Huawei P30 lite [Análise / Review]
Quando a Huawei chegou ao Brasil de volta, trouxe no evento 2 modelos, um deles o P30 Pro e outro o P30 Lite. Os nomes podem parecer iguais podem até confundir um pouco o consumidor, mas são produtos bem diferentes. O P30 Lite está na categoria de intermediários premium, o foco dele é nas selfies. Confira minhas impressões sobre ele e quem sabe não tira suas dúvidas sobre ele!
O P30 Lite também conta com três câmeras na traseira, mas elas não fazem o que o P30 Pro faz e nem chega perto! Aqui meu mimimi, eu prefiro a câmera traseira que a selfie! Mas o foco do P30 lite é trabalhar melhor na selfie do que nas três câmeras.
Voltando as câmeras traseiras a principal tem 24 megapixels e lente com abertura f/1,8, a ultrawide 8 megapixels e abertura menor, de f/2,4 e a terceira câmera é, na verdade, um sensor de profundidade de 2 megapixels para ajudar no desfoque de fundo em retratos.
Já a câmera frontal tem 32 megapixels, é uma câmera boa, também não temos nada de 4k aqui é Ful l HD apenas. Tudo bem que assim como no irmão poderoso aqui temos a ação da inteligência artificial para detectar os objetos que estão sendo fotografados e trabalhar ainda melhor com as fotos, mas mesmo assim não espere milagres ele é um smartphone intermediário! E fotos noturnas eu espera muito mais, mas realmente não chegou ao que eu desejava, nem com o modo noite.
O P30 Lite tem aparência semelhante à do P30 Pro. Mas a tela é menor 6,15’’ com resolução Full HD+ e entalhe/notch em gota que abriga a câmera frontal e não tem a curvatura. Em um primeiro momento, o entalhe/notch em gota parece estranho, mas logo você se acostuma, se mesmo assim você não se acostumar, a Huawei incluiu na EMUI a possibilidade de “retirar” o notch, incluindo uma barra preta, mas vai por mim melhor com o notch.
Por baixo do capó o P30 Lite Ele traz um processador Kirin 710, da própria Huawei, para aqueles que gostam de comparativo ele equivale ao Snapdragon 660 ou Mediatek Hello P60, mas a Huawei como a própria Apple é detentora de tudo! Do hardware ao software, com isso ela consegue tirar o melhor proveito do processador, para gerir dos 4GB de RAM e o espaço de 128GB do aparelho.
Diferente do P30 Pro o P30 Lite tem entrada para fone de ouvido, e o slot para cartão de memória é do tipo microSD, sim aqui não temos nada de cartão proprietário da própria Huawei! Mas não fez feio para os jogos que eu testes como Asphalt 9, Free Fire e Brawl Stats, rodou super bem e com som ótimo para o meu padrão de jogador.
Como eu disse o P30 Lite usar a interface EMUI da Huawei, que por baixo tem atualmente o Android 9.0 Pie, e conta com vários aplicativos da empresa já instalados. Mas claro que você pode configura-lo da melhor forma que achar. Quanto ao update, por conta das brigas com a Google, ainda não da para saber se ele receberá ou não o Android 10, pois a briga ainda vai longe.
Bom como tudo é feito pela Huawei a bateria é monstro ? Se você olhar números ela é uma bateria de 3.340 mAh, se comparado a outros você irá dizer pouco, porem aqui eu babei! Eu saio normalmente as 6h da manhã e já escuto 2 a 3 podcasts, durante o dia fico no fone para ligações e também vendo alguns vídeos de conteúdo, quando não tenho um número grande de mensagens no WhatsApp e Telegram, era normal dar 23h eu chegar em casa e ainda ter 30% as vezes até mais. Pegando mais leve teve dia que eu cheguei com 65% no final da noite ! Poxa ótimo resultado para quem busca um aparelho que consiga trabalhar com nível intenso e não ficar preso a tomadas. Fora que o carregador Quick Charge de 18 watts da caixa ajuda a recarregar completamente o aparelho em 2h.
Para os amantes de som o P30 Lite reproduz um som alto e claro, com resultado muito satisfatório para meus ouvidos. Os fones de ouvido inclusos na caixa são supra-auriculares e o encaixe para mim não ficou confortável, mas entregam uma boa música, claro que se subir o som dá para ouvir pequenos ruídos, mas ai é para quem tem ouvido músicas que não é meu caso, mas ok o fone que vem na caixa é bom, só não me agrada mais porque como eu disse meu mi mi mi foi desconfortáveis para mim.
Veredito final
O P30 Lite é um bom aparelho intermediário. O que pode pegar um pouco e diminuir a venda ao consumidor é o preço! Foi lançado custando R$ 2.5000 mas eu já achei na faixa de preço de R$ 1.8000 algo mais justo e que o coloca no páreo para brigar com outras marcas.
Ele entrega que promete, então consideraria olhar com carinho o P30 Lite, ainda mais se sua idéia é fazer selfies, e um aparelho que aguentou o meu dia inteiro. Essa otimizado do software e hardware para durar o dia inteiro de bateria ganhou meu coração ali, para mim pesou e foi o diferencial de pensar em de fazer a aquisição do P30 Lite.