Pirelli revoluciona os recordes do GP da Catalunha
A sequência de recordes quebrados pela Pirelli nos Campeonatos Mundiais de Moto2™ e Moto3™ continua. No GP da Catalunha, disputado na pista de Montmeló, os pneus DIABLO Superbike de pista seca mais uma vez contribuíram para quebrar os recordes de todos os tempos de volta rápida e de corrida em ambas as categorias, também reduzindo significativamente os tempos gerais de corrida. Na Moto2, Ai Ogura (MT Helmets-MSI/Boscoscuro) conquistou a vitória depois de uma recuperação espetacular saindo do décimo lugar do grid. Outra vitória – a quarta este ano, foi para David Alonso (CFMOTO Gaviota Aspar Team/CFMOTO), que lidera com folga a classificação da Moto3 com 118 pontos no campeonato.
Recordes completamente reescritos e corridas cada vez mais rápidas
“Sem dúvidas estamos extremamente satisfeitos com o desempenho dos nossos pneus neste fim de semana e penso que todas as equipes e os pilotos também compartilham desta satisfação. Todos sabem que o circuito de Montmeló é uma pista bastante exigente em termos de pneus devido à baixa aderência e é dura com os pneus dianteiros, então essa configuração difícil só torna os resultados alcançados muito mais impressionantes. Graças, em parte, ao desempenho dos nossos pneus, foram estabelecidos vários recordes, mas a parte mais impressionante é por quanto esses recordes foram quebrados, porque não se trata de reduzir um pouco de tempo, mas sim de tempos drasticamente melhores do que no passado. O novo recorde histórico de pista na Moto2 foi quebrado em mais de 1 segundo e na Moto3 por incrível 1,5 segundo. Na Moto2, o novo recorde de volta de corrida é mais de 1 segundo mais rápido do que o anterior, com 12 pilotos quebrando o antigo recorde. Na Moto3, ele foi quebrado por 1,5 segundo e nada menos que 17 pilotos bateram o recorde de volta anterior. E depois há os tempos gerais de corrida. A prova da Moto2 foi 18 segundos mais rápida do que em 2023 e o tempo da Moto3 foi 35 segundos mais rápido, ou seja, uma média de quase 2 segundos mais rápido por volta do que em 2023. Estes são números significativos que explicam que tipo de progresso está sendo feito em comparação com anos anteriores, e estamos convictos de que ao longo do ano as equipes e os pilotos continuarão a melhorar à medida que conhecerem cada vez melhor nossos pneus.”
Moto2™
- A escolha dos pilotos foi unânime para o pneu traseiro. Todos estavam no grid de largada com o SC0 macio. A escolha dos pneus dianteiros foi mais variada, com cerca de metade dos 32 pilotos com o SC1 macio e a outra metade com o SC2 médio. Todos os três pilotos no pódio usaram o SC1 macio na frente.
- O piloto japonês Ai Ogura (MT Helmets-MSI/Boscoscuro) venceu a corrida, que durou 21 voltas, em 36min33s540, um tempo quase 18 segundos mais rápido do que 2023, com uma melhora média por volta de cerca de 9 décimos e temperatura do asfalto 10ºC superior à de 2023.
- Antes de bater e sair da corrida, Fermín Aldeguer (MB Conveyors SpeedUP/Boscoscuro) estabeleceu o novo recorde de volta de corrida com tempo de 1min42s668 na segunda volta, quebrando o recorde antigo por mais de 1 segundo, que havia sido estabelecido por Raul Fernandez em 2021 (1min43s757). Além do espanhol, outros onze pilotos fizeram ao menos uma vota mais rápida do que o recorde anterior.
Moto3™
- Com temperaturas do asfalto próximas dos 40ºC, a maioria dos pilotos do grid optou por pneus de composto médio SC2 tanto na dianteira quanto na traseira. Na verdade, 19 dos 27 pilotos escolheram esta combinação e 25 deles colocaram o SC2 dianteiro. Quem escolheu o SC2 médio para ambos os eixos foram o vencedor da corrida David Alonso (CFMOTO Gaviota Aspar Team/CFMoto) e o homem da pole position (e segundo colocado) Iván Ortolá (MT Helmets-MSI/KTM).
- Apenas seis pilotos utilizaram o SC1 macio na traseira, incluindo Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP/Husqvarna) e Jose Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo/KTM), que, largando respectivamente da segunda e da terceira posições do grid, terminaram em quarto e terceiro.
- A corrida (tempo total de 32min25s084) foi quase 35 segundos mais rápida que a corrida de 2023 (33min00s945), com uma melhora média de quase 2 segundos por volta.
- Jose Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo/KTM), com pneus dianteiros e traseiros SC2, estabeleceu o novo recorde de volta de corrida com tempo de 1min46s748 na penúltima das 18 voltas totais, quebrando o recorde anterior em quase 1,5 segundo, que havia sido estabelecido por Darryn Binder em 2021 (1min48s209). No geral, 17 pilotos ficaram abaixo do recorde anterior de volta de corrida.