Mundo Motorizado

Pneus Pirelli DIABLO Superbike padrão para a rodada do WorldSBK do Reino Unido

A Pirelli está pronta para entrar na pista em Donington Park, o circuito que sediará a quinta etapa do Campeonato Mundial de Superbike da FIM, neste fim de semana. Para esta rodada, a fabricante italiana de pneus escolheu quase exclusivamente soluções padrão, com exceção do pneu de desenvolvimento SC1 na especificação D0444, que expande a gama de opções dianteiras para os pilotos do WorldSSP.

GIORGIO BARBIER INGLESE

Os mesmos compostos também usados no BSB, no WorldSSP a comparação dos SC1s dianteiros continua

Em 2023 corremos em Donington, pela primeira vez em duas décadas, em um novo asfalto, que oferece mais aderência e uma superfície mais uniforme, mas ao mesmo tempo, também é mais abrasivo. Dadas essas características, o padrão traseiro SC0 foi a escolha chave para o sucesso em ambas as classes no ano passado, e é por isso que o consideramos uma boa escolha também para a alocação deste ano. No entanto, não descartamos a possibilidade de também vermos o SCX em ação, mais provavelmente na Superpole Race, já que as equipes agora ganharam mais experiência com ele e, com o clima e as condições da pista certas, ele poderia oferecer aquele pouco mais de aderência que os pilotos gostam. Ambas as especificações são soluções padrão que são encontradas regularmente no mercado, disponíveis para todos os motociclistas, e são usadas com sucesso no campeonato britânico de Superbike. Para o WorldSSP, além das soluções padrão, também estamos reintroduzindo o pneu dianteiro macio de desenvolvimento SC1 na especificação D0444, que introduzimos pela primeira vez em Misano e que já foi a escolha de quase metade do grid na Corrida 1 e na Corrida 2. Isso nos servirá bem na coleta de mais informações para o desenvolvimento futuro desta especificação.”

KEEP AN EYE ON

· Pneu dianteiro de desenvolvimento para o WorldSSP: o único pneu de desenvolvimento para corrida é o SC1 dianteiro na especificação D0444, que já fez sua estreia em Misano. Na rodada italiana, em ambas as corridas, cerca de metade dos pilotos do grid o escolheram como opção. 
 
· Uma pista rápida: em sua configuração atual, a pista de Donington Park tem 4.020 metros de comprimento com 12 curvas, sete para a direita e cinco para a esquerda. Apesar de desprovido de longas retas, gera uma velocidade média elevada com uma série de curvas rápidas onde a precisão e aderência dos pneus fazem toda a diferença.


· Temperatura dos pneus: as Craner Curves são um ponto sensível para o ombro esquerdo do pneu, pois ele não é muito usado até esse ponto e pode não atingir a temperatura ideal. Os pilotos devem ter cuidado na gestão da temperatura, sabendo que as condições da pista também podem ajudar se ficar suficientemente quente.


· WorldWCR: O Campeonato Mundial de Motociclismo Feminino da FIM também retorna à pista em Donington Park para a segunda rodada da temporada. Cada piloto receberá pneus Pirelli DIABLO Superbike nas medidas 120/70 R17 dianteira e 180/60 R17 traseira em quantidades de três dianteiros e três traseiros, em composto SC1 para ambos os eixos. Em caso de chuva, DIABLO Rain em composto SCR1, com a mesma medida dos slicks na frente, mas 200/60 R17 na traseira.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br