Analise/Reviews

Roku Express 4K [Analise/Review]

A Roku atualizou a sua linha de dispositivos de streaming no Brasil em abril de 2023 e trouxe ao nosso país o Roku Express 4K 

A nova versão recursos de imagem, como a resolução Ultra HD, e os protocolos HDR10, HDR10+ e HLG e suporte a comandos de voz tanto com a Amazon Alexa e Google Assistente e melhoria no Apple HomeKit.

O Roku Express 4K é idêntico ao Roku Express. A diferença fica por conta da resolução, 1080p no primeiro e 4K/Ultra HD/2160p neste.

Na parte de trás, você encontra o botão de reset, uma saída HDMI 2.1, e uma porta microUSB para alimentação. O kit acompanha uma fonte de 5 V, mas a Roku fez um gerenciamento de energia tão bom neste gadget, que ele pode ser alimentado por uma porta USB da própria TV. O kit vem também com uma fita adesiva para fixar a caixinha na lateral da TV ou abaixo dela, no meu caso nem uso pois fica atras da TV. Como funções como HDMI-CEC que dependem de alimentação externa, vem uma tomada no kit. Mas não fazer uso dela não é problema, pois ela entrega a imagem mesmo fazendo uso do USB da TV.

kit presente em todos os Rokus
kit presente em todos os Rokus

O Roku Express 4K é equipado com um SoC quad-core identificado como “RealTek 1315”, com clock de 1 GHz, além de contar com 1 GB de memória RAM. Temos 4 GB de armazenamento interno, que não pode ser expandido. Isso tudo para o rodar o o Roku OS, o sistema operacional da marca.

Sobre conectividade, ele suporta Wi-Fi dual-band 802.11ac, ou seja, sua rede pode ser de 2,4 GHz quanto na de 5 GHz, dá até para usar via smartphone fazendo compartilhamento, mas saiba que será sofrido, não pelo Roku, mas pela qualidade do serviço entregue.

Roku 4k X Roku 1080p muito similares
Roku 4k X Roku 1080p muito similares

O controle remoto do Roku Express 4K, segue a linha das versões anteriores e é bem simples e discreto e conta com atalhos para serviços de streaming, como Netflix, Apple TV Plus, Disney Plus e Globoplay. O que eu sinto um pouco de falta é a opção com ele alterar o volume do conteúdo. Outro ponto que faz alta é suporte para comandos de voz,  como um Google Nest, Amazon Echo ou Apple HomePod ja que via aplicativo ele aparece na Amazon, para resolver essa questão só usar o app oficial que permite este tipo de experiência, além de comandar toda a interface do usuário sem a necessidade do controle remoto nas mãos. Ainda falando sobre o app, com ele você pode usar fones de ouvido para ver o conteúdo que está passando na TV.

Controle simples e discreto e conta com atalhos para serviços de streaming
Controle simples e discreto e conta com atalhos para serviços de streaming

Visualmente o aparelho é extremamente a mesma configuração da sua versão Full HD (1.920 x 1.080 pixels, ou 1080p). Sua estrutura é toda feita em plástico e tem poucos elementos visuais: a marca Roku escrita no topo e um botão reset minúsculo, a entrada de energia — que é micro USB — e a porta HDMI, estes três posicionados na parte traseira. Ele é bem leve e simples, fácil de se misturar com a decoração e no meu caso fica meio oculto atras da TV.

Para quem não conhece o sistema da Roku TV oferece uma das interfaces mais simples e intuitiva, o que o torna uma ótima opção para quem tem o primeiro contato com o aparelho de streaming. Entre os serviços temos Prime Video, Netflix, Apple TV Plus, Paramount Plus, HBO Max e meses depois de ter recebido para review veio o Star+. Logo na tela inicial, já é possível ver de forma direta todos os canais de streaming instalados. Os ícones são bem grandes, e isso facilita na hora de encontrá-los.

No menu lateral esquerdo, é possível navegar entre outras opções disponíveis no dispositivo, como a barra de pesquisas ou as configurações do Roku Express. Com poucos toques no botão, podemos localizar praticamente todas suas funcionalidades. Inclusive se não sabe o nome do filme, mas lembra quem é um dos atores ou diretor, essa busca indica seja via streaming por assinatura, ou compra em plataformas como Apple TV ou Amazon. Isso vale até para a busca sobre o diretor, roteirista, produtor e etc.

Veredito

Sou fã do Roku Express 4K é ele é um aparelhinho bem interessante, principalmente para TVs que não tem suporte a atualizações, e os apps de conteúdo foram deixando de funcionar. 

No geral, a experiência é bacana e eu não encontrei qualquer problema em conteúdo de todas as plataformas presentes. Sim, muito. O principal ponto de vantagem do Roku Express 4K contra seus concorrentes é o preço, pois ele é encontrado facilmente por valores abaixo de R$ 300. Qualquer outro custa mais que isso e exige tomada para funcionar em 4K, ou mesmo para ligar. Por outro lado, é importante notar alguns cortes neste produto para conseguir chegar em valor tão competitivo.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br