Dispositivos

Google cria ferramenta para mostrar onde haverá enchentes no Brasil

Google se uniu ao Sistema Geológico do Brasil (SGB/CPRM) para lançar um sistema de previsão de enchentes. Revelado nesta terça-feira (29), a solução utiliza recursos de inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) para apurar onde haverá inundações. A ferramenta ajudará em ações para conter os impactos de desastres.

Com recursos de IA e ML, o Sistema de Alertas de Inundações trabalha com o processamento de diversas informações. É o caso de dados que apontam o nível de água dos rios, indicadores meteorológicos e imagens de satélite. Através disso, é possível desenvolver modelos automatizados de previsão e alertas em escala global.

O Serviço Geológico do Brasil, do Ministério de Minas e Energia, vai auxiliar nesta tarefa. Segundo o Google, a entidade opera Sistemas de Alerta Hidrológico em dezessete bacias hidrográficas do país. Todo esse aparato é utilizado para auxiliar na tomada de decisões para mitigar os impactos de eventos hidrológicos extremos.

O buscador vai exibir os alertas de inundação no topo. Esse aviso será habilitado se o usuário estiver nas redondezas da região afetada ou se fizer uma pesquisa sobre o local.

O serviço vai emitir alertas de inundações ribeirinhas em tempo real para mais de sessenta localidades. Depois, haverá a notificação com previsões de enchentes geradas pela equipe de hidrologia do Serviço Geológico do Brasil e pelo Google em áreas selecionadas do Brasil.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br