Conexão a redes de Wi-Fi públicas no exterior pode gerar riscos de segurança
Conectar-se a uma rede Wi-Fi aberta pode parecer uma solução conveniente durante as viagens. No entanto, essa prática pode deixar os usuários vulneráveis ao roubo de dados pessoais, vírus e outros tipos de ataques cibernéticos. Uma pesquisa recente da Airalo, primeira loja de eSIM que conecta viajantes de forma segura e acessível, mostrou que 41% dos brasileiros se conectam às redes Wi-Fi não verificadas, colocando suas informações em risco.
Uma alternativa segura para manter a conexão durante viagens é o uso de eSIMs, que permitem ativar planos de dados móveis sem a necessidade de um chip físico. No entanto, a pesquisa da Airalo também revelou que muitos brasileiros ainda têm dúvidas sobre essa tecnologia. Embora 12% dos entrevistados já tenham adquirido eSIMs de forma virtual e 11% em lojas físicas, 57% não sabem que o eSIM só pode ser instalado em celulares desbloqueados.
“A segurança digital deve ser uma prioridade, especialmente durante viagens internacionais, onde o uso de redes Wi-Fi abertas é comum”, destaca Carlos Torres,Gerente Sênior de Growth da Airalo. “Além de proporcionar segurança, o eSIM oferece uma conectividade mais estável e confiável, o que é crucial para quem precisa estar sempre online, seja para trabalho ou lazer. Nossa pesquisa mostrou que muitos viajantes ainda desconhecem as vantagens do eSIM, e estamos empenhados em educar o público sobre como essa tecnologia pode proteger suas informações e melhorar sua experiência de viagem.”
Como evitar riscos ao se conectar a uma rede Wi-Fi aberta?
- Verifique se a rede realmente pertence ao estabelecimento em que você está.
- Evite acessar redes Wi-Fi gratuitas e, em vez disso, opte por pedir a senha em alguns estabelecimentos que você frequenta; muitos oferecem esse serviço aos clientes, embora de forma limitada.
- Se você estiver viajando para o exterior e quiser evitar riscos, o melhor é optar por serviços como o eSIM, que permite ativar um plano de dados móveis sem usar um chip físico, mantendo você conectado à internet de forma segura o tempo todo.
Para mais informações sobre o uso seguro da internet em viagens e opções de eSIM, visite o site da Airalo.