Nodo realizam triagem de candidatos con uso de Inteligência Artificial.
A pandemia acelerou o processo de transformação digital nas empresas e trouxe oportunidades para as instituições construírem soluções on-line. Por isso, a Nodo, especialista em mais de 300 soluções digitais personalizadas para diferentes setores, criou de forma distinta plataformas para empresas de recrutamento que melhoram a experiência do usuário, desde o desenvolvimento até a execução, sites com algoritmos que realizam triagem de candidatos por competência e outros parâmetros pré-definidos pelos clientes, reduzindo em até 50% o tempo do processo de seleção de candidatos, assim como a digitalização do processo de onboarding e gestão dos benefícios dos colaboradores.
De acordo com Paulo Faulstich, Diretor de Negócios da Nodo, por meio de tecnologias como machine learning e inteligência artificial, o processo torna-se mais ágil e, ao mesmo tempo, mantém a humanização e o acolhimento dos candidatos. “Fizemos o desenvolvimento da plataforma de Talentos da Globo.com que foi realizada por meio do briefing que solicitava um site de recrutamento com inovações além das que já existiam no mercado. O projeto precisava se destacar no setor para a divulgação das ofertas de vagas com um bom ambiente de trabalho, os benefícios e valores da empresa”, explica. “Considerando a variedade de oportunidades e a pluralidade de pessoas que a emissora impacta, a plataforma precisou ser extremamente informativa e intuitiva”, completa.
Foram três meses de imersão na emissora para elaborar um plano estratégico, envolvendo protótipos navegáveis, testes de usabilidade, design de interface e desenvolvimento do sistema. “Essa proximidade auxiliou na identificação de todas as características positivas da empresa e classificou o projeto como um sucesso pelo time da Nodo”, destaca Faulstich.
As empresas, de forma geral, se beneficiam das soluções digitais também por causa da assertividade em relação ao talento escolhido. A tecnologia destaca os candidatos que estão de acordo com os pré-requisitos indicados pela área de Recursos Humanos, que por sua vez poderá pensar em novas estratégias de aquisição e retenção de seus novos talentos. Além de ajudar o candidato a se sentir mais acolhido, com uma visão mais clara do processo e da empresa. “A Nodo trabalha por etapas. Primeiro imergimos para identificarmos a dor do cliente, traçamos a jornada na qual o cliente precisa passar para conquistar o que almeja e, por último, analisamos quais ferramentas de trabalho serão utilizadas. A junção das respostas oferece uma diversidade de plataformas e a partir desse cenário iniciam-se os experimentos de interfaces”, finaliza Paulo Faulstich.