Business

Huawei recebe alunos vencedores de programa de intercâmbio em São Paulo

A Huawei, convidou estudantes que participaram do Seeds for the Future 2022, programa de intercâmbio global destinado a universitários, para apresentar suas instalações na cidade de São Paulo. A edição brasileira do programa foi realizada de forma remota em setembro com cem estudantes de todo país.


O grupo convidado foi vencedor da competição Tech4Good, promovida pela Huawei durante a edição remota do Seeds for the Future 2022, com objetivo de estimular e promover a vivência tecnológica e descobrir novos talentos com projetos que buscam resolver, por meio da tecnologia, questões sociais ou ambientais existentes, e que premia inovações propostas para solucionar problemas sociais. 


Letícia Correa, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Gabriel Machado, da Universidade de São Paulo (USP); Carolina Moreira, da Faculdade Maurício de Nassau; Mylena Farias, da Universidade de Brasília (UNB); e Jhonatan da Silva, da Faculdade Cruzeiro do Sul — UDF, foram convidados devido ao projeto vencedor para inclusão social de pessoas com deficiência auditiva. 


A visita do grupo a São Paulo ocorreu nos dias 26 a 28 de outubro. Os alunos chegaram no período da manhã à capital paulista e, à tarde, puderam conhecer o Centro de Inovação para Tecnologia 5G (EITC) da Huawei, onde conheceram diferentes aplicações que a nova geração de tecnologia móvel pode realizar. 

No dia seguinte, os alunos puderam conhecer o Museu de Artes de São Paulo (MASP) como parte do intercâmbio cultural, também promovido pelo Seeds for the Future. Durante a tarde, os alunos foram até Sorocaba (SP), onde conheceram o Armazém Inteligente e Conectado da Huawei, que utiliza a tecnologia 5G em sua operação para aumentar a produtividade. 


Na manhã do último dia de atividades, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar o projeto vencedor do Tech4Good para o CEO da Huawei Brasil, Mr. Sun Baocheng. Durante o encontro, o presidente da empresa pôde dar sua opinião e dicas sobre a solução. Para encerrar as atividades, os alunos conheceram o Open Lab, espaço que mostra outras aplicações de 5G e inovações tecnológicas promovidas pela Huawei. 


“A Huawei está há 24 anos atuando pelo desenvolvimento tecnológico do Brasil. O Seeds for the Future é uma iniciativa das iniciativas da companhia para o desenvolvimento de talentos no mercado de TIC, que hoje possui um grande déficit de mão-de-obra e precisa de pessoas qualificadas”, comenta Mariani Passos, gerente de P&D e Ecossistema da Huawei Brasil. 


Sobre o Seeds for the Future


O Seeds for the Future é uma das principais iniciativas da Huawei para desenvolver o mercado de TIC no Brasil e no mundo. É um programa de intercâmbio global destinado a estudantes universitários, que tem como objetivo inspirar jovens ao redor do mundo a construírem um futuro melhor se inspirando nas novas tecnologias. Desde 2020, por conta da pandemia, é realizado de forma remota, o que permite a ampliação do número de vagas. Para a edição de 2022, 100 alunos foram selecionados entre quase 600 candidatos de todo o país. Este ano, a organização do Seeds for the Future separou 50% das vagas para candidaturas femininas, fomentando a equidade de gênero para o futuro do mercado de telecomunicações.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br