Android

Google planeja Android 14

O Google divulgou o cronograma de desenvolvimento do Android 14. Disponível apenas para desenvolvedores neste primeiro momento, a nova versão do sistema operacional (SO) móvel já pode ser instalada em dispositivos da própria empresa. O sistema é recheado de pequenas mudanças e traz aperfeiçoamentos para telas dobráveis e introduz opções de segurança e privacidade ainda mais robustas.

A próxima versão do sistema operacional tenha dois testes para desenvolvedores e quatro betas abertos. O lançamento da versão final do Android está previsto para depois de julho.

O Android 14 para desenvolvedores (devs) já está disponível para os smartphones Pixels, do próprio Google, compatíveis. A liberação dessa versão é a primeira etapa do cronograma de lançamento do sistema operacional.

Os recursos do Android 14 começam pela melhoria de bateria. O próximo Android terá uma atualização no sistema para diminuir consumo de bateria e ampliar a saúde do equipamento.

Ampliando o seu foco em telas grandes, o Google está trabalhando para que Android tenha uma maior integração com tablets, dobráveis e Chromebooks. Com o Android 14, desenvolvedores terão ainda mais recursos para que a experiência dos apps seja mais linear independente do dispositivo.

Android 14 também traz ajustes relacionados ao idioma, começando com um melhor suporte para idiomas com gênero, como o português, por exemplo, por meio da API de inflexão gramatical. Desta forma, palavras dos gêneros feminino, masculino e neutro serão facilmente implementadas a partir de agora.

Google também está estreando uma permissão para “agendar alarme exato”, exigindo que todos os aplicativos recém-instalados que não sejam relógios ou calendários solicitem essa permissão aos usuários. A empresa explicou essa adição dizendo que a funcionalidade precisa do alarme pode afetar a duração da bateria e outros recursos.

A partir do Android 14, os usuários não poderão facilmente fazer a instalação de aplicativos Android mais antigos. O Google diz que essa mudança visa especificamente aplicativos criados para APIs Android 5.1 Lollipop e anteriores. Esta é uma grande mudança, com o raciocínio do gigante da pesquisa de que o malware geralmente visa níveis de API mais antigos que não aproveitam as proteções de segurança e privacidade mais modernas.

Para além disso, o Google também revelou o suporte ao OpenJDK 17, o que permitirá habilitar totalmente os recursos do Java 17 nas próximas prévias do desenvolvedor. Recursos de testes e depuração também serão facilitados no Android 14 e estarão disponíveis nas opções de desenvolvedor.

De acordo com o calendário de desenvolvimento divulgado pelo Google, a disponibilidade do Android 14 para os desenvolvedores vai acontecer até março. Entre março e abril, a empresa deverá liberar as primeiras versões beta para usuários testarem.

Já entre junho e julho é esperado que o software atinja a sua estabilidade, com o lançamento final previsto para acontecer entre os meses de julho e agosto. Vale lembrar que o Android 13 foi lançado oficialmente em agosto de 2022.

No momento, o Android 14 pode ser instalado nos seguintes dispositivos:

Pixel 4a 5G;
Pixel 5
Pixel 5a;
Pixel 6;
Pixel 6 Pro;
Pixel 6a;
Pixel 7;
Pixel 7 Pro.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br