Samsung Galaxy Book S [Análise / Review]
A Samsung acertou em cheio no coração de quem trabalha com notebook, e busca praticidade, portabilidade, leveza e bateria duradoura, com o Galaxy Book S, o preço oficial é de R$ 7.199 na versão de entrada, com 256 GB em SSD.
O Galaxy Book S vem com um processador da com Intel Core i5-L16G7, 8GB de RAM DDR4x e 256GB de armazenamento interno e você pode expandir com cartão microSD de até 1TB, tipo celular.O Galaxy Book S não precisar de cooler, mas a abertura da tampa permite uma passagem de ar por baixo que ajuda no resfriamento do equipamento.
Sua tela, é LCD TFT, de 13.3 polegadas, com resolução FULLHD, brilho de até 600 nits e é sensível ao toque, falando em toque, o teclado, por sua vez, é bastante confortável, vem no padrão ABNT2 (tem tecla para ‘ç’), tem uma tecla Fn que, assim o Caps Lock, pode ser travada (em ambas, um LED acende quando isso acontece) e vem com leitor de impressões digitais integrado ao botão de liga / desliga, tem retroiluminação LED e uma curiosidade bacana, a luz do teclado é desativada automaticamente para poupar energia e quando se está vendo um filme por exemplo e o teclado não esta em uso. O Galaxy Book S conta também com uma webcam de 720p, bem satisfatória para conferências.
Com apenas 11,8 mm de espessura com a tampa fechada, o aparelho da Samsung cabe facilmente em qualquer mochila e foi pensado justamente na portabilidade, ele é muito leve, pesando menos de 1kg. A parte que talvez seja um pouco mimimi meu, é que para ter espessura finíssima, a Samsung optou por um formato que não permite grandes edições do Galaxy Book S, ou seja, comprou um Galaxy Book S, o único upgrade que você conseguirá é trocar o SSD, mas juro que eu não tentaria logo de cara, pois você tem que desmontar o dispositivo.
A Samsung deixou o Galaxy Book S com somente entradas do tipo USB-C, o mesmo utilizado Galaxy S. O carregador vem na caixa e também um adaptador para USB-A, afinal muita coisa ainda usa o famoso USB-A, porem já adianto, vale a pensa pensar em investir em hub USB-C, pois Isso significa que, se você quiser usar um pendrive, mouse ou acessórios com USB ou HDMI, será necessário recorrer a um adaptador externo. O que faltou de adaptador, a Samsung garantiu em conectividade sem fio, o Galaxy Book S conta com Wi-Fi 6 (802.11ax 2×2) e Bluetooth 5.0 e entrada P3.
Ainda falando da bateria e carregador, a Samsung promete algo perto de 17 horas de duração, depende do seu uso claro, no meu foi perto de 8h no máximo e eu joguei super pouco com ele. A parte boa não esquenta como o S21 e leva perto de 3h para uma carga de 100%.
Para os amantes de som, apesar de fino, ele oferecem bom volume, afinal o Galaxy Book S leva por ter o nome Galaxy, usa o AKG e a tecnologia Dolby Atmos, já presente nos smartphones, são dois pares de alto-falantes de 1,2 W cada, o som é claro, sem graves, consegui trabalhar perfeitamente e ver alguns filmes com ele.
Aqui um ponto que para mim tem que ficar claro, o Galaxy Book S, não é um notebook gamer, ele é projetado para dar conta das aplicações mais comuns no dia a dia da maioria dos usuários. Word, Excel, PowerPoint, Chrome, Spotify rodaram sem dificuldades. Dá para jogar ? Até dá, mas pode demorar no carregamento, dar certa travadinhas.
Uma parte importante de falar é o modo DEX, que integra o laptop a determinados smartphones da marca, ou seja, você pode ter o seu smartphone em uma aplicação no Galaxy Book S, e realizar ações lá de dentro do notebook.
Veredito
O Galaxy Book S é um notebook que chama atenção aos olhos pela tela, e pela leveza. Me preocupa e se ele realmente irá ganhar mercado pelo custo, porque por R$ 7.199. Adorei o fato da Samsung mudar tudo para USB-C, mas não gostei do fato do upgrade ficar limitado ao SSD.
Se você busca por um produto com um único foco que é o trabalho, mobilidade, leveza, o Galaxy Book S pode entrar na sua lista de desejos. Agora, se esses itens não são importantes ai devo afirmar que talvez não seja sua escolha ideal.