Samsung Galaxy M53 5G [Análise / Review]
A Samsung emprestou para review o Galaxy M53 5G, um aparelho intermediário bem interessante.

O Galaxy M53 tem visual limpo sem qualquer detalhe na parte frontal apresenta a câmera em furo centralizado e bordas finas ao redor da tela. As laterais são feitas de plástico como a traseira, mas possuem acabamento espelhado para dar uma impressão de borda metálica, na traseira também “clean” apresenta cooktop de câmeras.

O aparelho ainda conta com leitor biométrico que fica no botão de energia na lateral direita, abaixo das teclas de volume. Do lado oposto apenas a gaveta para o uso de dois chips ou cartão microSD de até 1 TB. O Galaxy M53 não tem entrada para fones de ouvido, conta apenas a porta USB-C, o alto-falante é mono e assim com o microfone de chamadas ficam na parte inferior, no topo do aparelho há apenas um segundo microfone para captura de som estéreo nos vídeos, um ponto fraco usar o M53 na cama apoiado ao corpo fica com som abafado ou quase inaudível. Mar por ser um aparelho simples, ele já conta com rede 5G, Wi-Fi é de quinta geração, Bluetooth 5.2 e conectividade NFC.

O Galaxy M53 vem com tela de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ e painel Super AMOLED Plus com taxa de atualização de 120 Hz. O brilho é ótimo e garante boa visibilidade mesmo em locais mais iluminados.
Por dentro do Galaxy M53 temos o processador Dimensity 900, da MediaTek, que entrega bom desempenho trabalhando ao lado de 8 GB de RAM e 128 GB de espaço e bateria de 5.000mAh aliado ao Android 12 e One UI 4.1. O que isso significa, bem no meu dia comum de uso, com mensagens, Tik Tok, YouTube, streaming ele fez um bom uso conseguindo ficar o dia das 6h as 21h em atividade longe da tomada. Claro que intensificando um pouco mais o uso a perda se torna mais significativa chegando mais cedo a tomada.
O Galaxy M53 possui quatro câmera sendo a principal de 108 MP, uma ultra-wide com resolução de 8 MP, uma macro 2 MP e uma de desfoque de 2 MP. É um conjunto bem interessante em termos de qualidade, mas segue a premissa da linha de ser inferior a linha A da Samsung. A câmera selfie não faz feio com 32 megapixels com cores naturais mas com muita ação de software.





Veredito
O Galaxy M53 5G chega como uma certa melhoria para linha Galaxy M da Samsung. Oferece performance para atender a muitos usuários. Digamos que a Samsung conseguiu deixar o gostinho de aparelhos da linha A e S no Galaxy M53 5G e criar um mercado que era pouco aproveitado pela linha M.
Seu preço de R$ 2.110 no site da Samsun é salgado, mas você já consegue achar a R$ 1.899 nos principais varejistas o que torna o aparelho bem atrativo, ainda mais para quem deseja desfrutar das redes 5G e pode torna-lo um aparelho que chega mais fácil ao consumidor.