Dispositivos

Huawei está reinventando o mercado de smartwatches

Pormais que tenham sido criados para serem assistentes inteligentes e monitorar a saúde¹ dos usuários, os smartwaches demoraram para se popularizar e, muitas vezes, não são objetos de desejo por conta de questões estéticas. Mesmo oferecendo funções importantes que podem fazer a diferença na vida de qualquer pessoa, é comum que os vestíveis deixem a desejar em termos de design – mas não precisa ser assim, como no caso do HUAWEI WATCH GT 4, que se destaca por conta de sua aparência elegante.

Questionando a ideia de que os relógios inteligentes são dispositivos apenas esportivos, a Huawei oficializou recentemente uma abordagem que já vem aplicando há anos em seus produtos, denominada de Fashion Forward. Essa proposta é representada pelo HUAWEI WATCH GT 4, que foi lançado no Brasil no começo deste mês, em um evento exclusivo na Pinacoteca de São Paulo, e integra tecnologia e moda de forma inovadora.
 

Moda e bem-estar de mãos dadas

Elevando a integração de tecnologia e moda ao próximo nível, o GT 4¹ dá a oportunidade dos usuários personalizarem suas jornadas de saúde e esporte sem comprometer o estilo. Ao incorporar um design elegante no DNA dos seus vestíveis, a Huawei combina o design estético inspirado nos relógios analógicos clássicos com tecnologia de ponta. Indo além da estética apenas pela estética, os wearables da marca apresentam recursos de saúde e condicionamento físico1 a um público mais amplo – tanto por conta de seu design, quanto pelo fato de que o apetrecho é compatível com Android e iOS.
 

O seu recém-lançado HUAWEI WATCH GT 4 é um exemplo do novo plano diretor da Huawei, oferecendo funcionalidades melhoradas de cuidados de saúde¹ e da experiência do usuário. Como ponto principal do smartwatch, temos o lançamento da versão 5.5+ do HUAWEI TruSeenTM, algoritmo responsável por medir os dados fisiológicos dos usuários¹, que foi melhorado em 30% em relação ao seu antecessor. Como resultado, temos um monitoramento de saúde em tempo real que é mais holístico e preciso¹, incluindo o rastreamento do sono, monitoramento da oxigenação do sangue, do stress e do ciclo menstrual.
 


Assim como outros vestíveis da marca, os usuários podem acessar seu histórico de dados pelo relógio, ou conferir os relatórios completos pelo aplicativo HUAWEI Health. O HUAWEI WATCH GT 4 também fornece monitoramento preciso do sono¹, avaliando a qualidade do descanso e traz recomendações para melhorias, além de informar se a pessoa roncou ou falou durante a noite. Como consequência, os usuários têm mais consciência dos seus hábitos e padrões de sono, permitindo que melhorem sua qualidade para descansarem melhor – o que é benéfico para a saúde mental e física.

Usando a tecnologia não invasiva de LED e sensor de PPG, o relógio faz análises de arritmia por onda de pulso, medindo alterações em tempo real e alerta o usuário sobre possíveis riscos de fibrilação atrial e batimentos prematuros¹, podendo ajudar as pessoas a se conscientizarem sobre os potenciais riscos e tomarem as medidas necessárias.

O relógio também traz o rastreamento inteligente do ciclo menstrual por meio da medição da temperatura corporal basal, frequência respiratória e frequência cardíaca¹. O recurso chega na sua versão 3.0 e se destaca no mercado por conta da sua precisão na previsão do primeiro dia do ciclo.

O WATCH GT 4 também traz StayFit2, novo aplicativo de gestão de caloria, no qual o usuário pode registrar as informações das refeições que consumiu para que o relógio calcule o gasto calórico¹ de cada dia. Além disso, o dispositivo conta com mais de 100 modos de esportes3, algoritmo de inteligência artificial (IA) que pode criar planos de treinos personalizados³ e certificação de 5 ATM4 para esportes aquáticos e dias chuvosos. Em termos de autonomia, a versão de 46 mm pode alcançar até 14 dias de bateria5, enquanto o modelo de 41 mm fornece até uma semana.


Investindo no futuro da saúde

Tais avanços na saúde não teriam sido possíveis sem anos de investimento pesado em pesquisa e desenvolvimento. Recentemente a Huawei estabeleceu parcerias com mais de 100 instituições profissionais ao redor do mundo para realizar mais de 200 projetos colaborativos.

A Huawei, em cooperação com hospistais da China, também promove alguns estudos de saúde globais, incluindo pesquisas sobre saúde cardíaca, envolvendo mais de cinco milhões de usuários, que ajuda a identificar precocemente riscos para cerca de 25 mil pessoas. A marca também proporciona pesquisas sobre Apneia do Sono com mais de três milhões de participantes.

Nos próximos anos, a Huawei tem planos de estabelecer uma parceria para pesquisas sobre glicemia na Europa, para ajudar os usuários a identificarem antecipadamente níveis elevados de açúcar no sangue. Os smartwatches¹ também serão introduzidos em breve em diversos campos de trabalho, como mineração de carvão, aviação e transportes, para que os profissionais expostos a maiores riscos tenham um entendimento melhor de seu bem-estar¹.

À medida que a Huawei entra numa nova era integrando moda e saúde¹, existe a esperança de que esses projetos ajudem a contribuir com os cuidados de saúde pessoal e a melhorar a acessibilidade às ferramentas de bem-estar. Afinal, a saúde não deve ser tratada como uma categoria distante que só é levada em consideração quando se torna urgente.
 

Disponibilidade

HUAWEI WATCH GT 4 está disponível no Brasil desde 3 de outubro de 2023, pelo preço sugerido a partir de R$ 1.199,00 na AmazonKabum ou Mercado Livre (46 mm e 41 mm), revendedores oficiais do produto6.

Para ficar por dentro de tudo da marca, consulte a página oficial da Huawei.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br