Business

Huawei no Hackathon Mackenzie 2024

A Huawei, líder global em soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, participou da terceira edição do Hackathon Mackenzie, realizado entre os dias 22 e 26 de abril na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em São Paulo. O evento, que visa aproximar os alunos com o mercado de trabalho, contou ainda com a presença de 41 empresas que propuseram desafios de inovação aos estudantes de engenharia e de tecnologia da instituição.
 

Com a submissão de três desafios, a Huawei destacou-se pelo seu contínuo apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de talentos nas áreas de TIC. As tarefas abordaram temas como a viabilidade econômica de sistemas de armazenamento de energia com baterias fotovoltaicas (BESS), a aplicação da conectividade 5G na educação brasileira e a importância dos soft skills no ambiente profissional. Os alunos da instituição se dividiram em turmas e apresentaram soluções aos problemas propostos. A banca examinadora, com integrantes da Huawei e da UPM, escolheu as duas melhores equipes de cada tema, reconhecidas pelo empenho e pelos resultados.
 

Durante a cerimônia de premiação, o professor Bruno Luis Soares de Lima destacou a parceria estratégica entre a Huawei e o Mackenzie, enfatizando o impacto positivo dessa colaboração na formação dos alunos e no desenvolvimento de soluções inovadoras. “A Huawei tem sido uma grande parceira da nossa Escola de Engenharia. Em 2023, nós tivemos um aporte de R$ 1,7 milhão em um projeto de energia fotovoltaica, mais precisamente na pesquisa de dispositivos de segurança de inversores em instalações fotovoltaicas. Como resultado, a parceria contribuiu com a elaboração de uma norma da ABNT”, informou.

“Em 2024”, anunciou, “a parceria será renovada com quatro novos projetos de pesquisa: baterias em sistemas fotovoltaicos, inteligência artificial aplicada à indústria, tecnologia de redes e dados e armazenamento. A Huawei tem investido em nossa instituição e na capacitação de mão de obra nacional e em pesquisa nacional, o que é muito importante”, enfatizou.
 

Victor Montenegro, gerente de Talentos e Ecossistema da Huawei, avaliou positivamente o resultado da participação da empresa no Hackathon. “Nossa presença reforça o compromisso da empresa com a inovação, o desenvolvimento de talentos e a colaboração com instituições de ensino e pesquisa no Brasil. A Huawei segue empenhada em contribuir para a transformação digital do país, oferecendo soluções de tecnologia de ponta e promovendo o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Michele Elkabets, gerente de Marketing da Huawei Digital Power, ressaltou a importância da parceria com o Mackenzie no contexto da transição energética. “Estamos vivendo um momento de transição energética e a Huawei está focada em oferecer soluções de energia que nos ajudem a construir um mundo mais inteligente, conectado e sustentável. A parceria com o Mackenzie mostra a força da pesquisa brasileira nesse processo com resultados que impactam o mercado”, disse.

A Huawei é reconhecida mundialmente pelo seu compromisso com a pesquisa e a inovação. Em 2023, a empresa investiu US$ 22,7 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento em todo o mundo, representando 23,4% da sua receita anual. No total, o investimento em P&D da empresa ao longo da última década ascende a US$ 139,8 bilhões. No Brasil, a empresa mantém parcerias com cerca de 200 universidades por meio do programa de educação continuada online e gratuito ICT Academy (Academia de TIC). Nos últimos 10 anos, 40 mil estudantes participaram da iniciativa.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br