CES 2019 – notícias e comentários
Para quem não sabe a International Consumer Electronics Show (CES),ou Exposição Internacional de Eletrônicos de Consumo, é uma feira realizada anualmente no mês de janeiro em Las Vegas, que mostra ao comércio produtos que estão em desenvolvimento, protótipos, ou o que o mercado pode esperar de lançamento para o ano.
Vou falar aqui o que fui lendo dos demais veículos que estavam cobrindo o evento, inclusive destaco dois amigos que estavam na CES e podem falar com maior propriedade o ShowmeTech e o Tudo Celular. Por ser um evento para consumidor temos os grandes nomes do mercado da tecnologia como Intel, LG, Samsung, Sony e outras, nos informando sobre o que veremos ou não ao longo de 2019.
Como eu não estava lá aqui está minha escolha dos melhores novidades da CES. Para começar o mercado de Realidade Virtual, tiveram novidade com os novos anúncios de óculos da HTC, Oculus e Pimax que ainda são caros custando 899 no Pimax 8k
Também temos wearables, ou vestíveis se você preferir. Como era de se esperar quando falamos em relógios os fabricantes seguiram a Apple e começaram a adicionar o monitor de EGG, um monitor de eletrocardiograma para ficar mais simples, isso significa que você pode usar o wearable para sinalizar problemas em potencial, embora você também precise de um diagnóstico oficial.
Aqui eu destaco dois dos meus favoritos wearables em forma de relógio, um pela tecnologia e outro pela marca. O primeiro Mercedes-Benz Garmin Vivoactive 3, um smartwatch que faz interface com o seu carro, claro que Mercedes, para dizer como você está estressado, essa interação permite ao motorista escolher rotas “menos estressantes” no painel de navegação ou ativar a música suave nos alto-falantes, ou dependendo do seu Mercedes quem sabe até ativar a massagem do banco. E porque é um dos meus favoritos ? Como o nome sugere, este é um Garmin, uma marca já bem conhecida quando se fala em atividades esportivas e o Vivoactive 3 não é diferente pois alem de medir a sua atividade física ainda conta com notificações inteligentes, GPS com riqueza de recursos de rastreamento de esportes.
Com foco mais no mercado de luxo eu destaco o Michael Kors Access Sofie 2.0, que virá nas cores prata, ouro, ouro rosa e prata com detalhes em ouro. Deixando a marca de lado o segundo ponto da minha escolha é por ele usar Wear OS que nada mais é do que o Android ou o sistema operacional da Google em seu relógio, por isso da minha escolha. Da mesma forma que outras versões com Wear Os o Sofie vem com GPS, NFC (para pagamentos móveis) e monitoramento da frequência cardíaca.
Como eu disse eu estava na sessão wearables, e ai temos o Specdrums um anel que permite que você faça músicas, o anel detecta a cor em que você está tocando e libera o som. Por meio do aplicativo conectado, é possível alternar entre diferentes instrumentos, e você pode até mesmo criar suas próprias superfícies coloridas
Outro destaque para mim foi o tênis da E-vone, capazes de detectar quando o usuário cai e então envia um SMS com a localização para algum contato de confiança. Dentro do calçado há um chip GSM incorporado ao calçado e o que é mais interessante ele é configurado via aplicação web e não a um smartphone, esse eu nem espero chegar por aqui pois eles tem sistema de assinatura com a operadora na Europa.
Como é um evento de eletrônicos de consumo não podemos esquecer de falar de notebooks como era de se esperar. Logo de cara tivemos a ASUS para apresentar sua linha 2019, que apresentou dois novos ZenBooks, um StudioBook e três devices da linha VivoBook. Além é claro da linha Republic of Gamers.
A LG por sua vez trouxe LG gram 17 ultrafino, com sua tela de 17 polegadas em 16:10 com resolução “2K” de 2.560 x 1.600 munido de processaor Intel Core i7 Whiskey Lake, 16GB de RAM, Thunderbolt 3, armazenamento SSD e até mesmo portas como um leitor microSD que laptops mais grossos não incluem .
A Samsung apresentou por outro lado o Samsung Flash, um note com um processador Intel Celeron N4000, suporte de 4 GB de memória e um flash drive de 64 GB eMMC custando $349 algo bem atrativo. Vale lembrar que esse modelo não é para quem quer editar vídeos ou mesmo fazer produções em imagens, mas sim autonomia de bateria e em apresentações ou mesmo navegar na Internet.
Por último meu destaque em notebooks fica a Dell, antigamente como notebook gamer e agora notebook de produtividade o Alienware Area-51m, ele virá com a 9ª geração de processador Intel, o Core i7-8700 hexa-core, gráficos Nvidia GeForce RTX 2060, um disco rígido de 1TB com um SSD de 8GB para uma inicialização mais rápida e 8GB de memória DDR4 a 2.400MHz atrás de 17,3 polegadas Exibição Full HD (1.920 x 1.080) a uma taxa de atualização de 60Hz.
Como eu disse a Samsung estava no evento, não para falar do que o mercado de celular mais espera o Samsung Galaxy S10, claro que falaram, falaram quando ele será lançado. Afinal 2019 é o 50º aniversário da Samsung Electronics e a empresa quer apresentar muitas novidades, impulsionada pela Internet das Coisas e as redes 5G.
A empresa anunciou que a inteligência da Bixby, chegará a todos os seus dispositivos, mas por horas a linha Premium como TVs QLED e UHD Premium de 2019, além de eletrodomésticos inteligentes como refrigeradores, lavadoras, aparelhos de ar-condicionado, dispositivos móveis, alto-falantes com inteligência artificial e muito mais. Além disso, a Bixby está se expandindo para novas plataformas de Cockpit Digital e robótica.
Falando em TV, a Samsung revelou sua QLED 8K de 98” – a maior até o momento que virá com um chip Quantum Processor 8K, a tecnologia proprietária baseada em inteligência artificial da Samsung pode reconhecer e melhorar qualquer conteúdo para próximo da qualidade do 8K, independentemente da resolução nativa. Esta é a TV mais inteligente e poderosa da Samsung até o momento. Alem de contar com o Family Hub e com a nova Bixby que permite que os usuários interajam em linguagem natural.
A LG também não ficou de fora no segmento de TV e apresentou o seu modelo 8k, flexível que se retrai para dentro da sua própria caixa de som, o modelo virá com o processador Alpha 9 de segunda geração, que será capaz de promover upscale de conteúdos para entregar uma boa experiência. A TV também faz parte da linha ThinQ que integra com serviço de voz capaz de reconhecer o usuário em linguagem natural e comunicação com o Google Assistente e com a Alexia e outros dispositivos da casa.
Já a Sony também apresentou uma TV 8K de 98 polegadas, o modelo Z9G, mas diferente nadando um pouco contra a maré ela traz painel LCD convencional. Ela rodará Android TV e também chegará no mercado no tamanho de 85 polegadas, trazendo um modo otimizado para Netflix que aprimora o conteúdo da plataforma para 8K.
Ouvimos muito sobre smartphones dobráveis durante 2018, pela Samsung e pela Huawei. No entanto, quem realmente foi lá e fez foi a Royole FlexPai, que fez o primeiro telefone dobrável do mundo que você pode realmente comprar, com um display AMOLED de 7,8 polegadas, 1920 x 1440 que você pode dobrar como um livro. Embora os aplicativos não estejam otimizados para trabalhar no device a empresa foi destaque na CES por apresentar um dispositivo funcional com tela dobrável.
Ele roda o Water OS 1.0, que é baseado no Android Pie, virá com Snapdragon da série 8 da Qualcomm e está disponível com 8GB de RAM e 128GB ou 256GB de armazenamento, que pode ser expandido através do slot para cartão microSD, o preço da novidade é a mesma de um iPhone
Bom como eu disse o CES é um evento enorme, tentei aqui dar um resumo dos grandes lançamentos, certeza que muitos nem devem chegar ao Brasil principalmente devido a custos, mas é bom saber um pouco de tudo o que rolou no evento.