Dicas para tornar o seu dispositivo Android mais rápido
Com o tempo, o seu aparelho Android pode ficar bem lento. Tarefas simples como sair de um aplicativo ou mudar de página no navegador podem apresentar atrasos indesejáveis. Confira aqui uma série de medidas simples que podem acelerar novamente o seu dispositivo.
Limpar o cache dos aplicativos
Dados inúteis podem ser armazenados na memória temporária dos seus aplicativos e afetar a velocidade do seu aparelho. É possível limpar o cache dos apps individualmente selecionandoConfigurações > Aplicativos > Gerenciar Aplicativos. Clique em seguida no aplicativo desejado e depois em “Limpar cache”.
Existem, além disso, diversos aplicativos gratuitos na Play Store que podem automatizar o processo. Entre os mais populares, podemos citar o App Cache Cleaner e o Clean Master.
Desinstalar ou desativar aplicativos não usados
Quanto menos memória livre o seu dispositivo tiver, mais lento ele ficará. Dessa forma, é sempre importante fazer uma faxina na sua galeria de apps, desinstalando os aplicativos que você não usa mais e desativando aqueles que não podem ser apagados. Confira este artigo para saber como desativar bloatware.
Desabilitar animações
Nas opções de desenvolvedor, você pode desabilitar as animações dentro do sistema operacional clicando em “Escala de animação da janela”, “Escala de transição da animação” e “Escala durante a animação” e desativando as três. Assim, não serão ativadas animações que ocorrem quando você abre e fecha aplicativos, tornando esses processos mais céleres.
As opções de desenvolvedor são acessadas clicando-se sete vezes no Número de montagem emConfigurações > Sobre o telefone > Número de montagem. Essas configurações podem alterar profundamente o funcionamento do seu aparelho e não devem ser mudadas a não ser que você tenha certeza do que está fazendo.
Transferir aplicativos para a memória externa
Se o seu dispositivo inclui a opção de memória expansível, você também pode mover aplicativos para o cartão de microSD. Para isso, clique em Configurações > Aplicativos, selecione o app e clique em “Mover para microSD”.
Diminuir número de widgets
Reduzir o número de widgets fará o seu smartphone rodar de maneira mais suave, além de economizar a bateria. Para fazê-lo escolha o widget a ser apagado, clique longamente na homescreen e mova-o para o alto da tela.
Manter o seu dispositivo atualizado
Sempre faça os updates disponíveis. Eles incluem a otimizção do sistema, o conserto de bugs e de maneira geral melhoram a estabilidade do seu aparelho, o que obviamente influi no melhor funcionamento do mesmo. Para verificar se existe alguma atualização disponível, vá atéConfigurações > Sobre o telefone > Atualização de software.
Você conhece outras dicas para acelerar um dispositivo Android? Conte-nos nos comentários!
Via Feradroid
nossa, mudou minha vida. -_-‘
podia ter colocado algumas dicas mais diretas, como:
A instalação do “App Cache Cleaner”, que faz todo o trabalho de apagar o cache, com apenas um toque em seu widget (que ainda exibe o tamanho utilizado)
“Link2Sd” para gerenciar arquivos e move-los para o Cartão sd.
Dar dicas para fazer o processo “Root”, podendo apagar app’s nativos sem uso e que comem boa parcela da memoria interna e rendimento do aparelho.
Aí sim seriam dicas menos obvias e mais diretas.
A matéria foi boa, mas vc deu dicas mais eficientes do que a matéria
Verdade. Essas dicas da matéria não é dica nenhuma. Quem não sabe que é bom deixar atualizado (nem sempre). Não deixar rodando mil coisas… mas enfim, instalem uma ROM e resolvam seus problemas.
poderiam ensinar as pessoas a aumentar o giro do clock da cpu…afinal…quem vai ficar todo santo dia apagando esses negocio…ai…kkkkkkkkkkkkkkkk….
eh froide…compra um celular de 2 mil, q é dito o fodão dos fodões (na epoca de lançamento), atualiza para 4.3 (pra ficar mais rapido q a velocidade da luz), e ainda assim, a gente é obrigado a desabilitar as animações que fazem parte do estilo do celular…. kkkkk apagar cache blz, tirar aplicativo lixo nativo ok tbm, mas tirar recursos q deixam a utilização mais bonita q um android puro, e pior, nao poder deixar a quantidade de widget q vc quer, soh pra ajudar na performance ai jah nao dah! Samsung tah de brincation uit us, só pode!
Verdade.. um negócio que é quadcore não conseguir lidar com osimples animações? Vai entender.
Bom, concordo com você. Essas dicas são para os dispositivos de entrada, ou seja, um Android básico, geralmente na faixa até de R$ 500,00.
Pessoal, pelo que vejo, vocês são usuários mais avançados que a média. Estas dicas são voltadas para usuários de nível iniciante.
Meu s3 mini nao veio com a opção de passa pro cartao os apps ‘-‘
Assim que o seu S3 mini receber a atualização 4.3, provavelmente, terá a opção de mover os Apps pro cartão de volta!
Parabéns cara. Ótimo post
Configurações > Aplicativos > Gerenciar Aplicativos. Isso não existe no meu android…
Qual a versão do seu Android ?
Preciso de uma ajuda que não tem muita ligação com a matéria, mas vamos lá!
Meu S3 reconhece meu cartão de memória quando clico em armazenamento, mas não visualizo os arquivos na galeria, o que fazer? Sumiram as músicas do music player e as imagens e os vídeos da galeria !
Tiago, você consegue acessar os seus arquivos de mídia, através do PC, quando liga seu celular no computador usando o cabo USB ?
Boa tarde é possivel mover apps para o cartão sd no Xperia z2 ?
Sim mas você vai precisar de apps que realizem o processo.
Estava com meu cel muito lento, até para abrir o zapzap, meu marido instalou pra mim o aplicativo Psafe para ficar mantendo o cel limpo e passar o antivirus. Acho bem fácil pois é uma forma de nós que não que não somos muito antenadas fazer esses procedimentos sem stress e sem precisar da ajuda das pessoas.