Redmi Note 9S [Análise / Review]
A Xiaomi lançou o Redmi Note 9S, buscando encantar os fãs da marca mas também conquistar o mercado com uma aparelho competitivo. Em um aparelho que pode se encontrado a partir de R$ 1.600, mais parrudo do que o normal e bem grande para quem busca consumir conteúdo.
Já que eu comecei falando em consumo de conteúdo, vamos falar da tela. O Redmi Note 9S entrega uma tela é IPS LCD de 6,7 polegadas que entrega uma 1080X2400 pixel na tela. A tela vai de ponta a ponta do aparelho quase sem bordas e sem notch para os sensores, porem com uma gotinha/ buraquinho que hospeda a câmera selfie, isso não é um problema pois vendo vídeos mesmo em tela cheia você depois de um tempo nem nota que ela está ali.
Já que estou falando em tela e vidro, vale lembra que o aparelho é todo constituído tanto na tela quando na traseira de vidro, Gorilla Glass 5. Ele é tão bonito que não dá vontade de usar a capinha transparente que vem na caixa com o Redmi Note 9S, porem por ser de vidro Gorilla Glass 5 resistente para caramba é vidro! Logo ele é um sabonete nas mãos sem a capa.
Principalmente que a lateral é de plástico que imita perfeitamente metal bem consistente, na parte de baixo tenho a entrada par p2, entrada para carregador USB-C e a saída de som. Do lado esquerdo de quem olha a tela temos a entrada da bandeja para dois sim e mais um microSD sem comprometer nada. No topo o microfone e algo que parece um sensor de infra-vermelho mas não achei a funcionalidade. Do lado direito temos o botão de volume e o botão liga-desliga que também é o leitor de digital. Sim amigos a Xiaomi seguiu modelo de outras fabricantes, e trouxe o leitor de digital da traseira para a lateral e a a Xiaomi melhorou muito o sensor!! Ele é muito rápido, muito sensivel e também com um bom tamanho para o posicionamento do dedo, para mim uma ótima solução para desbloqueio principalmente quando na mesa.
Por baixo do capó Xiaomi mandou um processador Qualcomm SM7125 Snapdragon 720G, esse G é de Gamer! Porem não se iluda porque o Redmi Note 9S roda bem jogos, muitos com todos os gráficos no máximo, outros com o mediano, mas ele não é um um smartphone gamer, mesmo porque ele só tem 4GB de RAM e 64GB de armazenamento. Para os que curtem o smartphone mais atualizado, a Xiaomi entrega o aparelho com Android 10 com a versão do sistema da Xiaomi a interface gráfica MIUI 11, que deixa o aparelho com a famosa cara da linha. Não é a última versão do MIUI 11, mas a DL que faz a distribuição aqui do Brasil, disse que o modelo deverá receber a MIUI 12.
Lembra que eu falei do som, da caixinha de som? Pois bem! Aqui é meu primeiro mimimi, o som do aparelhos é fraco deixando a desejar em alguns momentos, principalmente em jogos ou vendo alguns videos, que sem querer a mão acaba cobrindo a caixa de som e acabando com a experiência do usuário nesse ponto! Ok ele tem P2 e também pode se usar um fone Bluetooth.
Agora vamos falar de câmeras, novamente a Xiaomi seguiu tendência do mercado e fez o ressalto na câmera para acomodar as 4 câmeras e os sensores. Então temos na traseira uma câmera ultrawide 8MP com abertura f/2.2 para fotos panorâmicas, uma câmera com 5MP com abertura f/2.4 para fotos macro, um o sensor de profundidade de 2MP com abertura f/2.4 e a câmera principal com o sensor de 48 megapixel com abertura f/1.8. Para os amantes de selfie conta com 16MP com abertura f/2.5. O Redmi Note 9S faz fotos lindas fotos, desde que você tenha a condição ideal de luz, ai vem o meu mimimi porque se o dia estiver um pouco mais nublado ou escuro mesmo, ai ele começa a ficar devendo, primeiro porque o senhor demora muito para focar o objeto mesmo você dizendo a ele onde está, segundo que mesmo usando foto no modo noturno tem muito ruído e baixa captura de detalhes. A selfie é um show a parte, a foto fica muito boa. Graças ao conjunto de câmeras ele filma em 4k 2160p, mas falta a estabilização óptica.
Agora vamos a bateria do Redmi Note 9S ela é um monstro 5.200mAh e agradou muito durante os testes, aguentou algo que perto 2 a quase 3 dias de bateria para um dia comum, apertando um pouco mais deu para fazer 1 dia e meio. Agora para um gamer dá para ficar ai umas 10h continuas de jogo. A melhor parte ele conta com carregamento rápido, e com esse tamanho de bateria leva 2h para poder carregar por completo.
Veredito final
O Redmi Note 9S é um bom aparelho a começar principalmente pelo preço o que o torna competitivo. Se o seu foco é produtividade, consumo de conteúdo, jogos casuais perfeito ele é uma ótima escolha. Se seu foco é câmera talvez você fique triste, pois eu senti falta principalmente na qualidade de fotos a noite e também na agilidade do foco em alguns momentos.