Galaxy Z Fold 4 [Análise / Review]
A Samsung acertou de novo, com o Galaxy Z Fold, agora na sua versão 4 do seu smartphone dobrável ele ficou muito melhor, pois ela conseguiu refinar a ponto de atrair quem quer um celular mas não deseja abrir mão de um tablet.
O Galaxy Z Fold 4 ao olhar para caixa e tirar o aparelho da caixa dá a sensação que nada mudou. O design é idêntico a mudança sutiu está nas dimensões, o novo foi ficou mais largo e mais leve.
A tela maior manteve as polegadas de antes, e sim é possível notar o vinco no meio do aparelho na dobra, inclusive dá a sensação que atela melhorou. Com relação a cores e brilho, o Galaxy Z Fold 4 faz bonito graças ao painel Dynamic AMOLED 2X de 120 Hz.
O corpo de metal é feito de alumínio e a o vidro externo evoluiu e agora é o Gorilla Glass Victus Plus. Na lateral direita incorporado ao botão de energia temos o leitor biométrico que ao meu ver está mais rápido e mais sensivel. O botão de volume fica logo acima e a gaveta para os dois chips está no que seria o lado esquerdo do aparelho. O modelo testado foi de 256 de armazenamento e 12 de ram, de conectividade o Galaxy Z Fold 4 tem Wi-Fi 6e, Bluetooth 5.2, NFC e 5G. O processador do Galaxy Z Fold 4 é ainda mais potente vem equipado com Snapdragon 8 Plus Gen 1
Com todo esse poder de fogo e espaço o Galaxy Z Fold 4 é ótimo em jogos e a tela grande ajuda bastante a ter uma experiência mais imersiva. Ok você não é jogador vamos falar em produtividade, você consegue rodar dois apps, com a tela maior dividida entre eles, o máximo de apps que cheguei foram 4. Falando em produtividade, a nova interface já traz uma barra de tarefas na borda inferior da tela quando o Galaxy Z Fold 4 está com as duas telas disponiveis, ai o céu é o limite, pois ele fica muito similar a um desktop.
Os alto-falantes ficam nas mesmas posições do antecessor, mas a Samsung fez algumas modificações para garantir melhor qualidade sonora no Galaxy Z Fold 4. Os graves estão muito mais presentes e os agudos mais equilibrados.
Graças aos dois sensores herdados do Galaxy S22 e do S22+, especialmente a câmera principal de 50 MP com abertura F/1.8, o Galaxy Z Fold 4 agora tem o recurso Nightography, que permite tirar fotos em ambientes totalmente escuros e impressiona em fotos diurnas. A ultra-wide tem 12 MP pode não ser a câmera mais impressionante mas faz fotos de qualidade e a teleobjetiva tem sensor de 10 MP com zoom óptico de 3x, permite capturar o que está mais distante com melhor nitidez do que antes.
As câmeras selfies,a Samsung não mexeu na câmera selfie da tela externa, que continua com 10 MP, e nem na câmera selfie que fica sob a tela interna. O que mudou foi um detalhe de densidade que melhora a definição da foto selfie apenas.
Para os amantes de produção de vídeos, a câmera principal captura vídeos em 8K a no máximo 24 fps, enquanto a teleobjetiva e frontal externa filmam em 4K a no máximo 60 fps e ultra-wide fica limitada a apenas 30 fps. A câmera interna grava apenas em Full HD e captura vídeos com qualidade bastante inferior. Em resumo, a qualidade na captura de vídeo é boa e a estabilização funciona bem.
Confira algumas fotos feitas com o Galaxy Z Fold 4
Bom e bateria ? A capacidade da bateria não mudou mantendo-se em 4.400 mAh. Porém, como temos uma tela fabricada com materiais mais eficientes e o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 que consome menos energia, isso ganrante que o Galaxy Z Fold 4 é capaz de passar o dia todo longe de tomadas, durou quase 12 horas no meu modo de uso. A parte chata é que ele demora mais de 1 hora para recarregar. Agora usando como um usuário mais padrão, com menos notificação, sem jogos, sem filmes etc. ai consegui chegar a 14h de bateria.
Veredito
Ele atende a todos os requisitos que eu busco em um smartphone, seja para usar como telefone, seja para usar como smartphone, seja para trabalhar, jogar ou fazer qualquer coisa.
O que ainda dificulta o Galaxy Z Fold 4 a decolar ainda é preço! Ainda segue muito próximo da sua versão anterior custando R$ 11.519,00, um valor que ainda asssusta os usuários. Mesmo a Samsung tendo melhorado e muito o parelho, e ele ainda continuar muito produtivo, não penso que ele venha ser um sucesso em vendas como normalmente é a linha S, mas é um ótimo aparelho a ser considerado na hora da compra.