Samsung Ads revela o consumo regional de conteúdo nas Smart TVs da marca
O que todos os brasileiros têm em comum, além de paixões, necessidades e consumo? E quando o assunto é consumo de conteúdo a partir de TVs conectadas, também chamadas de CTVs? É o que a Samsung Ads – braço de publicidade em Smart TVs da Samsung Electronics – buscou saber mapeando o país, região por região, com dados obtidos da base da marca, que atualmente ultrapassa mais de 20 milhões de unidades (alcance de mais de 81,3 milhões potenciais consumidores).
A começar pela audiência brasileira que se revela formada por tribos, usuários multiperfis e com interesses e consumo em um ecossistema multiplataforma composto por linear tradicional (aberto ou pago), APPs de streaming e serviço, bem como jogos. Aqui, o levantamento identificou que mais de 3 milhões de consumidores são light-linears³, ou seja, consomem menos de 1 hora ao dia de linear tradicional. São hiperconectados, curiosos e estão no controle das experiências e jornadas de descoberta e consumo de conteúdo. A visão sobre o comportamento nacional também revela detalhes como:
- 89% da base ativa e conectada consome streaming, incluindo o Samsung TV Plus¹;
- mais de 6 horas/dia – é o tempo dedicado diariamente/device pelos chamados heavy streamers¹;
- mais de 3 horas/dia – é o tempo dedicado diariamente/device pelos chamados heavy linears a canais lineares tradicionais abertos ou pagos¹;
- consumo de conteúdo¹: 75% streaming versus 25% linear;
- perfil da audiência/gênero: 54% mulheres versus 46% homens¹;
- 9% da base ativa e conectada tem um console de game conectada ao device¹.
E mais: considerando toda a base ativa e conectada de Smart TVs da marca no Brasil, ao mês são consumidas mais de 1,8 bilhão de horas entre plataformas lineares tradicionais (abertas e pagas), APPs de streaming e de serviço e gaming. Região por região:
- Linear: o Sudeste é Top 1 em tempo de consumo de conteúdos lineares e com consumidores heavy linears com um consumo/mês/device de 111,11 horas;
- Streaming:oSudesteé Top 1em tempo de consumo de conteúdo em APPs de streaming, enquanto o Norte lidera o volume de consumidores heavy streamers com um consumo/mês/device de 204,71 horas;
- Gaming: o Sudeste tem a maior base de gamers, enquanto o Norte desponta com consumidores heavy gamers com acessos/mês/device de 113 vezes.
Fonte: ¹ Samsung Ads Brasil I +20,3MM de Smart TVs ativas e conectadas no Brasil em novembro 2024 I Média de 4 pessoas por lar.
O consumo de conteúdo por região e sua relação com o entretenimento nas telas
A TV segue protagonista no lar dos brasileiros e preferida nas jornadas de descoberta de conteúdo e entretenimento2. A experiência com as CTVs ultrapassa a oferta de som e imagem, imprimindo praticidade e conveniência por possibilitar o acesso a diversas plataformas em um único lugar e com a mesma qualidade – linear tradicional (aberto ou pago), APPs (de streaming e serviço) e gaming. E, nesse sentido, identificar a relação do consumo de conteúdo com o entretenimento fora das telas revelou curiosidades sobre o comportamento dos consumidores em cada região do país, como:
- A região Nordeste é a mais aficionada por TV.
- O Sudeste e o Nordeste gostam mais de jogar enquanto assistem TV.
- Sul é a região que mais usa a TV como companhia.
- O Nordeste e o Centro-Oeste são os que mais usam a TV como fonte de novidades/fofocas e informação.
- Consumidores do Centro-Oeste e do Nordeste acreditam que serviços de streaming mudaram a forma como assistem TV e dedicam seu tempo ao device.
A análise também demonstra que o usuário das Smart TVs Samsung é aberto e aceita publicidade em todas as plataformas por entender o seu valor na entrega e possibilidades de descobrir novas marcas, produtos ou serviços, bem como acesso e entretenimento na modalidade AVOD (vídeo sob demanda baseado em anúncios) ou FAST. Nesse contexto, o estudo aponta que, nacionalmente, 50% do tempo dedicado ao streaming é em AVOD4 e que:
- 69% lembram as publicidades que foram vistas em suas Smart TVs;
- 32% buscam mais informações – on-line – sobre o que foi anunciado em suas Smart TVs;
- 15% compraram algo que foi anunciado em sua Smart TV;
- 45% esperam que a publicidade seja relevante para seus interesses, hobbies e/ou consumo;
- 37% esperam que a publicidade tenha relevância e conexão com o que estão assistindo em suas Smart TVs;
- 36% descobrem novos produtos ou serviços por meio da publicidade em suas Smart TVs3.
Ao transferir a lupa para o detalhamento regional, foi possível descobrir que:
- No Sudeste, 48% prestam atenção em anúncios; 40% fazem buscas na Internet sobre produtos anunciados na TV e 52% acham propagandas na TV interessantes pois criam assunto para conversar em casa.
- No Sul, 44% prestam atenção em anúncios; 37% fazem buscas na Internet sobre produtos anunciados e 46% acham propagandas na TV interessantes pois criam assunto para conversar em casa.
- No Nordeste, 54% prestam atenção nos anúncios; 44% fazem buscas na Internet sobre produtos anunciados e 59% acham propagandas na TV interessantes pois criam assunto para conversar em casa. São os que mais acham os anúncios na TV úteis na decisão de compra.
- No Centro-Oeste, 49% prestam atenção em anúncios; 40% fazem buscas na Internet sobre produtos anunciados na TV e 51% acham propagandas na TV interessantes pois criam assunto para conversar em casa. São os mais engajados em anúncios.
Fontes: 2 TGI Brasil 2024 R2 I Regiões metropolitanas contempladas – Nordeste (Recife, Salvador, Fortaleza), Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Belo Horizonte), Centro-Oeste (Goiânia, Brasília), Sul (Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis);3 Comscore “Estudo Consumo CTV” de novembro de 2023 com 2.004 pesquisados no Brasil; 4 Samsung Ads Brasil I +20,3MM de Smart TVs ativas e conectadas no Brasil em novembro 2024 I Média de 4 pessoas por lar.
Panorama do consumo de conteúdo nacional e impacto regional
O estudo demográfico sobre as audiências nas Smart TVs Samsung, assim como outras análises realizadas por Samsung Ads, reforça que o consumidor brasileiro é aficionado por conteúdos de todos os gêneros disponíveis em todas as plataformas que formam o ecossistema das CTVs. E o Top 5 que mais engajam os usuários nacionalmente são: 1º: Notícias (locais, nacionais e internacionais), 2º: Esportes (futebol, automobilismo e futebol americano), 3º: Telenovelas (nacionais, mexicanas, turcas e coreanas), 4º: Filmes (ação, comédia e ficção científica²) e 5º: Séries (ação, comédia e ficção científica²).
Regionalmente, a configuração dos gêneros de maior consumo se amplia, chamando a atenção de anunciantes que buscam promover conexão de suas marcas com os consumidores para a necessidade de adaptar as narrativas, tanto para a multiplicidade de conteúdos consumidos quanto para as particularidades culturais de cada região, a saber:
- Sudeste: 1º: Decoração, Reformas e Lifestyle; 2º: Terror, 3º: Documentários, 4º: Fantasia, 5º: Crime/Policial, 6º: Culinária e 7º: Romance;
- Sul: 1º: Realities, 2º: Terror, 3º: Documentários, 4º: Fantasia, 5º: Culinária, 6º: Crime/Policial e 7º: Romance;
- Nordeste: 1º: Terror, 2º: Realities, 3º: Fantasia, 4º: Documentários, 5º: Programas Religiosos, 6º: Culinária e 7º: Romance;
- Norte: 1º: Decoração, Reformas e Lifestyle, 2º: Fantasia, 3º: Realities, 4º: Documentários, 5º: Programas de Variedades, 6º: Programas Religiosos e 7º: Romance.
Fonte: ² Estudo O Consumo de CTV na América L atina da Comscore de novembro de 2023 com 2.000 brasileiros.
E quando não estão diante das telas? Como os usuários das Smart TVs Samsung se comportam, quais são as suas preferências? Regionalmente, o Top 3 de atividades de lazer1, quando não estão consumindo conteúdo é:
- Centro-Oeste: ouvir música, fazer churrasco e ir a restaurantes;
- Sul e Sudeste: ouvir música, cozinhar e ir à praia;
- Nordeste: ouvir música, ir à praia e cozinhar.
Outra curiosidade demográfica está relacionada às bebidas e comidas1 mais consumidas no momento da diversão em frente à TV, sozinho ou acompanhado dos amigos e familiares. Os hábitos regionais também foram identificados:
- O Sul consome mais pizzas, massas e frios, além de mais chá.
- O Sudeste consome mais balas e sobremesas (sorvetes, gelatinas, bolos e tortas), além de mais sucos e refrigerantes.
- O Nordeste consome mais biscoitos, bolinhos e snacks, além de mais massas.
- O Centro-Oeste consome frios, pizzas, mais café e amam sobremesas (sorvetes, gelatinas, bolos e tortas).
- O Sul e o Nordeste consomem mais chocolates e biscoitos salgados.
Fonte:¹ TGI Brasil 2024 R2 I Regiões metropolitanas contempladas Nordeste (Recife, Salvador, Fortaleza), Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Belo Horizonte), Centro Oeste (Goiânia, Brasília), Sul (Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis I Afinidades referente à população geral e comparando com as populações de cada região contida na cobertura do TGI.