LG K10 – Review
Veja como foi a experiência de usar o LG k10 e se vale o investimento
A LG lançou uma nova família chamada de K pela LG, a idéia dessa nova linha é se posicionar no mercado de smartphones intermediários com aparelhos de boa performance e especificações mais modestas, dentro da família K temos 3 modelos que são o k4, k8 e o k10 que é o top das três variantes apresentadas e o modelo que tive o prazer de realizar alguns testes no k10.
Para ser mais preciso ainda o modelo que tive acesso foi k10 TV (k430TV), com o nome já sugere ele sim vem com TV, mas no modelo 1seg, nada de Full HD neste aparelho, e ela depende de um acessório extra que vem na caixa para funcionar, sem ele ou um fone de ouvido, nada de TV você não pode nem sintonizar, isso achei um pouco chato. O uso da TV pela cidade foi um pouco abaixo das minhas expectativas, pois em alguns momentos ficava sem nada de sinal, outra parte legal desta área é que ela permite gravar ou até mesmo tirar print facilmente, além de travar a tela para evitar que os dedos fiquem tocando em áreas e sair do programa.
Vamos aos detalhes mais profundos desse aparelho, o K10 segue o design característico da LG, com botões físicos apenas na traseira, logo abaixo da câmera, particularmente muito bem acertado a posição pois fica ao toque do indicador, possui tampa removível, fornecendo acesso aos dois slots para chips Nano-SIM 4G, mas apenas em um dos chips pode ser 4G o outro chip é 2G/3G e uma entrada para cartão de memória que não impacta no uso dos dois chips, dá para usar todos juntos, saída de fone de ouvido na parte inferior ao lado da porta USB 2.0. O acabamento com plástico texturizado casou muito bem com a tela levemente curvada nas laterais, passa ótima sensação e facilita os gestos a partir dos cantos do display. O display é de 5,3 polegadas com resolução HD de 1280×720 pixels, o que resulta em uma densidade de aproximadamente 277 pixels por polegadas. O painel IPS LCD que reproduz cores bem vivas não importando ângulo de visão.
O LG K10 vem com processador MediaTek MT6753, GPU Mali-T720 a 450 MHz e 16GB de memória interna, mas como mencionei ele tem entrada de cartão de memória micro-SD de até 32 GB, o que achei um pouco complicado foi a memória RAM do aparelho, em um mercado que está em crescente a LG optou por deixar esse modelo com apenas 1GB de RAM, particularmente acho que isso datou o aparelho, mas ok.
Para os mais interessados em ter sempre o último Android, o LG k10 vem com o Android 6.0 Marshmallow, mesmo com pouca RAM o Android 6 funciona sem muitos problemas ou engasgos, e não tive problemas de performance durante o uso. A interface da LG a LG UX sofreu pequenas modificações ficando bem parecida ainda com a LG G4. Como a tela é bem confortável é legal usar as anotações nela.
Mesmo não sendo o super top de linha a LG colocou o KnockCode que antigamente era um código de no mínimo 4 toques mas agora foi ampliado para 8 toques, isso achei um pouco incomodo, mas adorei o fato da LG ter implementado o KnockCode nesse modelo, para quem usa vira um hábito trabalhar com ele.
Para os amantes de música o alto-falante do K10 é bom e não distorce tanto, os fones de ouvido que acompanham o smartphone são simples mas tem uma boa resposta, os fones não são tão gostosos ou bonitos como o do LG G4 mas nada ruim de usar.
Para os Gamers o K10 dá conta também, testei com Asphalt 8 e rodou perfeitamente, embora nesse caso a bateria comece a chorar, mas por outro lado não senti aquele calor que normalmente é percebido em jogos.
A câmera foi um pouco da minha tristeza, pois a LG entrega uma câmera de 13 megapixels, Flash LED e abertura ƒ/2,2 mas sem os controles manuais do LG G4, fiquei mal acostumado com ele, é possível fazer boas fotos, mas juro que esperava mais, principalmente para fotos a noite, esse não teve como ficar legal, legal. Seu foco não é rápido e deixou algumas fotos um pouco tremidas, já a câmera frontal vem com 8 megapixel e faz boas fotos, também nada muito diferente do mercado. Aqui uma um ponto meu, tenho que baixar as expectativas pois é um aparelho intermediário. Confira algumas fotos feitas com ele.
A bateria dele é removível e conta com 2.300 MHZ, para quem faz uso de mídias socias, e-mails e muitos comunicadores ou mesmo compartilha a internet, ela pode não chegar ao final do dia com apenas uma carga. Claro que baixado o uso elevado consegui usar por um dia (6h às 20h), mas não consegui virar um dia sem precisar carregar.
Se eu gostei, de maneira geral sim, o K10 traz uma experiência bacana, é muito confortável na mão para uso intenso, os botões estão acessíveis ao toque. O grande problema é que ele chega custando alto em torno de R$ 1.149 e R$ 1.199, o problema é que nessa faixa de preço tem alguns aparelhos muito bons como concorrentes e nem todos podem acabar optando pelo k10.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Bateria: 2.300 mAh;
- Câmera: 13 megapixels (traseira) e 8 megapixels (frontal);
- Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11ac, GPS, Bluetooth 4.1, USB 2.0, rádio FM, TV digital;
- Dimensões: 146 x 74,8 x 8,8 mm;
- GPU: Mali-T720MP3;
- Memória externa: suporte a cartão microSD de até 32 GB;
- Memória interna: 16 GB;
- Memória RAM: 1 GB;
- Peso: 142 gramas;
- Plataforma: Android 6.0 (Marshmallow);
- Processador: octa-core MediaTek MT6753 de 1,14 GHz;
- Sensores: acelerômetro, proximidade, bússola;
- Tela: IPS LCD de 5,3 polegadas com resolução de 1280×720 pixels e proteção Gorilla Glass 3.
Eu tenho um k10 e adoro!a única coisa chata q preciso recarregar todos os dias !Do restante ,acho o maximo!!!