Mi Box da Xiaomi uma grande opção a Chromecast e Apple TV
Xiaomi apresenta o Mi Box, baseado em Android TV
Seguindo a tradição da empresa em lançar produtos com desing baseado em produtos Apple o Mi Box é um dispositivo que lembra muito a Apple TV. A vantagem de se ter um Mi Box ligado a uma TV é que com ele você pode transformar qualquer TV com entrada HDMI em uma Android TV, porem é claro nesse caso o Mi Box tem suporte a reprodução de conteúdo de vídeo Ultra HD 4K a 60fps para a melhor nitidez de imagem e reprodução de vídeo. Além disso, suporte ao mais recente padrão HDR10 (habilitado para o Android N e superior) e o a HDMI 2.0a. Com conteúdo disponibilizado por provedores de conteúdo importantes, como YouTube, Netflix, Vudu e FandangoNOW, a tecnologia High Dynamic Range (HDR) na TV promete melhorias na cor e contraste, proporcionando uma evolução significativa na qualidade da imagem. Além da qualidade de imagem o som também não foi deixado de lado o Mi Box conta com áudio Dolby Digital Plus e DTS Surround Sound, criando uma experiência similar à do cinema na sala de casa.
Para poder processar tudo isso o Mi Box vem equipado com um processador quad-core ARM Cortex-A53 e GPU Mali 450, bem como 2 GB de RAM DDR3 e memória flash eMMC de 8GB, os usuários também podem adicionar ao Mi Box a quantidade de armazenamento adicional via USB. Particularmente acho que 2GB de RAM é pouco tendo em vista que temos smartphones com 3 a 4 GB e mais espaço interno, mas ok vamos ver como se comportará o Mi Box.
O Mi Box também conta com tecnologia de Google Cast embutida, que permite aos usuários facilmente transmitir programas de TV, filmes, música e jogos de seu dispositivo móvel para a tela grande – milhares de aplicativos habilitados para o cast estão disponíveis para Android e iOS.
Assim como seus concorrentes de mercado o Mi Box vem com um controle remoto Bluetooth que suporta a pesquisa e comandos por voz, desta forma os proprietários podem simplesmente falar para o controle remoto para procurar conteúdo por descrição, por outro lado o Mi Box tem um grande diferencial, ele promete ser possível mudar de canal, ir diretamente para um programa de TV ou filme, fazer pesquisas na Web, e abrir aplicativos apenas falando no controle, isso é algo que ainda não temos no mercado, normalmente o conteúdo fica restrito ao conteúdo do set-top box, e isso seria um grande atrativo ao mercado. Outro atrativo é para os fãs de games, pois o controle remoto Bluetooth pode ser usado como um joystick para o enorme catálogo de jogos que funcionam no Android TV. Para aqueles que querem uma experiência de jogo de estilo console podem adquirira um acessório extra que é o Mi Game Controller
Por hora o Mi Box será lançado nos EUA e em outros mercados globais na sequência ainda não temos nem o preço nem a disponibilidade do produto e se é que ele chegará em terra tupiniquim. Vamos torcer para Xiaomi apostar no Brasil como mercado consumidor.