Samsung Galaxy J3 2016 – Analise Completa
Samsung J3 é simples e com bom custo
Lançado em 2016, o smartphone Samsung Galaxy J3 é um telefone acessível, confiável e estável.
O Samsung Galaxy J3 tem tela Super AMOLED de 5 polegadas, fica pequeno na mão, mas é um bom aparelho para multimídia. Mesmo com luz direta sobre a tela dá para ver bem o conteúdo. Um detalhe a se levantar é que não achei um lugar para mudar a intensidade do brilho da tela no J3, acho que a Samsung removeu essa funcionalidade para garantir maior desempenho.
Visualmente o Samsung Galaxy J3 não é chamativo, pelo contrário me remeteu os bons tempos de Samsung S3 e S4. Ele é feito de plástico, simula metal nas bordas e um plástico que imita couro na parte traseira. A linha J é a mais básica da Samsung e com isso o J3 começa com um custo de cerca de R$ 650 reais, um preço até justo.
Mesmo com o Android 7.0 batendo as portas a Samsung preferiu não correr riscos, mesmo porque o Galaxy J3 só tem 8GB de memória interna, e escolheu ficar com o Android 5.1.1. Esse pouco espaço em memória interna deixa o aparelho um pouco limitado, mesmo sendo um aparelho bom e que ele aceita microSD para expandir sua capacidade ele poderia ter vindo com 16GB.
Como o Galaxy J3 é mais simples ele também usa menos recurso, o que faz dele ao menos bem econômico, consegui chegar até o final de quase todos os dias com algo próximo a 45% de bateria, como eu tenho um uso um pouco mais intenso que o normal é provável que para outras pessoas esse valor praticamente dobre. A bateria é de 2,600mAh e removível, isso por um lado é bom pois você pode trocar caso necessite.
Um pouco mais técnico por baixo do capó do Galaxy J3 temos um Chipset Samsung Exynos 3475, CPU quad-core 1,5 GHz Cortex-A7, GPU Mali-400, 1,5 GB de memória RAM, 8 GB de memória interna (com suporte para expansão via microSD), Tela Super AMOLED de 5 polegadas com resolução de 720 x 1.280 pixels, Câmera traseira de 8 megapixels e f/2.2 capaz de gravar vídeos de 720p a 30 fps, Câmera frontal de 5 megapixels e f/2.2 capaz de gravar vídeos de 720p a 30 fps, Conexões Wi-Fi b/g/n, Bluetooth 4.1, GPS/GLONASS e Android 5.1.1 Lollipop.
Veredito
O Samsung Galaxy J3 é um telefone de baixo custo que faz bonito, não queria que ele seja um top de linha pois esse não é o foco da Samsung com esse modelo. Aqui o importante é ser funcional. Então não espere nada de 4k ou NFC ou tecnologia de aparelho top de linha. Por outro lado tenha boa performance no uso de WhatsApp e Facebook que serão os aplicativos mais usados pelo publico que vai comprar esse aparelho.
O que a Samsung pecou um pouco nesse modelo Galaxy J3 2016 foi a memória interna, 8GB é muito pouco e faz com que o smartphone fique datado, poderia ter um up ao menos nesse item. Isso compromete a migração para Android 6.1. Outra recomendação é não salve as mídias do WhatsApp pois com 8 GB vão encher rápido.