Inovações da Pirelli
Os testes oficiais de pré-temporada da Moto2™ e Moto3™ programados de 18 a 20 de fevereiro em Jerez, a Pirelli está disponibilizando aos pilotos de Moto2™ pela primeira vez o novo pneu traseiro SCX (Supermacio), uma solução ainda mais macia do que o SC0 (Macio) utilizado em 2024, que eles terão como opção alternativa nesses testes. O SCX já é utilizado há anos no WorldSBK e, na temporada de 2025, também será trazido para a Moto2™ em todos os circuitos que, devido às características ou temperaturas do asfalto, possibilitem seu uso.
· Outra novidade de 2025 para a Moto2™ é a transição do aro dianteiro de um canal de 3,75 polegadas para o de 3,5 polegadas. A redução na dimensão deve ajudar a tornar as motos mais ágeis ao entrar nas curvas e em mudanças rápidas de direção.
· Para os pilotos da classe Moto3™, a alocação da última temporada foi confirmada, com SC1 (macio) e SC2 (médio) tanto para a dianteira quanto para a traseira, mas com uma novidade: como já acontece com a Moto2™, a partir deste ano a Moto3™ também terá uma pressão mínima exigida pelos regulamentos para o pneu traseiro, igual a 1,50 bar (22 psi).
Uma primeira amostra das novidades para 2025 no teste de Jerez
“Os testes oficiais em Jerez seguem os testes privados da semana passada em Portimão, que viram, em ambas as classes, os recordes de voltas em pista serem quebrados, com melhorias de mais de 8 décimos na Moto3™ e cerca de 3 décimos na Moto2™. Já em Portugal, as equipes e os pilotos da Moto2™ puderam experimentar uma das novidades deste ano, ou seja, o novo aro dianteiro com canal mais estreito, que passou de 3,75 para 3,5 polegadas. Esperamos que essa mudança traga uma vantagem em termos de dirigibilidade, especialmente ao entrar nas curvas e em termos de agilidade ao mudar de direção. Outra novidade importante para os pilotos de Moto2™ será a introdução do supermacio SCX que, como todas as nossas soluções, é um pneu vendido regularmente no mercado: isso significa que algumas equipes podem já tê-lo testado em momentos particulares, mas esta é a primeira vez que o alocamos oficialmente. É um pneu ainda mais macio do que o SC0, que foi a opção mais macia na alocação do ano passado. Nossa intenção é disponibilizá-lo aos pilotos para a temporada de 2025, juntamente com o SC0 macio e/ou o SC1 médio, apenas para circuitos onde, devido ao tipo de asfalto e às temperaturas, ele possa ser uma opção eficaz. Por fim, na Moto3™, dados os excelentes resultados obtidos no ano passado, decidimos confirmar as soluções de 2024 introduzindo, como já existe na Moto2™, uma pressão mínima para o pneu traseiro, fixada em 1,50 bar, para garantir o desempenho ideal do pneu”.