Motorola Edge 30 [Análise / Review]
A Motorola apresentou o Edge 30, um smartphone que faz lindas fotos e é capaz de satisfazer até o mais exigente dos usuários.
O Motorola Edge 30 chega com uma tela OLED de 6,5 polegadas, resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels) e 144 Hz. Onde ele ganha em qualidade da tela, senti que ele perde em brilho, parecia que faltava um pouco mais de luminosidade, e em ambientes bem claros um pouco difícil de visualizar o conteúdo. Ainda falando sobre a tela a Motorola acertou em cheio em colocar o leitor de digital nela que é muito ágil e também com a câmera selfie tem reconhecimento facial.
O aparelho é bastante fino, leve, tem traseira elegante mesmo sendo de plástico, utiliza visual bastante agradável. Por dentro temos o processador Snapdragon 778G+ 5G que aliado ao Android 12, a Motorola promete atualizar até o Android 14, dá um desempenho bacana acompanhado de 8 GB de RAM e 256 GB de memória, mas sem poder expandir esse espaço via microSD.
Para os amantes de som, há falantes duplos no Motorola Edge 30 e não é só isso, ele tem suporte ao Dolby Atmos, com um app que permite alterar configurações de áudio. Falando ainda em som, não temos mais o P2, então os fones de ouvido precisam ser USB-C, mas calma, contrariando o mercado a Motorola coloca na caixa junto com o aparelho. E não é só isso que está na caixa, também acompanha uma case e o carregador.
Já que falei com carregador, enviado na caixa temos um 33 watts de potência e faz de 0 a 100% em 1 hora a bateria de 4.020 mAh que garantem boa autonomia para o dia todo. No meu teste, para um dia comum foi suficientemente, com mais intensidade de uso, tenho a dizer que foi preciso carregar o Motorola Edge 30, quase no final do dia.
A Motorola também adicionou o Ready For ao Motorola Edge 30, então ele abre uma interface tipo PC em monitores externos, podendo inclusive plugar teclado e mouse Bluetooth transformando o seu smartphone em um computador.
Falando em câmeras o Motorola Edge 30 tem um conjunto triplo de câmeras na parte traseira, sendo o sensor principal e o secundário tem 50 megapixels, a segunda lente é ultrawide e também macro e a terceira serve apenas para medir a distância. Em ambientes escuros a câmera principal faz boas fotos mesmo sem o modo noturno ativado e com ele ligado temos menos ruídos. Já a câmera frontal, de 32 megapixels faz boas fotos, nada de muito especial e em fotos noturnas chega a ser fraco.
Veredito
O Motorola Edge 30 é um celular intermediário muito atrativo e que entrega qualidade, agilidade e usabilidade e uma tela boa.
Mesmo com essas qualidade, o preço que no momento da matéria tinha o preço sugerido de R$ 3.499,00, mas encontrado por R$ 2.339,00 podem afastar o consumidor do modelo.