Lenovo Vibe K5 – Review
Lenovo Vibe k5 focado no jovem
A Lenovo nos enviou o Lenovo Vibe K5, você já deve ter ouvido falar dele. O Vibe k5 é smartphone de entrada da Lenovo, por se tratar de um aparelho de entrada perdeu alguns itens que estão presentes no top da linha que é o Vibe A7010.
O Vibe K5 traz especificações técnicas mais simples com um processador Octa-core Qualcomm Snapdragon 616 (MSM8939) de 1,5 GHz, uma tela LCD de 5 polegadas com resolução de 1920X1080, 16 Gb de Armazenamento com expansão de 32 GB via microSD, a câmera traseira é de 13 megapixel e a frontal de 5 megapixel, a bateria é de 2740 mAh. O Vibe k5 ainda pode ser adquirido nas cores prata, grafite e dourada.
Tem dois modos de tela de inicio, Lenovo Launcher – batizada de Vibe UI – tem uma cara simplificada lembrando um iOS ou mesmo um MiUi da Xiaomi ou a Google Now Launcher que é já conhecida de usuários de Android, ele também permite que você instale outras Launchers mas lembrando que irão comer espaço no seu k5.
Após esses dados vamos o que eu achei. Para os viciados em atualização o k5 vem com Android 5.1.1, que segundo a Lenovo vai atualizar mas não falou quando, ele conta com com 2GB de RAM.
Para os que amam detalhes bonitos o Vibe K5 faz isso, pois ele tem uma construção é composta de alumínio e policarbonato, mas o grande destaque fica para o alumínio que dá um ar super sofisticado ao Lenovo Vibe k5. Botões físicos quase não há no Vike k5, apenas dois botões físicos (volume e on/off), os tradicionais capacitivos são sem retroiluminação localizados na base do aparelho, a parte chata é que eles são invertidos, sim para quem está acostumado com a linha Moto pode se atrapalhar um pouco com o Vibe K5 em pequenas ações por causa desta inversão.
A tela do K5 como comentei é FullHD com imagens bonitas, porem em alguns momentos as cores não são muito fieis, já o brilho é bastante intenso e garante uma boa visualização do display mesmo sob luz forte.
Ao reproduzir jogos pesados é possível notar que há uma leve queda de reprodução, porem nada que seja ruim na experiência, porem se seu foco é apenas apps básicos com redes sociais ou mensageiros o K5 é uma ótima pedida.
A câmera do Vibe k5 é de 13 na traseira, faz boas fotos porem se você está acostumado com smartphones topo de linha pode achar inferior essa câmera, um momento mimim meu – há movimentos que a câmera demora para registrar as fotos e o pós-processamento e o foco demoram demais para acontecer, ambientes com iluminação artificial tendem a ficar borrados as vezes, enquanto com iluminação natural ficam melhores. Já a frotal é bem bacana com o gesto V que permite uma rápida captura, porem o mesmo problema que ocorre na traseira, um pouco lenta para focar e com pouca luminosidade poder não ter o resultado esperado.
A bateria é o meu calcanhar de Aquiles, com uso moderado (redes sociais, ligações, mensageiros e jogos) chegou a 11 horas, mudando para o meu modo hard de uso, usando o Vibe k5 com jogos, vídeos, utilização da câmera, redes sociais, ligações, compartilhamento de internet e mensageiros, tudo isso ao mesmo tempo a média caiu para 6 horas. Em uso simples mais próximo de um consumidor padrão, com verificação de e-mail, mensageiros e ligações consegui chegar a quase 2 dias. O carregador ainda não é o USB do tipo C nem tem carregamento rápido, e ao contrário do que os usuários estão acostumados, o plug fica na parte superior aparelho algo que causa uma certa confusão no início mas depois acostuma-se, em menos de uma hora e meia é possível conseguir 100% de carga novamente.
O som do Vibe k5 é muito bom, é igual ao seu irmão A7010, pois também conta com a tecnologia Dolby Atmos combinada com os alto-falantes estéreo garante uma ótima experiência na reprodução de músicas ou vídeos, para alguns pode ser incomodo ou não satisfatórias as caixas estarem voltada somente na parte traseira do aparelho, para mim não vi problemas para reprodução de jogos, filmes ou até músicas.
Veredito
O Vibe K5 é um aparelho que entrega uma boa experiência, o foco é o consumidor médio mas não busca grandes avanços tecnológicos.
O Vibe K5 é muito confortável de usar e não incomoda quando no bolso, devido ao seu tamanho compacto, já que estou acostumado com grandalhões. Pecou um pouco nos botões que poderiam ter iluminação para uso noturno.
Um ponto que me incomodou bastante é no uso da interface Vibe UI, para limpar a central de notificações se você recebe muitas mensagens as vezes pode se tornar chato e nem sempre responde como esperado. Se o seu foco com o k5 é fotos, recomendo repensar, pois como disse não achei satisfatórios essas ações no k5, lembrando que do mesmo fabricante e mais lançado posterior você tem o Moto G4 que é show de bola para essa função.
O preço do Lenovo Vibe k5, bom achei os valores entre R$ 750 a R$ 1.099, lembrando que esses valores pondem mudar quando combinados operadora e planos.