Games

Samsung Ads identifica preferências da audiência gamer nas CTVs da marca

A galera gamer definitivamente está presente nas Smart TVs Samsung. E essa afirmativa pode ser comprovada com os dados de mais um mapeamento da Samsung Ads – braço de publicidade da Samsung Electronics – com o intuito de identificar as audiências nas CTVs da marca, bem como, suas preferências, hábitos de consumo de conteúdo e mais, prover para agências e anunciantes oportunidades de conexão com esses consumidores.

Para o levantamento foi considerada a base ativa e conectada de TVs da marca em todo país (+19,4 milhões) e os números em geral são expressivos – 9% das Smart TVs no Brasil (potencialmente mais de 5,7 milhões de consumidores)1 têm gamers plugados, ou seja, algum console de jogos conectado e, em média, são realizados mais de 110 acessos/mês/device pelos considerados heavy gamers e quatro ao mês para os chamados light gamers. Regionalmente, a Norte é a mais ativa (113 acessos ao mês), jogando mais vezes no período, seguida pelo Sudeste (110 acessos ao mês), em 3ª posição empatadas as regiões Centro-Oeste e Sul (109 acessos ao mês) e por último o Nordeste (108 acessos ao mês).

Porém, 86% desta audiência, que há tempos passou de geek para se tornar mainstream, também consome outras categorias nas Smart TVs da marca, sendo considerados como multiplataformas acessando pelo menos três plataformas/mês e dedicando 82% do tempo para conteúdo em streaming (incluindo o serviço gratuito da Samsung, o Samsung TV Plus), APPs de serviço (incluindo música) ou gaming e 18% para linear tradicional (aberto ou pago). E, quando o assunto é aceitar a publicidade, entender seu valor em possibilitar o acesso a jogos ou conteúdos gratuitos suportados por anúncios, é inegável que esta audiência busca cada vez mais por entretenimento suportado por publicidade, com mais de 90% do consumo de streaming sendo feito na categoria AVOD1.

Logo, para as marcas que queiram se conectar com esta audiência um insight importante da análise é que, para este consumidor a palavra relevância e adequação ao ambiente tem um peso ainda maior do que outros potenciais consumidores. Neste sentido, a adequação de narrativas e ofertas apropriadas ao meio (incluindo in game), além da marca ou serviço respeitar a cultura gamer, precisam ser levadas em consideração.

Os Gamer Lovers Brasileiros em detalhes

Trata-se de uma audiência que gosta de esporte como conteúdo a ser assistido/consumido como também praticado. E entre as modalidades mais praticadas estão 1º Artes Marciais, 2º Skate e 3º Surfe. Também é 100% entretenimento por estarem atentos a tudo que é relacionado a Arte, Leitura, Gastronomia, Viagens e Música1, essa última tendo um papel fundamental na complementariedade da experiência gamer (48%), sendo consumida ao mesmo tempo que o jogo, com preferência por Rock, Pop e Sertanejo2.

Confira abaixo mais detalhes sobre quem comanda essa arena:

  • 53% aceitam publicidade nos jogos se houver alguma vantagem em troca1.
  • 59% preferem publicidade alinhada com o que estão jogando2.
  • 48% consomem alimentos enquanto jogam, como fast foods, snacks, café e energéticos3.

Abordando faixa etária e gênero, 24% da base gamer ativa nas Smart TVs Samsung está entre 25 e 34 anos, uma tendência que reflete a diversidade crescente no público de jogos eletrônicos. E, embora seja majoritariamente masculina (56%) se iguala a feminina (44%) com quatro jogos consumidos por mês/device1.

Top 3 consoles mais usados/mês1:

1º PS4
2º PS5
3º Xbox One
 

Para 90% dos jogadores de Playstation e 70% dos de Xbox, CTV é o único lugar onde jogam. Já, para 55% da base total de gamers nas Smart TVs Samsung, o jogo acontece em três devices: PC, consoles e mobile.

Gêneros de games mais consumidos/mês1:

1º Ação e Aventura
2º Shooter
3º Esportes e Lutas (Top Esportes: 1º Futebol, 2º Baseball, 3º Futebol Americano, 4º Corrida e 5º Basquete)
4º RPG’s
5º Jogos de plataforma e simuladores

Fontes: ¹Samsung Ads Brasil I Base de Smart TVs Samsung ativas e conectadas de +19,4MM em Julho 2024 I Média de 4 consumidores por lar; ² Pesquisa da PGB de 2023; 3Mindminers 2024

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br