Qualcomm lança primeira conexão Wi-Fi 6E externa
A Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. (Qualcomm Brasil), em colaboração com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as empresas Cambium e Telium, tornará disponível a experiência da conexão Wi-Fi 6E para a população paulistana, na região da rua Rua Gabrielle D’ Annunzio, no bairro do Campo Belo. A iniciativa é a primeira de Wi-Fi 6E na banda de 6GHz em área outdoor da América Latina. A conexão poderá ser acessada por dois meses, a partir do dia 03 de dezembro, em uma cooperação com a Prefeitura do Município de São Paulo e a Associação Campo Belo Gastronomia, beneficiando os frequentadores dos estabelecimentos da região.
O Wi-Fi 6E é considerado a evolução da conexão wireless, proporcionando maior velocidade e menor latência aos usuários. Ele possui suporte a frequências da banda de 6 GHz, além das bandas de 2,4 GHz e 5 GHz já existentes nos aparelhos convencionais. A tecnologia é vista como um complemento à revolução de conectividade trazida pelo 5G, uma vez que suas taxas de transmissão e latência são compatíveis ao 5G. Os clientes dos restaurantes, motoristas de táxi e outras pessoas que circularem pela região poderão experimentar a novidade se conectando gratuitamente à rede “Wi-Fi6E SP Outdoor”.
Aqueles que possuem smartphones com suporte à Wi-Fi 6E poderão usufruir da tecnologia na nova banda, com taxas de Gbps. No entanto, os demais usuários com gerações de Wi-Fi anteriores também poderão utilizar a internet nas frequências anteriores.
A iniciativa será uma oportunidade para a utilização da tecnologia de Wi-Fi 6E da Qualcomm presente nos equipamentos da Cambium e da plataforma de Automated Frequency Coordination (AFC). Desenvolvida pela empresa para o gerenciamento de espectro, ela será utilizada neste projeto para garantir que não ocorram interferências com sistemas fixos ponto a ponto existentes naquela região, numa demonstração da possibilidade de compartilhamento dessa banda. Também contribuindo com o projeto, a Telium participa fornecendo a conexão de banda larga para a Internet, enquanto a Cambium oferece os pontos de acesso Wi-Fi 6E e um enlace ponto-a-ponto também operando na faixa de 6GHz, instalados pela empresa Tecexpert. Para possibilitar a iniciativa, a Anatel aprovou uma licença de Uso Temporário de Espectro (UTE) por 60 dias.
“Estamos trazendo para a população a oportunidade de experimentar uma tecnologia que representa uma revolução de conectividade. E, mais uma vez, a Qualcomm será pioneira, trazendo a primeira instalação de Wi-Fi 6E na banda de 6GHz em área outdoor da América Latina. Isso tudo é possibilitado pelos avanços regulatórios para a liberação da faixa de 6GHz, em 2020, e ainda melhor assim que estender o uso para aplicações outdoor como essa aqui hoje sendo realizada, algo muito importante e que acompanha o desenvolvimento tecnológico, e fazendo uso da plataforma AFC da Qualcomm,”, afirma Francisco Soares, vice-presidente de relações governamentais da Qualcomm Latin America.“O Brasil tem experimentado um salto na área de conectividade e a Anatel vem trabalhando para que essas possibilidades sejam exploradas, facilitando o desenvolvimento de negócios e soluções tecnológicas. Projetos como esse possibilitam que os cidadãos entrem em contato com as inovações e que a sociedade comece a experimentar, adotar e assimilar essa nova fase da conectividade no Brasil”, afirma Moisés Queiroz Moreira, conselheiro da Anatel.
“São Paulo está sempre na vanguarda da tecnologia. O Campo Belo é um bairro que abriga vários bares e restaurantes com público interessado nas novidades tecnológicas. Embarcamos nesse projeto para trazer ao consumidor essa experiência inovadora em conectividade”, diz Manuel Coelho, presidente da Associação Campo Belo Gastronomia.
O novo padrão permite suporte para as frequências de 6GHz, tem como principal objetivo reduzir o congestionamento de usuários conectados e garantir melhor acesso às pessoas em mais canais de rede, garantindo conectividade mais estável e maior desempenho entre os dispositivos conectados. Então em locais com muitas paredes, pode se tornar uma opção melhor e mais estável, do que usar repetidores para expandir o sinal.
Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo, salienta a importância de ver a internet e tecnologia como uma questão ampla. Já que investir em conectividade, permite melhor qualidade de vida aos moradores. Para o prefeito, essa questão de estar conectado é de extrema importância, pois foi constatado que durante os projetos de distribuição de tablets para crianças em São Paulo, muitos lugares em São Paulo, eram região de sombra e não tinham sinal de celular.
Na capital paulista, há 1088 pontos de Wi-Fi livres para serem acessados pela população sem custos e esperam que esses números ultrapassem a marca dos 20 mil até o ano de 2024. O mesmo vale para os ônibus, já que atualmente, 3500 oferecem conexão com a internet e a expectativa é que todos ofereçam internet gratuita até o final do mandato.