Mundo Motorizado

Pirelli revoluciona os recordes do GP da Catalunha

sequência de recordes quebrados pela Pirelli nos Campeonatos Mundiais de Moto2™ e Moto3™ continua. No GP da Catalunha, disputado na pista de Montmeló, os pneus DIABLO Superbike de pista seca mais uma vez contribuíram para quebrar os recordes de todos os tempos de volta rápida e de corrida em ambas as categorias, também reduzindo significativamente os tempos gerais de corrida. Na Moto2Ai Ogura (MT Helmets-MSI/Boscoscuro) conquistou a vitória depois de uma recuperação espetacular saindo do décimo lugar do grid. Outra vitória – a quarta este ano, foi para David Alonso (CFMOTO Gaviota Aspar Team/CFMOTO), que lidera com folga a classificação da Moto3 com 118 pontos no campeonato.

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Recordes completamente reescritos e corridas cada vez mais rápidas

“Sem dúvidas estamos extremamente satisfeitos com o desempenho dos nossos pneus neste fim de semana e penso que todas as equipes e os pilotos também compartilham desta satisfação. Todos sabem que o circuito de Montmeló é uma pista bastante exigente em termos de pneus devido à baixa aderência e é dura com os pneus dianteiros, então essa configuração difícil só torna os resultados alcançados muito mais impressionantes. Graças, em parte, ao desempenho dos nossos pneus, foram estabelecidos vários recordes, mas a parte mais impressionante é por quanto esses recordes foram quebrados, porque não se trata de reduzir um pouco de tempo, mas sim de tempos drasticamente melhores do que no passado. O novo recorde histórico de pista na Moto2 foi quebrado em mais de 1 segundo e na Moto3 por incrível 1,5 segundo. Na Moto2, o novo recorde de volta de corrida é mais de 1 segundo mais rápido do que o anterior, com 12 pilotos quebrando o antigo recorde. Na Moto3, ele foi quebrado por 1,5 segundo e nada menos que 17 pilotos bateram o recorde de volta anterior. E depois há os tempos gerais de corrida. A prova da Moto2 foi 18 segundos mais rápida do que em 2023 e o tempo da Moto3 foi 35 segundos mais rápido, ou seja, uma média de quase 2 segundos mais rápido por volta do que em 2023. Estes são números significativos que explicam que tipo de progresso está sendo feito em comparação com anos anteriores, e estamos convictos de que ao longo do ano as equipes e os pilotos continuarão a melhorar à medida que conhecerem cada vez melhor nossos pneus.”

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Moto2

  • A escolha dos pilotos foi unânime para o pneu traseiro. Todos estavam no grid de largada com o SC0 macioA escolha dos pneus dianteiros foi mais variada, com cerca de metade dos 32 pilotos com o SC1 macio e a outra metade com o SC2 médio. Todos os três pilotos no pódio usaram o SC1 macio na frente.
  • O piloto japonês Ai Ogura (MT Helmets-MSI/Boscoscuro) venceu a corrida, que durou 21 voltas, em 36min33s540, um tempo quase 18 segundos mais rápido do que 2023, com uma melhora média por volta de cerca de 9 décimos e temperatura do asfalto 10ºC superior à de 2023.
  • Antes de bater e sair da corrida, Fermín Aldeguer (MB Conveyors SpeedUP/Boscoscuro) estabeleceu o novo recorde de volta de corrida com tempo de 1min42s668 na segunda volta, quebrando o recorde antigo por mais de 1 segundo, que havia sido estabelecido por Raul Fernandez em 2021 (1min43s757). Além do espanhol, outros onze pilotos fizeram ao menos uma vota mais rápida do que o recorde anterior.

Moto3

  • Com temperaturas do asfalto próximas dos 40ºC, a maioria dos pilotos do grid optou por pneus de composto médio SC2 tanto na dianteira quanto na traseira. Na verdade, 19 dos 27 pilotos escolheram esta combinação e 25 deles colocaram o SC2 dianteiro. Quem escolheu o SC2 médio para ambos os eixos foram o vencedor da corrida David Alonso (CFMOTO Gaviota Aspar Team/CFMoto) e o homem da pole position (e segundo colocado) Iván Ortolá (MT Helmets-MSI/KTM).
  • Apenas seis pilotos utilizaram o SC1 macio na traseira, incluindo Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP/Husqvarna) e Jose Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo/KTM), que, largando respectivamente da segunda e da terceira posições do grid, terminaram em quarto e terceiro.
  • A corrida (tempo total de 32min25s084) foi quase 35 segundos mais rápida que a corrida de 2023 (33min00s945), com uma melhora média de quase 2 segundos por volta.
  • Jose Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo/KTM), com pneus dianteiros e traseiros SC2, estabeleceu o novo recorde de volta de corrida com tempo de 1min46s748 na penúltima das 18 voltas totais, quebrando o recorde anterior em quase 1,5 segundo, que havia sido estabelecido por Darryn Binder em 2021 (1min48s209). No geral, 17 pilotos ficaram abaixo do recorde anterior de volta de corrida.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br