Microsoft compra a Nokia por R$ 19 bi
Esta notícia é de ontem, dia 03/setembro, mas acho que vale a pena registrar aqui.
A companhia americana Microsoft, uma das maiores companhias de software do mundo, fabricante do Windows, comprou a divisão de Dispositivos e Serviços da finlandesa Nokia. Na aquisição também está incluída um conjunto de patentes da fabricante de celulares e todo o serviço de mapas da companhia. O valor total é de aproximadamente R$ 19 bilhões.
A Nokia tem uma reputação muito boa como fabricante de aparelhos celulares, mas vinha perdendo espaço depois do avanço dos smartphones, principalmente os iPhones da Apple e os milhares de modelos que carregam o sistema operacional Android, do Google.
A Microsoft já havia conquistado parte da companhia finlandesa, com a parceira entre as duas empresas para utilizarem o Windows Phone como sistema operacional em seus smartphones, o que vêm dando bons resultados, e mantendo a Microsoft na briga.
Com a aquisição, a Microsoft ganha mais poder de fogo para atuar neste ultra competitivo mercado, que hoje é dominado, no lado do hardware pela Samsung e no lado do Software pela Google, tendo a Apple como segundo player em ambas as categorias. Agora, controlando tanto o software quanto o hardware, a Microsoft poderá manter-se no jogo, e até ameaçar a posição da Apple num futuro próximo.
Outra especulação do mercado, é que o presidente da Nokia, Stephen Elop, seja também promovido a presidente da Microsoft, com a saída anunciada do Steve Balmer.