Motorola comemora 95 anos com foco em inovação
Neste mês de setembro, a Motorola comemora 95 anos. De comunicações entre a Lua e a Terra ao resgate de um ícone da moda com a nova família razr, a Motorola reflete sobre momentos-chave das telecomunicações que definiram a sua história e compartilhando sua visão do futuro, com foco em inovação e na democratização de tecnologias de ponta para mais pessoas.
Criando impacto na sociedade
Desde 1928, a Motorola tem estado na vanguarda da tecnologia. Um dos momentos mais notáveis das décadas anteriores foi a aterrissagem de Apollo 11 na Lua, que utilizou tecnologia de rádio da Motorola para as primeiras comunicações entre a Terra e a Lua. A tecnologia permitiu que Neil Armstrong compartilhasse suas palavras famosas com o mundo: “É um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a humanidade.”
Anos mais tarde, Martin Cooper, ex vice-presidente e diretor de P&D da Motorola, fez a primeira chamada via telefone celular da 6a Avenida em Nova Iorque, abrindo o caminho para qualquer pessoa, onde quer que estivesse, pudesse falar com amigos, familiares e colegas de trabalho a qualquer momento. As invenções moldaram o mundo e permeiam o comportamento e cotidiano das pessoas que conhecemos hoje.
Influenciando a cultura
No início dos anos 2000, nasceu o razr V3, redefinindo o desenho do telefone celular. Com suas cores brilhantes, design em formato de concha e aparência fina, o razr v3 rapidamente se tornou um ícone da moda.
Em 2019, a Motorola enxergou o desejo dos clientes por conexões e velocidades de download mais rápidas. Essas observações resultaram no moto z3, que combinado com o moto snap 5G se tornou o primeiro smartphone disponível comercialmente a conectar a uma rede 5G. Desde então, a empresa busca democratizar a tecnologia de ponta, com a introdução de 5G em modelos da família moto g, além de levar o espírito inovador para todo o portfólio atual.
Transformando tecnologia
Em 2023, a família moto g comemora 10 anos, uma franquia construída a partir da popularização de tecnologias premium, incluindo os processadores mais rápidos, telas avançadas, desenho excepcional, carregamento Turbo Power, tecnologia 5G e muito mais. Os modelos moto g mais recentes oferecem chipsets potentes, câmeras robustas e experiências de entretenimento melhoradas em termos de imagem e áudio, proporcionando acesso às tecnologias mais importantes para os consumidores.
Da esquerda para direita: moto g72, motorola edge 30 ultra, motorola razr 40, motorola razr 40 ultra
Para a família edge, a Motorola manteve o ímpeto. No último ano, a empresa anunciou alguns dos smartphones mais finos de todos os tempos, um inédito sensor de câmera principal de 200MP, uma parceria global exclusiva com PANTONE™ e lançamos novos acabamentos únicos para nossos dispositivos, como o vegan leather.
A família edge continua se expandindo, reimaginando a aparência, a sensação e as capacidades de um smartphone.
Neste ano, também foi lançada a nova geração do razr. O motorola razr 40 ultra recria o formato dobrável e possui a maior tela externa disponível em um smartphone foldable, permitindo que os usuários visualizem o que é importante e que façam mais coisas sem ter de abrir o aparelho. O aparelho pode ser posicionado em múltiplos ângulos, possibilitando a criação de conteúdo especializado, com desenho compacto que cabe facilmente em um bolso ou uma carteira.
Já o motorola razr 40 oferece uma experiência dobrável equilibrada com recursos de smartphone avançados, com foco em aumentar a acessibilidade à categoria dobrável. Os novos aparelhos razr proporcionam aos consumidores a oportunidade de se tornarem ícones da moda novamente. De acordo com pesquisa feita com os consumidores, quase 40% dos consumidores considerariam a compra de um dispositivo dobrável para seu próximo smartphone1, e 20% dos compradores do novo razr estão mudando de outras marcas líderes de smartphone premium.1
Os próximos 95 anos de inovação
Embora seja uma história rica e de muito orgulho, a Motorola mantém o foco no presente com um olhar para o futuro. Essa perspectiva tem rendido frutas com crescimento em todos os mercados ao redor do mundo, especialmente em nossas famílias premium e no setor B2B, incluindo serviços, soluções e dispositivos empresariais únicos, como o Lenovo ThinkPhone by Motorola. Esses avanços alavancam as icônicas marcas de computador da Lenovo, como ThinkPad, conhecida por seu desenho cheio de propósito e de qualidade; ThinkBook, modernos laptops projetados para empresas pequenas e médias; PCs Yoga premium para consumidores; e Lenovo Legion, que expande as fronteiras dos jogos.
“Na Motorola, estamos revolucionando o mercado com nossos aparelhos premium e recursos inéditos,” disse Sergio Buniac, presidente da Motorola. “Como parte do compromisso da Lenovo com tecnologia mais inteligente para todos, estamos proporcionando aos consumidores um número maior de opções inovadoras. A prova de que isso está dando certo é que esperamos dobrar o tamanho do nosso negócio nos próximos três anos”, completa.
Com esse objetivo em mente, a Motorola se compromete a entrar em novos mercados, fortalecendo as sinergias B2B com a Lenovo e descobrindo novas maneiras de melhorar a marca e nosso relacionamento com os consumidores. Além disso, a empresa continua trazendo inovação para o mercado, explorando maneiras de interagir e engajar com dispositivos Motorola com o uso de tecnologia de IA, novos formatos dobráveis que se adaptam a diferentes situações, conexão inteligente e ininterrupta entre dispositivos conforme as necessidades dos usuários, e experiências de software únicas.
Avisos legais
MOTOROLA, o Logotipo Estilizado M, MOTO e a família MOTO de marcas são marcas registradas da Motorola Trademark Holdings, LLC. LENOVO, THINKPAD, THINKBOOK YOGA e LENOVO LEGION são marcas da Lenovo. PANTONE e PANTONE Chip Design são a propriedade de Pantone LLC nos Estados Unidos e/ou em outros países. Todas as outras marcas são propriedade de seus respectivos titulares. ©2023 Motorola Mobility LLC.
1. De acordo com dados de pesquisa NPS de consumidores, 2023.