Dispositivos

Dell PowerEdge com processadores AMD EPYC

A Dell Technologies (NYSE:DELL) apresenta a nova geração de servidores Dell PowerEdge com processadores AMD EPYC de 4ª geração. Oferecendo o melhor desempenho de aplicativos até agora, esses novos sistemas foram desenvolvidos para ajudar os clientes a ganhar mais eficiência nas cargas de trabalho da atualidade, como análises de dados, que exigem muita potência de processamento. 

Desenvolvidos para oferecer excelência em performance por rack e memória, além de alta densidade de núcleos, eficiência e segurança embarcada, os novos servidores PowerEdge têm as tecnologias de novo barramento de memória DDR5, padrão de PCI de 5ª geração e sistema de Smart Cooling da Dell para ajudar a reduzir as emissões de CO2, além de uma arquitetura cibernética resiliente integrada para ajudar a reforçar as iniciativas de segurança dos clientes. 

“Os clientes exigem desempenho de processamento sem limitações e com a maior sustentabilidade possível. Nossos servidores PowerEdge mais recentes foram desenvolvidos especificamente para satisfazer as necessidades das cargas de trabalho exigentes da atualidade, com eficiência e resiliência”, diz Flávia Valadares, diretora sênior de Marketing de Produtos e Servidores da Dell Technologies para América Latina. “Oferecendo desempenho até duas vezes maior do que a geração anterior, combinado com as inovações mais recentes em potência e refrigeração, esses servidores foram desenvolvidos para satisfazer as demandas cada vez maiores dos nossos clientes”. 

Mais opções de desempenho e armazenamento para o datacenter do futuro  

A nova geração de servidores Dell PowerEdge com processadores AMD EPYC de 4ª geração traz melhorias de desempenho e armazenamento, além de se integrar aos ambientes existentes dos clientes. Os servidores são ideais para organizações com cargas de trabalho avançadas, como análises de dados, IA, computação de alto desempenho (HPC) e virtualização. 

Esses servidores apresentam extremo desempenho por núcleo, juntamente com um novo conjunto de recursos que são dimensionados dinamicamente para acomodar até mesmo os aplicativos mais exigentes, gerando um retorno mais rápido do investimento, otimizando a velocidade e a frequência do clock para orquestrar mais cargas de trabalho com mais rapidez.  

Os novos modelos também incluem uma nova classe de memória DDR5 que atingirá até 4800MT/s e junto com o mais recente recurso PCIe Gen5 que dobra a taxa de transferência do PCIe Gen4. Melhorias de armazenamento, usando EDSFF-E3, têm aproximadamente metade do tamanho físico de um SSD de 2,5 polegadas, maximizando a densidade e reduzindo a quantidade de calor que produzem. Isso significa a capacidade de processar e salvar mais dados em um espaço menor, economizando espaço para crescimento futuro no data center. 

Disponíveis com configurações de um e dois soquetes, com suporte para até 50% mais núcleos de processamento do que a geração anterior, os sistemas mais recentes oferecem o melhor desempenho até agora para servidores PowerEdge com AMD. Os clientes podem esperar uma melhoria de até 121% no desempenho, 33% mais capacidade de armazenamento para servidores 2U e 60% mais capacidade de armazenamento para servidores 1U. 

  • PowerEdge R7625 é o modelo mais poderoso e expansível do grupo. Capaz de oferecer o mais alto desempenho de aplicativos devido à sua capacidade de expansão usando um chassi refrigerado a ar. É ideal para análise de dados para conduzir decisões mais rápidas e estrategicamente orientadas para melhorar o desempenho dos negócios. Oferece melhor desempenho de aplicativos e armazenamento de dados. Com o desempenho dos dois processadores AMD EPYC de 4ª geração, este servidor foi desenvolvido para ser a base do datacenter. Essa plataforma de 2U e dois soquetes agiliza comprovadamente em mais de 72% os bancos de dados na memória, superando todos os outros produtos de vendas e distribuição SAP de 2 e 4 soquetes e alcançando um novo recorde mundial.  
     
  • PowerEdge R7615 é um servidor de 2U e um soquete que tem uma largura de banda de memória mais rápida do que as gerações anteriores, além de disco rígido aprimorado e latência reduzida desenvolvidos para concluir vários trabalhos mais rapidamente com um espaço menor no datacenter. Essa plataforma acelera a IA com recursos de expansão ágeis, conquistando o recorde mundial em referência de IA.  
     
  • PowerEdge R6625 é um servidor de 1U e dois soquetes, oferecendo o equilíbrio ideal entre desempenho, flexibilidade e densidade. O sistema é ideal para cargas de trabalho de HPC ou para a execução de várias instâncias de infraestruturas de desktop virtual. Esse servidor com eficiência térmica promove um desempenho recorde em bancos de dados gráficos, permitindo que os clientes entendam melhor a correlação de dados de padrões de consumo entre setores. Tem poder de processamento idêntico ao R7625 em um chassi 1U e requer metade do espaço em um rack. Também é mais leve e fácil para os funcionários trocarem os nós físicos encontrados em grandes clusters e é ideal para computação de alto desempenho para resolver os problemas científicos ou de engenharia mais complexos com mais rapidez. 
     
  • PowerEdge R6615 é um servidor de 1U e um soquete que oferece mais densidade de máquinas virtuais do que as gerações anteriores. O design fino oferece maior potência de processamento em um formato compacto, limitando a expansão do espaço ocupado pelo datacenter sem impactar o desempenho. 

“A AMD e a Dell Technologies têm o compromisso de oferecer produtos líderes, que ajudem as organizações a aprimorar o desempenho e a eficiência dos datacenters, além de trabalhar em busca de um futuro mais sustentável”, comenta Ram Peddibhotla, vice-presidente corporativo para o gerenciamento de produtos EPYC e AMD. “Com o lançamento dos servidores Dell PowerEdge com processadores AMD EPYC de 4ª geração, continuamos quebrando recordes de desempenho, além de alcançar os objetivos ecológicos e resultados comerciais que nossos clientes exigem”. 

Para datacenters sustentáveis, menos é mais 

Desenvolvidos para a sustentabilidade, os servidores trazem aprimoramentos na tecnologia Dell Smart Cooling, permitindo maior fluxo de ar entre os sistemas do que as gerações anteriores. Dessa forma, eles ficam mais frios mesmo quando trabalham com o maior nível de desempenho durante períodos prolongados. 

Com uma maior densidade de núcleos, as organizações podem substituir os servidores mais antigos e menos eficientes pelos servidores PowerEdge de última geração, reduzindo a geração de calor, o consumo de energia e a sobrecarga de outros recursos necessários para alimentar os sistemas. Especificamente, o PowerEdge R7625 oferece até 55% mais eficiência dos processadores do que os modelos anteriores. 

Os novos servidores incluem plástico reciclado e refletem o compromisso da Dell de fazer com que os produtos tenham 50% de materiais reciclados ou renováveis até 2030. Além disso, em pedidos de vários servidores juntos, com a opção multipack da Dell, a entrega é mais sustentável, tornando a logística até 270% mais eficiente, com uma redução de 58% nos materiais de embalagem. 

Desenvolvendo uma TI moderna, dimensionável e segura 

As ameaças de segurança cibernética evoluíram, mas os recursos de segurança integrados dos servidores PowerEdge também. Com base na arquitetura cibernética resiliente da Dell, os servidores têm recursos como bloqueio do sistema, detecção de mudanças e autenticação de vários fatores. Os sistemas de última geração permitem a operação mais segura, com resiliência de inicialização de ponta a ponta, estabelecendo um datacenter voltado para a segurança. 

Com um processador de segurança dedicado integrado no chip, os processadores AMD EPYC de 4ª geração ajudam a habilitar tecnologias inovadoras, como a computação confidencial. Além disso, a abordagem “Security by Design”, da AMD, inclui um subsistema de segurança integrado para ajudar a proteger os dados e ampliar o conjunto de recursos de segurança AMD Infinity Guard, adicionando ainda mais camadas de proteção física e virtual. 

Combinados ao Dell iDRAC, esses servidores registram detalhes do hardware e do firmware do servidor, desenvolvidos no momento da fabricação. Usando a garantia de cadeia de fornecimento Secured Component Verification (SCV), exclusiva da Dell, as organizações podem verificar se o servidor PowerEdge recebido não foi adulterado durante o transporte ao sair da fábrica. 

“A inovação contínua no desempenho dos servidores é essencial para garantir que as empresas tenham as ferramentas necessárias para encarar um mundo cada vez mais voltado para os dados, exigindo que tudo seja em tempo real”, comenta Kuba Stolarski, vice-presidente do escritório de infraestrutura corporativa da IDC. “Com recursos de segurança avançados, desenvolvidos diretamente na plataforma, os novos servidores PowerEdge da Dell podem ajudar as organizações a acompanhar o ritmo da proliferação de dados, em um ambiente com cada vez mais ameaças. Os aprimoramentos no desempenho permitem que os clientes implementem IA, HPC e outras cargas de trabalho modernas para aproveitar ao máximo os dados e o investimento em TI”. 

O servidor Dell PowerEdge R7625 estará disponível no mundo todo, com configurações limitadas, a partir de novembro de 2022. A Dell Technologies planeja disponibilizar os servidores de última geração no mundo todo a partir de fevereiro de 2023.

¹Com base em cálculos internos da Dell usando a pontuação SPECFPRate de 1410 obtida em um Dell PowerEdge R7625 e um processador cTDP de 400W com processadores AMD EPYC 9654 (96 núcleos) em comparação com uma pontuação de 636 e cTDP de 280W em um Dell PowerEdge R7525 com AMD EPYC 7763 (64 núcleos) processadores. O desempenho real varia 

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br