Operadoras 4g
Os brasileiros estão prestes a experimentar a última geração de conexão à internet móvel, o LTE, mais conhecido como 4G. De acordo com o cronograma estipulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras têm até o dia 30 de abril para oferecer a nova tecnologia em 50% do espaço urbano das seis cidades-sede da Copa das Confederações — Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Fortaleza. As teles prometem cumprir o acordo, mas o prazo é curto e ainda restam dúvidas se o serviço estará no ar.
Para driblar as dificuldades impostas pela legislação, as teles estão se unindo para oferecer o serviço. Vivo e Claro negociam parceria. Semana passada, Tim e Oi apresentaram à Anatel pedido para compartilhar redes 4G.
Outra preocupação é com a qualidade do sinal nos estádios. Para atender ao público dos jogos, é preciso que a rede seja reforçada nesses locais. A previsão de investimento é de R$ 200 milhões para os 12 estádios da Copa do Mundo. Mas, faltando pouco mais de dois meses para o início da Copa das Confederações, as operadoras ainda não chegaram a acordo com a administradora do Mineirão, em Belo Horizonte.
A tecnologia 4G oferece conexão à internet com velocidade até 25Mbps. Hoje, o 3G Plus oferece de até 3 Mbps.