Proteja seu smartphone
Em um estudo da Juniper publicado em meados de 2013 apontou que smartphones estão cada vez mais inseguros. O relatório apresentado pela empresa mostrou que, entre março de 2012 e março de 2013, o número de malwares, botnets móveis e trojans destrutivos espalhados em dispositivos móveis cresceu 614%.
Para evitar que isso aconteça, segue algumas dicas que diminuirão o risco de seu smartphone sofrer com esses tipos de ataques, que estão cada vez mais presentes nos aplicativos. É claro que o foco principal é o Android, mas as dicas também valem para iOS.
- Instale um antivírus. A média disponível no mercado custa cerca de R$ 25 ao ano, um valor considerado baixo se avaliarmos a proteção que ele pode oferecer e os danos que podem evitar. Além disso, o antivírus te alertará sobre ameaças já existentes no seu smartphone e como se livrar delas.
- Tome cuidado ao baixar aplicativos. Evite instalar programas de fora do Google Play e App Store. Mesmo neles, preste atenção nas permissões que são cedidas aos apps. Exemplo: um programa como bloco de notas não precisa da sua localização GPS, certo?
- Smartphones com jailbreak (“desbloqueio” para rodar aplicativos não permitidos e/ou piratas) estão mais vulneráveis à malwares.
- Não conecte seu smartphone em redes wireless desconhecidas. Essas redes podem permitir o roubo de informações pessoais do seu dispositivo. Aqui adiciono uma dica, use uma vpn sempre que for usar rede desconhecidas, esse sistema irá criptografar todo o trafego e ao menos vai dar trabalho a quem pretendia roubar algum dado.
- Desligue recursos do aparelho que não está usando. O procedimento reduz o ataque e também ajuda a melhorar a bateria.
- Mantenha seu sistema operacional sempre atualizado. A atualização expulsa, em caso de contaminação, 77% das ameaças indesejáveis. Afinal as atualizações existem para corrigir falhas, elas não são lançadas somente para deixar o aparelho mais rápido ou mais bonito, ela inclui problemas de segurança, hajavisto que no iOS normalmente toda atualização mata as opções de jailbreak anteriores.