Google Cloud anuncia novas soluções de Telecom para transformar e monetizar as redes
Na MWC 2023, o Google Cloud anunciou três novas soluções em telecom para ajudar os Provedores de Serviços de Comunicações (CSPs, na sigla em inglês) a transformar digitalmente suas redes seguindo princípios da nuvem híbrida, de forma a habilitar novas oportunidades de geração de receita. Disponíveis globalmente no modo preview, as novas soluções, Telecom Network Automation, Telecom Data Fabric e Telecom Subscriber Insights, vão oferecer aos CSPs uma solução de nuvem unificada que irá auxiliá-los a construir, implementar e operar suas redes nativas em nuvem híbrida, coletar e gerenciar dados dessa rede e melhorar a experiência do consumidor por meio da inteligência artificial e analytics.
Além disso, o Google Cloud proporciona aos CSPs a capacidade de implantar verdadeiras redes nativas de nuvem em ambientes híbridos. Com a atualização do Google Distributed Cloud Edge (GDC Edge), os CSPs estão aptos a trazer a infraestrutura do Google Cloud para a última ponta das suas redes por acesso de rádio (RAN), além das suas redes core 5G. As empresas também estarão aptas a rodar suas funções de rede em qualquer região do Google Cloud, utilizando o Google Kubernetes Engine (GKE) com a introdução do Network Function Optimizer for GKE.
“Para ser bem-sucedido num mundo conectado, os CSPs estão sob enorme pressão para construir e gerenciar a próxima geração de rede, mesmo com custos operacionais e capital crescentes”, diz Thomas Kurian, CEO do Google Cloud. “Ao aplicar os princípios das nativas em nuvem para as arquiteturas de rede, e acelerar o crescimento de assinantes por uma fonte holística de gerenciamento de dados, os CSPs têm a oportunidade de construir uma ponte entre o espaço que separa a conectividade de hoje, da conectividade do futuro”.
Redes automáticas e implementações edge
Segundo o estudo Cloud-native automation: The transformation of CSP networks, até o final de 2023, mais de 70% dos CSPs terão adotado funções de rede nativas da nuvem, que são essenciais para acelerar a modernização da rede, simplificar operações, aliviar problemas de interoperabilidade e reduzir custos. No entanto, embora a automação seja a chave para liberar os benefícios das redes nativas da nuvem, a aplicação de práticas de automação legadas ou o uso de tecnologias de nuvem corporativa em escala de rede podem não fornecer os resultados desejados.
Para obter eficiência e flexibilidade, os CSPs precisam adotar uma nova abordagem. O Telecom Network Automation acelera a rede e as implementações edge ao alavancar ferramentas de automação nativas de nuvem, baseadas em Kubernetes e aprendizados da indústria através do Nephio, um projeto de código aberto que o Google Cloud fundou em parceria com a The Linux Foundation, em 2022. O Telecom Network Automation também ajuda a melhorar o time-to-market, a interoperabilidade entre múltiplos provedores, a reduzir as tendências ao erro das configurações e os custos operacionais.
Simplificar a coleta, a correlação e a exposição dos dados de rede
O Telecom Data Fabric ajuda os CSPs a obter insights rapidamente de seus dados, além de simplificar a coleta, a normalização e a correlação dos dados por uma adaptador de framework. Para melhor reutilização, os dados são expostos por meio de modelos unificados, aproveitando a arquitetura de malha do BigQuery e DataPlex que atende às necessidades dos CSPs de governança e soberania de dados. O Telecom Data Fabric junto com o Vertex AI permite que desenvolvedores de CSPs e ISVs criem aplicativos analíticos de IA e ML para oferecer suporte a operações de rede entre domínios, eficiência energética, experiência do assinante e monetização.
Acelerar o crescimento, o engajamento e a retenção dos assinantes
O Telecom Subscriber Insights é uma solução potencializada pela inteligência artificial que ajuda os CSPs a extrair insights usando suas já existentes fontes de dados, de uma maneira segura e privada. A solução ingere e analisa dados com modelos de IA para fornecer ações recomendadas e ajuda os CSPs a interagir com seus assinantes em múltiplos canais. O resultado é que os CSPs podem entender melhor o comportamento do assinante, fazer cross-sell e upsell, gerenciar rotatividade e adquirir novos clientes com mais eficiência.