CCleaner é infectado
CCleaner foi atacado por um malware
Para quem não conhece o CCleaner é uma ferramenta para limpar arquivos temporários do Windows, Mac e Android, porem a versão Windows foi atacada com um malware por algumas semanas. O código malicioso serviu para coletar informações do computador das vítimas dando acesso a nome, lista dos programas instalados, processos em execução e endereços mac address
O malware afetou os programas CCleaner 5.33.6162 e CCleaner Cloud 1.07.3191, que foram distribuídos em agosto a partir dos servidores oficiais. Estima-se que o CCleaner 5.33.6162 foi baixado 2,27 milhões de vezes.
Para saber se você foi afetado, verifique a versão do seu CCleaner. A outra forma requer um pouco mais de conhecimento pois precisa pois você terá que acessar o registro do Windows (regedit) e na HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Piriform\ verificar se CCleaner foi renomeado para Agomo. Se isso ocorreu você foi afetado.
Também é bem simples, bastando apenas instalar uma versão segura do CCleaner, com a numeração 5.34 em diante. Como o software não tem atualização automática, é necessário fazer o download da nova versão no site da Piriform, neste link (o download iniciará automaticamente). Com isso o Agomo deverá ser paralizado.