Analise/Reviews

Motorola e22 [Análise / Review]

O Moto E22 chegou em duas opções para os brasileiros uma mais simples e outra mais completa com o dobro de memória, então seguindo a premissa da linha E da Motorola esse aparelho chega para ser o mais barato, mais econômico ao consumidor que não precisa de grandes recursos e chega custando R$ 1.199,00.

O aparelho tem construção simples, o Moto E22 traz recursos que são raramente vistos em celulares de entrada, como taxa de atualização de 90 Hz, tela IPS e som estéreo com Dolby Atmos.

Som estéreo com Dolby Atmos mas sem entrada P2
Som estéreo com Dolby Atmos com entrada P2

O Moto E22 está com visual moderno ficando mais compacto, fino, leve e um conjunto fotográfico segue com duas câmeras e mais o flash LED, que se destacam do restante da traseira. Na parte frontal tem bordas finas, entalhe no topo para hospedar a gota onde fica a câmera selfie. Na parte de cima do aparelho, fica a saída P2 para fones de ouvido. Na borda direita, temos os botões de volume e o leitor biométrico que fica localizado na lateral direita do aparelho, integrado ao botão de energia; ele funciona bem e fica em posição confortável para que seu dedo seja posicionado corretamente e a leitura aconteça de forma ágil. Do outro lado, fica a gaveta para os dois chips e o cartão microSD de até 1 TB. Já na parte de baixo, há o alto-falante principal, o conector USB-C e um microfone.

leitor biométrico  integrado ao botão de energia
leitor biométrico integrado ao botão de energia

O Moto E22 tem uma tela IPS LCD de 6,5 polegadas com resolução HD+ e taxa de atualização de 90 Hz, assim ele entrega boa qualidade, cores vivas. Eu uso sempre meus aparelho com brilho no máximo e mesmo em locais iluminados a tela do Moto E22 é muito boa de uso, em locais “internos” dá para ver filmes e curtir um YouTube normalmente.

tela IPS LCD de 6,5 polegadas com resolução HD+
tela IPS LCD de 6,5 polegadas com resolução HD+

Não sou especialista em áudio mas para mim o som é bom e equilíbrio, entre graves, médios e agudos o Moto E22 conta também com suporte a Dolby Atmos para som mais imersivo com filmes, músicas e jogos. A Motorola adiciona fone de ouvido na caixa para uma experiência mais completa.

gaveta para os dois chips e o cartão microSD de até 1 TB
gaveta para os dois chips e o cartão microSD de até 1 TB

No quesito desempenho é importante lembrar que o Moto E22  é um celular de entrada, então para se usar WhatsApp,  Waze, Android auto, Telegram, Teams, Outlook , YouTube e Spotify o aparelho atende super bem! Agora se você fez a aquisição do Moto E22 para jogos, eu tenho a te dizer que a experiência vai te deixar um pouco triste, roda mais com uma qualidade mais baixa e pode apresentar travamentos.

duas câmeras a principal com sensor de 16 MP e a secundária com sensor de apenas 2 MP
duas câmeras a principal com sensor de 16 MP e a secundária com sensor de apenas 2 MP

Falando em desempenho não posso esquecer de falar o que está por baixo do capô, um processador octa-core de 2,3 GHz Mediatek MT6765V/CB Helio G37 com 128 GB de armazenamento e 4 GB isso tudo alimentado a uma bateria de 4.020 mAh. Aqui um ponto importante, a bateria dá para chegar a um dia e meio de uso. A Motorola fala em até 30 horas, mas claro que no uso menos exigente que o meu. Mas claro se você precisar carregar, o carregador que vem junto entrega  10W de potência e demora quase duas horas para encher totalmente a bateria.

Bom como o Moto E22 faz o básico, as fotos e vídeos não são o forte dele, temos duas câmeras a principal com sensor de 16 MP e a secundária com sensor de apenas 2 MP para cuidar do desfoque de cenários. É necessário que o ambiente esteja bem iluminado para que as fotos fiquem legais. À noite, as capturas ficam com bastante granulação, e sofrem com a perda de nitidez e detalhes. Para quem precisa de zoom ele é limitado a 4x. A frontal de 5 MP faz boas selfies em locais bem iluminados e apresenta ruídos consideráveis em locais mais escuros, especialmente quando se usa o modo retrato. A filmadora grava em Full HD com a câmera traseira e apenas HD com a frontal, não há estabilização para lidar com tremidos e a captura do som é mono.

Confira as fotos feitas com o Moto E22

Veredito

O Moto E22 é um celular de entrada que tem um valor bem condizente com sua categoria. Para quem não precisa de grandes recursos e quer um smartphone para uso básico ou bem moderado ele pode ser considerado um bom aparelho. 

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br