Huawei inaugura laboratório de pesquisa em saúde e condicionamento físico
A empresa inaugurou em outubro um novo HUAWEI Health Lab localizado em Helsinque, na Finlândia. Contando com equipamentos de teste de última geração, o laboratório serve como uma plataforma de pesquisa para o setor de saúde e condicionamento físico da Huawei.
Com quase 1.000 metros quadrados, o laboratório conta com uma ampla gama de equipamentos esportivos de última geração, abrangendo mais de 20 modalidades. Cada área é responsável por desenvolver os algoritmos de monitoramento de exercícios dos vestíveis da Huawei1. Ao mesmo tempo, o local vai servir como um centro de estudo, contribuindo para pesquisa tecnológica, detecção e verificação, P&D, etc.
Ciência do esporte e pesquisas em saúde
Reconhecendo as necessidades crescentes no mercado de saúde e fitness, a Huawei comprometeu-se a aprofundar a sua pesquisa em algoritmos de monitoramento por meio das suas tecnologias vestíveis2. Esta iniciativa resultou na criação de três HUAWEI Health Labs desde 2016: dois na China, sendo um em Xi’na e outro em Songshan Lakes, e agora um em Helsinque, na Finlândia.
O HUAWEI Health Lab na Finlândia conta com uma equipe de pesquisa científica multidisciplinar composta por seis Doutores em Ciências (PhD) e 20 especialistas de cinco áreas principais – Fisiologia, IA, Machine Learning, Testes de Software e Engenharia de Software. Tudo isso com o objetivo de que todas as áreas de pesquisa do laboratório alcancem os padrões mais avançados do mundo.
O laboratório construiu ambientes e cenários esportivos realistas em cinco grandes áreas de testes, abrangendo mais de 20 esportes e monitorando mais de 200 indicadores fisiológicos e biomecânicos. Os participantes são monitorados enquanto usam o mais recente lançamento da marca, o HUAWEI WATCH GT 4². As alas contam uma piscina contracorrente, um simulador de esqui, uma esteira multifuncional, uma esteira instrumentada e uma área de academia aberta, composta por diversos tipos de exercícios cardiovasculares.
A Huawei construiu sua própria piscina contracorrente com base em padrões profissionais, garantindo que os nadadores possam ser avaliados com precisão. A piscina está equipada com jatos de água dinâmicos capazes de produzir uma corrente controlável de até 350 m3/hora e também permite a modificação da temperatura e da qualidade da água.
Como o esqui continua a ser um dos esportes mais populares na Europa, o laboratório introduziu um simulador com velocidade e inclinação ajustáveis, bem como percursos e bastões interativos. O simulador também tem sensores que detectam a velocidade, posição, ângulos de corte, força e dados de desempenho do usuário.
A esteira multifuncional pode testar corrida, ciclismo, corrida em cadeira de rodas, etc, com velocidades ajustáveis de até 50 km/h. A esteira pode até importar dados de GPS para simular terrenos e rotas do mundo real, oferecendo cenários realistas e mais precisão para testar habilidades de corrida e ciclismo. A câmera também detecta o desempenho por meio de análises científicas, fornecendo feedback imediato para permitir o aprimoramento da técnica em tempo real.
Integração do HUAWEI WATCH GT 4
O laboratório realizará seus testes diários usando o novo HUAWEI WATCH GT 4. Com o smartwatch, as principais tecnologias de monitoramento de saúde² e condicionamento físico¹ da Huawei serão utilizadas para medir, com precisão, os dados fisiológicos de cada usuário. Por exemplo, o algoritmo inteligente HUAWEI TruSportsTM é capaz de quantificar a capacidade de corrida dos usuários, registrar e analisar dados de treino, fornecer sugestões de melhoria e criar planos de treino personalizados¹, tudo isso com o intuito de ajudar os usuários a praticarem esporte de forma mais eficiente e saudável.
O HUAWEI WATCH GT 4 também será usado para avaliar a capacidade de consumo máximo de oxigênio², permitindo que os pesquisadores avaliem o desempenho esportivo de forma mais científica, garantindo uma análise da capacidade esportiva mais precisa para melhorar a segurança dos exercícios.
Além disso, o mais novo aplicativo Stay Fit e os Activity Rings do relógio podem fornecer aos usuários uma avaliação geral de seus gastos calóricos e desempenho nos treinos, proporcionando uma compreensão completa de seu bem-estar². Alimentado pela mais recente atualização da tecnologia HUAWEI TruSeenTM 5.5+, o relógio oferece mais precisão para determinar o déficit calórico em comparação com os algoritmos usados no mercado de vestíveis.
Parceria com instituições europeias
Para melhorar verdadeiramente a vida dos consumidores por meio da tecnologia, a Huawei tem colaborado ativamente com instituições locais finlandesas e especialistas regionais europeus. Um exemplo disso é a sua participação no iCARE4CVD, inciativa que faz parte do programa IHI (Innovative Health Initiative), que une os setores médico e tecnológico da União Europeia, sendo uma das iniciativas mais ambiciosas na área da inteligência artificial e de doenças cardiovasculares.
A Huawei é, no momento, o único fabricante de vestíveis a participar do iCARE4CVD e terá a liderança adjunta no trabalho que desenvolverá métodos para melhorar a motivação dos pacientes. Além disso, a marca trará wearables inteligentes² que podem monitorar recursos como atividade física, qualidade do sono e função cardíaca e respiratória 24 horas por dia. Esse projeto poderá auxiliar os médicos com informações referenres a gestão das doenças cardiovasculares crônicas, utilizando dispositivos da Huawei para melhorar os serviços de rastreio de problemas no coração.
Além disso, a Huawei foi cofundadora do consórcio Interlive, em colaboração com 6 importantes universidades europeias. Com um dos padrões de teste mais científicos e rigorosos dentro de sua área, o programa reúne esforços para desenvolver recomendações de melhores práticas em vestíveis. A parceria consolidou ainda mais a confiabilidade dos produtos da marca e garante o embasamento científico de seus produtos, com base em quatro padrões: frequência cardíaca, contagem de passos, gasto calórico e VO2 Max².
A Huawei ainda planeja expandir sua atuação em pesquisas voltadas para pessoas com deficiência (PCD), em parceria universidades europeias e centros de saúde, com o objetivo aprofundar seu entendimento sobre as necessidades desses usuários para estimular um estilo de vida mais ativo. Ao compreender e implementar mais soluções para gestão esportiva e fitness de PCD, os usuários podem esperar uma tecnologia de monitoramento mais dinâmica e precisa nos vestíveis da Huawei.
Confidencialidade de dados dos participantes da pesquisa
A Huawei formulou princípios rígidos de privacidade e segurança para seus vestíveis. Embora a empresa permaneça colaborando abertamente com parceiros do ecossistema de Saúde e Esportes, a companhia garante que essas parcerias sejam realizadas em total conformidade com todas as normas de privacidade de dados. Isto significa que cada etapa do processo de pesquisa – incluindo a coleta, autorização, transmissão e armazenamento de informações – cumpre rigorosamente os princípios de privacidade e segurança.