posicionadas na frente e três na traseira seguindo outro aparelho da marca o Galaxy A9.
A câmera traseira principal é uma lente grande-angular com resolução máxima de 12 MP e abertura variável de f/1.5 a f/2.4, ela também grava vídeos em 4K, HDR10+ e consegue se adaptar a qualquer tipo de iluminação ou cenário.
A segunda câmera ainda na traseira é a telefoto, assim como a principal tem 12 MP de resolução e abertura de f/2.4, serve para fotografias um ângulo um pouco menor.
A terceira câmera, chamada de ultra-wide, consegue capturar imagens com seu ângulo de 123º, resolução de 16 MP e abertura de f/2.2. Essa é a câmera que dá para colocar tudo que você deseja na foto e chega ao zoom de 10x.
Ai temos a parte que une todo esse trabalho, o software da câmera. Bem nele é possível alternar entre os três tipos de lentes através de ícones representados por “árvores”. Caso queira utilizar a lente telefoto, basta tocar no ícone com apenas uma arvore. A grande-angular é representada por duas árvores e a ultra-wide é representada por três árvores.
A câmera de selfietambém é capaz de gravar vídeos em 4K (3840 x 2160 pixels), e sua resolução é de 10 MP e abertura f/1.9.
Confira algumas fotos feitas com o Galaxy S10
Recurso de tirar a foto em preto e branco Mesmo com a câmera selfie agora cabe muita gente na foto grande angular macro fotos noturna com panorama foto noturna sem flash foto noturna com grande angular efeito de desfoque foto noturna com flash macro Selfie com flash Selfie sem flash
Como eu disse várias vezes sobre gravar em 4k, bem aqui tem uma coisa bacana. A Samsung diz que trabalhou na câmera para tornar todo o seu vídeo tão suave quanto uma câmera de ação, podendo ser comparado a GoPro Hero7 Black segundo a Samsung
Bem tudo muito bonito, tudo muito funcional, mas e a bateria! O Galaxy S10 conta com 3.400 mAh de bateria. Aqui eu sempre coloca um contra ponto que meu nível de uso é fora da curso de um consumidor médio! Se eu usar como consumidor usaria, é suficiente para o dia. Porem no meu nível de uso foram 10h de uso, ou seja menos de um dia. Agora usando com menos aplicativos chamando dá para chegar a um dia e 4 horas de uso.

Assim como o Samsung Galaxy S10e o Galaxy S10 também tem o recurso de PowerShare que é aquele que você compartilha a bateria com qualquer dispositivo móvel compatível com carregamento sem fio
Sabe porque tudo isso parece melhor ? Porque a Samsung resolveu mudar a interface para One UI, parece que finalmente a empresa deixou tudo leve a funcional, sem aquelas firulas que tínhamos na TouchWiz
Veredito
O Galaxy S10 é realmente um ótimo aparelho, as câmeras fazem ótimas fotos, o leitor de digital na tela é muito bacana e o Wireless PowerShare é um diferencial bacana.
Mas o problema é sem dúvida o custo! Entendo as taxas, custos de criação de uma nova tela, nova tecnologia de leitor de tela, três câmeras, o carregamento reverso. Mas o preço doi no bolso do consumidor brasileiro, isso é o que pode afastar o consumidor de adquirir o modelo. Fora isso não tenho o que reclamar sobre.
Fechado para comentários.