Business

 Ford apoia projetos de empreendedorismo social

A Ford Philanthropy, frente filantrópica da Ford, anunciou os 15 times de universitários finalistas do Ford C3 – Building Sustainable Communities, indicados para participar de um programa de mentoria. Nesta décima edição, o programa vai selecionar dez projetos sociais e ambientais inovadores em diferentes regiões do Brasil que receberão um apoio financeiro de US$ 2.000 cada para a sua realização.
 

Desde o seu início, o programa da Ford Philantrophy conta com a parceria da Enactus, organização social que estimula estudantes universitários a criar soluções para problemas sociais por meio de empreendedorismo de impacto. A Enactus tem hoje uma rede formada por mais de 200 professores e 3.000 estudantes, que desenvolvem 120 projetos ao redor de 20 estados brasileiros e beneficiam mais de 83.000 pessoas de comunidades locais, com modelos de negócios sustentáveis e aprendizado.
 

“Os projetos apresentados este ano mostram que o Ford C3 está cumprindo o seu papel, que é contribuir para a formação de jovens líderes empreendedores, capazes de identificar necessidades das comunidades e criar soluções inovadoras com impacto positivo para as pessoas e o planeta, unindo a visão social e de negócios”, diz Roberta Mädke, gerente de Responsabilidade Social da Ford.
 

Os 15 times finalistas vão participar de um programa de mentorias e palestras para troca de experiências e os dez vencedores serão anunciados em julho, no Evento Nacional Enactus Brasil – ENEB 2025.
 

Projetos

Conheça os projetos selecionados para a mentoria em 2025:

Apoderar – FACAMP, Campinas –O projeto expande o acesso a atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo a redução das desigualdades sociais e a desmistificação do autismo. Instagram: projetoapoderar.

Aruanas – UFPA, Amazônia –Impulsiona o avanço das comunidades quilombolas da Amazônia, capacitando mulheres na produção sustentável de cacau nativo e alinhando a preservação ambiental e valorização cultural. Instagram: aruanas.

Capital Social – UNB, Brasília –Empodera economicamente os catadores de cooperativas de reciclagem do Distrito Federal por meio do Programa de Capacitação Empreendedora, com treinamentos teóricos, desafios práticos, concessão de microcrédito e mentorias. Instagram: ocapitalsocial.

Crá Crá – UFRGS, Rio Grande do Sul – Enfrenta o problema crítico do descarte inadequado de óleo de cozinha. Ao transformar esse resíduo em biodiesel e sabão, não apenas protege o meio ambiente, mas também cria uma fonte de renda sustentável. Instagram: projetocracra.

Econchego – Unesp Bauru – Além de doar fraldas biodegradáveis para gestantes em situação de vulnerabilidade, oferece educação em sustentabilidade, promovendo um impacto duradouro na saúde e dignidade das futuras mães e seus bebês. Instagram: projetoeconchego.

EVA – UFCA, Ceará –O projeto de inclusão educacional une tecnologia de ponta a princípios de sustentabilidade para criar soluções que atendem pessoas com deficiência visual, baixa visão e dislexia, capacitando os indivíduos com autonomia e dignidade. Instagram: projetoeva.real.

Ludus – UFMG, Minas Gerais – Transforma a educação da matemática nas escolas públicas, utilizando jogos educativos para tornar o aprendizado mais envolvente e divertido, e também promover a mobilidade social, com habilidades essenciais para o futuro. Instagram: projeto.ludus.

Maya – CEFET, Rio de Janeiro – Capacita gestantes contra a violência obstétrica, promovendo partos mais respeitosos. Além disso, oferece cursos de costura para gerar renda e fortalecer a autonomia financeira das participantes. Instagram: mayaprojeto.

Movimento ‘Por Elas’ – UFRRJ, Rio de Janeiro –Conecta diaristas ao mercado de trabalho para facilitar o acesso a oportunidades de emprego e investe no desenvolvimento pessoal e profissional dessas mulheres, com habilidades essenciais para prosperar no mercado atual. Instagram: porelasdiaristas.

Projeto ROTA – Mackenzie, São Paulo –Impulsiona o desenvolvimento de jovens de 14 a 24 anos, especialmente de baixa renda, com cursos técnicos e comportamentais que os prepara para o mercado de trabalho. Também disponibiliza vagas de emprego e um simulador de entrevista inovador. Instagram: projetorota33.

PURIFIC – UNIFIC, Ceará –Busca melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio do acesso à água potável. A iniciativa se concentra em desenvolver e implementar soluções eficazes para purificar a água, tornando-a segura para o consumo. Instagram: enactusunific.

Salve a Natureza – UNESP, Tupã –Aborda dois desafios: a vulnerabilidade econômica de costureiras locais e o descarte inadequado de lonas e uniformes empresariais. Aplicando princípios da economia circular, oferece uma solução sustentável para o reaproveitamento de materiais. Instagram: enactus.salve_a_natureza.

Sol Novum – USP São Francisco, São Paulo –Criado em 2018, visa inserir imigrantes e refugiados de diversas nacionalidades e etnias no mercado de trabalho brasileiro. Oferece aulas de português em três níveis – básico, intermediário e avançado – e auxilia na busca por emprego. Instagram: projetosolnovum.

Xaryi – Metodista, São Paulo –Abre caminhos para a mobilidade social e econômica de comunidades indígenas, conectando o rico artesanato local ao vasto mercado digital. Preserva e valoriza a cultura indígena e também impulsiona o desenvolvimento sustentável. Instagram: enactusmetodista.

Poti – UFES, Vitória –Transforma as cascas de camarão – resíduo da pesca – em fonte de renda. Em vez de descartar esse material, o reaproveita de forma inteligente e sustentável, criando produtos de valor agregado e impulsionando a economia das comunidades pesqueiras locais. Instagram: oprojetopoti.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *