Kaspersky ensina a identificar câmeras espiãs
Com o caso recente de câmera espiã em quartos de hospedagem no Brasil, retorna a dúvida de como identificar e se proteger nessa situação de vulnerabilidade: estou sendo espionado? Uma pesquisa com usuários de apartamentos alugados no final do ano passado revelou que 11% dos entrevistados encontraram uma câmera escondida em acomodações.
Para sanar qualquer questão, a Kaspersky oferece dicas de como se manter seguro e evitar ser uma vítima em uma estalagem desconhecida. Confira abaixo:
- Use o flash da câmera do smartphone: Ligue a lanterna da câmera do telefone e aponte-as onde você acha que um dispositivo escondido pode estar à espreita. Se suas suspeitas estiverem corretas, logo verá um brilho na tela do smartphone. Este método é adequado apenas para uma inspeção superficial; é provável que não pegue tudo.
- Use um aplicativo: Os aplicativos móveis para localizar câmeras espiãs e outros dispositivos ocultos se enquadram em duas categorias.
- O primeiro grupo encontra dispositivos pelo brilho da lente, como no método descrito acima. Os exemplos incluem Glint Finder, que detecta o brilho (ou contraste de tela) quando a luz de uma lanterna atinge a lente.
- Os aplicativos do segundo grupo são projetados para pesquisar dispositivos espiões sem fio. Para que funcionem, você precisa se conectar ao Wi-Fi local. Depois de escanear o roteador, o aplicativo exibe uma lista de dispositivos conectados. Verifique aqueles sobre os quais você não tem certeza, como smartphone e laptop.
- Use equipamento próprio para isso: Apesar de mais complicado, você pode comprar detectores de radiação eletromagnética, detectores ópticos e outros equipamentos para detectar câmeras escondidas e usá-los para verificar cada cômodo você mesmo.
O que fazer se você detectar um dispositivo espião
Se você encontrar algo que se pareça com uma câmera ou outro dispositivo de rastreamento, tire uma foto e faça uma pesquisa por imagens para descobrir o que pode ser. Se seus temores forem confirmados, você deve entrar em contato com a polícia, a administração do hotel ou o serviço de reserva que você utilizou.
Para mais informações, acesse o site da Kaspersky.