Match perfeito: startup usa IA e data analytics para mapear hábitos de consumo e potencializar a fidelização de clientes
Criar soluções para os clientes sem o conhecimento de dados mais assertivos é ir na contramão para o sucesso e fidelização do consumidor. Além disso, as empresas vêm investindo em ações que utilizam os dados e comportamentos dos usuários como uma importante ferramenta para potencializar também o pós-venda, se tornando um fator estratégico e fundamental para geração de receita e melhor posicionamento de mercado.
“O uso inteligente de dados e analytics desempenha um papel fundamental na criação de uma experiência completa e excepcional, gerando altas taxas de conversão e engajamento para as empresas em todas as etapas da jornada de compra. Conquistar um novo cliente custa entre 5 a 25 vezes mais caro do que manter um atual. Por isso, fidelizar e reter é um caminho mais estratégico para as marcas e os dados têm contribuído bastante para a construção de ações no pós-vendas”, comenta Thiago Brandão, CEO e cofundador da Loyalme, startup que nasceu dentro da Cuponeria para oferecer soluções de fidelização.
Pioneira na criação de Clubes de Benefícios e Gamification no Brasil – que são ações criadas para engajar clientes por meio de premiações, cupons e cashbacks, a startup tem o objetivo de estimular ações específicas, além de gerar ou atualizar cadastros, engajar a base e conhecer melhor o consumidor/usuário.
Como funciona o uso dos dados para engajar e fidelizar clientes?
Por meio dessas soluções é possível que as marcas acompanhem os hábitos de consumo dos seus clientes – a partir da utilização dos cupons e cashbacks, por exemplo – em um dashboard de BI personalizado. Com isso, é possível explorar, de forma inteligente e minuciosa, grandes volumes de dados, sendo eles estruturados ou não. O objetivo será sempre descobrir padrões, relações e insights não óbvios, como comportamentos e preferências, dados importantes no momento de tornar um consumidor fiel à marca.
Match perfeito: dados + Inteligência Artificial Preditiva
De acordo com estudo recente da IBM, cerca de 41% das empresas no Brasil relatam que já usam IA em suas operações comerciais. Além da análise de dados no centro para criação de ações de engajamento e fidelização, a startup utiliza também da Inteligência Artificial Preditiva, tecnologia capaz de prever os comportamentos, desejos e necessidades dos clientes para manter seus consumidores engajados, e desta forma criar ofertas e benefícios únicos para a necessidade de cada empresa e público.
“É uma combinação muito poderosa, pois conseguimos criar uma solução que tem conhecimento profundo prévio sobre o cliente do parceiro. Por exemplo, se sabemos que o consumidor faz mais compras se ele tem um retorno via cashback, conseguimos mapear qual tipo de retorno financeiro é interessante para ele receber, na hora ou em outra compra. É muito vantajoso para a empresa ter uma solução tão personalizada assim.” finaliza Thiago.