Maxtrack e Qualcomm anunciam nova solução para o monitoramento de veículos
Em linha com a estratégia de liderar a transformação tecnológica no segmento de transportes brasileiro, a Maxtrack, referência em tecnologia para rastreamento de passageiros e cargas na América Latina, anuncia o lançamento do MTC-1K, que, equipado com o Qualcomm® QCS9064t6tStCt, possui novas capacidades avançadas de visão computacional, conectividade completa e inteligência artificial.
Desenvolvido de maneira pioneira no mercado, o equipamento da Maxtrack conta com funcionalidades que proporcionam uma nova experiência no monitoramento de veículos de grande porte (caminhões, ônibus e maquinário agro), além de mais segurança para motoristas e líderes logísticos durante toda a operação, incluindo:
● Visão 360° do veículo: com o uso de cinco câmeras de visão computacional ao redor do veículo, que permitem o monitoramento de pontos cegos, assistência à condução e manobras e proteção perimetral do veículo parado;
● Inteligência Artificial na Borda: identificação de pessoas e objetos próximos, como pedestres, ciclistas, veículos e pessoas não autorizadas ao redor, por meio da NPU Qualcomm® Hexagon™ com Acelerador de IA;
● Conectividade 5G, 5G via satélite (NTN), WiFi 6 e LoRa: garantem uma arquitetura embarcada com conectividade sem fio padrão da indústria e alta disponibilidade, seja em fazendas, regiões remotas ou mesmo em alto mar.
● GPS dual-band com precisão centimétrica, suporte a RTK e “dead reckoning”: destinado à agricultura de precisão, condução autônoma ou aplicações de deslocamento em ambientes internos.
● Câmera de ré sem fio para veículos longos: conectada via WiFi ao TD-88 (terminal de dados embarcado), que conta também com processador Qualcomm ®.
A inteligência artificial embarcada será responsável por integrar os sistemas e coordenar as ações do dispositivo, com capacidade de analisar imagens e informações, além de entregar dados, orientações e direcionamentos em tempo real para motoristas e equipes de logística ao longo do percurso, mesmo em longas distâncias.
“A criação do dispositivo com essas novas funcionalidades representa um marco no mercado de rastreabilidade de veículos de grande porte a nível global, garantindo o monitoramento completo e preditivo das operações, tendo em vista o grande poder de processamento proporcionado pelo processador Qualcomm® QCS6490, é uma das plataformas de IA mais avançadas implantadas comercialmente para Gestão de Frotas globalmente”, explica Gustavo Travassos, líder em Inovação na Maxtrack.
“A Qualcomm Technologies é peça-chave na criação de tecnologias que impulsionam soluções inovadoras e avançadas. Este novo produto é fruto de colaborações com a Maxtrack, ajudando-os a trazer ao mercado o poder da inteligência artificial e das tecnologias de conectividade. Estamos vendo uma mudança na indústria automotiva, ampliando as possibilidades de veículos inteligentes e moldando o futuro do transporte”, afirma Diego Aguiar, Diretor Sênior, Chefe de Vendas Brasil – IoT, QUALCOMM Serviços de Telecomunicações Ltda.
O MTC-1K, com processador Qualcomm QCS6490, será apresentado ao mercado em novembro de 2024, com início das instalações em janeiro de 2025. A Maxtrack estima que, até 2027, mais de 50 mil equipamentos estejam instalados em todo o Brasil e no exterior.
O processador Qualcomm QCS6490 é um SoC (System on a Chip) voltado para Edge AI, oferecendo 12 TOPS (Trilhões de Operações por segundo) para aplicações em diferentes segmentos industriais, como gestão de frotas automotivas, logística, segurança, varejo, energia e saúde.
Colaboração consolidada
Em 2023, a Maxtrack criou um laboratório pioneiro dedicado a tecnologias de transporte equipadas com o processador Qualcomm® QCS6490, iniciando a construção de uma plataforma de referência em processamento de imagens utilizando inteligência artificial para veículos pesados na América Latina, com o intuito de avançar no aprimoramento de atividades tão variadas quanto a contagem automática de passageiros no transporte coletivo, a condução autônoma em caso de mal súbito de motoristas, a eliminação de pontos cegos por meio da visão 360 graus em operações de veículos pesados e a análise da qualidade de vias públicas e privadas por meio de análise de imagens por inteligência artificial embarcada.